Deserdação: a possibilidade jurídica do afastamento da herança pela ausência do afeto

Bibliographic Details
Main Author: de Sousa Gonzaga, Pedro
Publication Date: 2022
Format: Bachelor thesis
Language: por
Source: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Download full: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25735
Summary: A presente pesquisa tem como objetivo analisar as possibilidades de aplicação da deserdação pela ausência do afeto no corpo jurídico normativo, demonstrando a sua utilidade e como deva ser tutelada da melhor maneira. Para isso, o trabalho utilizou-se do método dedutivo, ou seja, apoiou-se em pesquisas doutrinárias, normativas e jurisprudenciais. Desta forma, inicialmente se trará os conceitos de herança e direito sucessório, a diferenciação entre impedidos, indignos e deserdados, além de abordar o parentesco, quem são os herdeiros necessários e os não-necessários. Em seguida se analisará os direitos de personalidade, o que são e como surgem, destacando-se o direito à honra. Após isso, se desenvolverá o conceito de afeto, fator primordial para afastar o herdeiro da sucessão, sua aplicabilidade na jurisdição brasileira, e o desenvolvimento do valor jurídico deste princípio, aplicando-o de uma forma coerente com a ciência jurídica. Por fim, após a devida definição do valor jurídico do afeto na normatização nacional, se discutirá a correta possibilidade de deserdação por abandono afetivo como alternativa àquelas possibilidades já positivadas no artigo 1.962 do Código Civil, levando em conta entendimentos doutrinários e jurisprudenciais que atrelaram ao afeto uma ótica objetiva a ser aplicada, afastando de sua definição qualquer subjetivismo ou sentimentalismo envolvendo as relações familiares. Outrossim, através dos posicionamentos jurisprudenciais se demonstrará como a teoria finalística de interpretação das normas poderá expandir as causas de deserdação e incluir o abandono afetivo como uma de suas possibilidades.
id Ânima_b7abaf24eb10101d21d9ab8be96b5573
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/25735
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Deserdação: a possibilidade jurídica do afastamento da herança pela ausência do afetoAfetoDeserdaçãoHerançaAbandonoHerdeirosA presente pesquisa tem como objetivo analisar as possibilidades de aplicação da deserdação pela ausência do afeto no corpo jurídico normativo, demonstrando a sua utilidade e como deva ser tutelada da melhor maneira. Para isso, o trabalho utilizou-se do método dedutivo, ou seja, apoiou-se em pesquisas doutrinárias, normativas e jurisprudenciais. Desta forma, inicialmente se trará os conceitos de herança e direito sucessório, a diferenciação entre impedidos, indignos e deserdados, além de abordar o parentesco, quem são os herdeiros necessários e os não-necessários. Em seguida se analisará os direitos de personalidade, o que são e como surgem, destacando-se o direito à honra. Após isso, se desenvolverá o conceito de afeto, fator primordial para afastar o herdeiro da sucessão, sua aplicabilidade na jurisdição brasileira, e o desenvolvimento do valor jurídico deste princípio, aplicando-o de uma forma coerente com a ciência jurídica. Por fim, após a devida definição do valor jurídico do afeto na normatização nacional, se discutirá a correta possibilidade de deserdação por abandono afetivo como alternativa àquelas possibilidades já positivadas no artigo 1.962 do Código Civil, levando em conta entendimentos doutrinários e jurisprudenciais que atrelaram ao afeto uma ótica objetiva a ser aplicada, afastando de sua definição qualquer subjetivismo ou sentimentalismo envolvendo as relações familiares. Outrossim, através dos posicionamentos jurisprudenciais se demonstrará como a teoria finalística de interpretação das normas poderá expandir as causas de deserdação e incluir o abandono afetivo como uma de suas possibilidades.Martarelli Fernandes, Felipe Diegode Sousa Gonzaga, Pedro2022-09-01T15:06:17Z2022-09-01T15:06:17Z2022-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis60 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25735São PauloAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-11-18T08:02:15Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/25735Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-11-18T08:02:15Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Deserdação: a possibilidade jurídica do afastamento da herança pela ausência do afeto
title Deserdação: a possibilidade jurídica do afastamento da herança pela ausência do afeto
spellingShingle Deserdação: a possibilidade jurídica do afastamento da herança pela ausência do afeto
de Sousa Gonzaga, Pedro
Afeto
Deserdação
Herança
Abandono
Herdeiros
title_short Deserdação: a possibilidade jurídica do afastamento da herança pela ausência do afeto
title_full Deserdação: a possibilidade jurídica do afastamento da herança pela ausência do afeto
title_fullStr Deserdação: a possibilidade jurídica do afastamento da herança pela ausência do afeto
title_full_unstemmed Deserdação: a possibilidade jurídica do afastamento da herança pela ausência do afeto
title_sort Deserdação: a possibilidade jurídica do afastamento da herança pela ausência do afeto
author de Sousa Gonzaga, Pedro
author_facet de Sousa Gonzaga, Pedro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martarelli Fernandes, Felipe Diego
dc.contributor.author.fl_str_mv de Sousa Gonzaga, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Afeto
Deserdação
Herança
Abandono
Herdeiros
topic Afeto
Deserdação
Herança
Abandono
Herdeiros
description A presente pesquisa tem como objetivo analisar as possibilidades de aplicação da deserdação pela ausência do afeto no corpo jurídico normativo, demonstrando a sua utilidade e como deva ser tutelada da melhor maneira. Para isso, o trabalho utilizou-se do método dedutivo, ou seja, apoiou-se em pesquisas doutrinárias, normativas e jurisprudenciais. Desta forma, inicialmente se trará os conceitos de herança e direito sucessório, a diferenciação entre impedidos, indignos e deserdados, além de abordar o parentesco, quem são os herdeiros necessários e os não-necessários. Em seguida se analisará os direitos de personalidade, o que são e como surgem, destacando-se o direito à honra. Após isso, se desenvolverá o conceito de afeto, fator primordial para afastar o herdeiro da sucessão, sua aplicabilidade na jurisdição brasileira, e o desenvolvimento do valor jurídico deste princípio, aplicando-o de uma forma coerente com a ciência jurídica. Por fim, após a devida definição do valor jurídico do afeto na normatização nacional, se discutirá a correta possibilidade de deserdação por abandono afetivo como alternativa àquelas possibilidades já positivadas no artigo 1.962 do Código Civil, levando em conta entendimentos doutrinários e jurisprudenciais que atrelaram ao afeto uma ótica objetiva a ser aplicada, afastando de sua definição qualquer subjetivismo ou sentimentalismo envolvendo as relações familiares. Outrossim, através dos posicionamentos jurisprudenciais se demonstrará como a teoria finalística de interpretação das normas poderá expandir as causas de deserdação e incluir o abandono afetivo como uma de suas possibilidades.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-01T15:06:17Z
2022-09-01T15:06:17Z
2022-06-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25735
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 60 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415809073741824