Hospitalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mariana Porto dos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10309
Resumo: Na velhice, uma vida mais saudável está intimamente ligada à manutenção da autonomia e independência, que constituem bons indicadores de saúde. Neste caso, conceituando-se autonomia como sendo a capacidade de decisão, de comando; e independência, a capacidade de realizar algo com seus próprios meios. Ambas podem ser comprometidas por doenças físicas que, devido a uma crescente vulnerabilidade biológica do idoso, podem ocorrer com maior freqüência remetendo à necessidade de internação hospitalar, o que pode ser encarado pelo idoso como uma situação estressante. Visto que as pessoas percebem e lidam de maneira diferente com eventos de vida estressantes, podendo-se utilizar de várias estratégias que são aprendidas, mantidas e alteradas ao longo do curso de vida, esta pesquisa objetivou compreender a relação existente entre a percepção de idosos hospitalizados sobre sua autonomia e as estratégias de enfrentamento apresentadas por estes durante a hospitalização. Para responder o objetivo da pesquisa, foram realizadas entrevistas com idosos hospitalizados, com 60 anos ou mais, com no mínimo uma semana de internação. A pesquisa é de natureza qualitativa, possui um caráter descritivo e exploratório e utilizou entrevista semiestruturada para a realização da coleta de dados. Foram analisados os dados através de categorias selecionadas a partir dos objetivos da pesquisa e conteúdo das entrevistas, fundamentando através do referencial teórico pré-definido. Na análise de dados percebeu-se que os idosos entrevistados se percebem autônomos na medida em que todos tomam suas próprias decisões e escolhas sem a impedição de outras pessoas, e esta autonomia não é prejudicada durante a hospitalização, uma vez que estão preocupados com a recuperação de sua saúde, utilizando-se assim de estratégias de enfrentamento saudáveis frente as situações estressoras citadas.
id Ânima_d439dc206fa23d767f9f228b93e2ab92
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10309
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling HospitalizaçãoDoentes hospitalizados - Aspectos psicológicosIdosos - PsicologiaNa velhice, uma vida mais saudável está intimamente ligada à manutenção da autonomia e independência, que constituem bons indicadores de saúde. Neste caso, conceituando-se autonomia como sendo a capacidade de decisão, de comando; e independência, a capacidade de realizar algo com seus próprios meios. Ambas podem ser comprometidas por doenças físicas que, devido a uma crescente vulnerabilidade biológica do idoso, podem ocorrer com maior freqüência remetendo à necessidade de internação hospitalar, o que pode ser encarado pelo idoso como uma situação estressante. Visto que as pessoas percebem e lidam de maneira diferente com eventos de vida estressantes, podendo-se utilizar de várias estratégias que são aprendidas, mantidas e alteradas ao longo do curso de vida, esta pesquisa objetivou compreender a relação existente entre a percepção de idosos hospitalizados sobre sua autonomia e as estratégias de enfrentamento apresentadas por estes durante a hospitalização. Para responder o objetivo da pesquisa, foram realizadas entrevistas com idosos hospitalizados, com 60 anos ou mais, com no mínimo uma semana de internação. A pesquisa é de natureza qualitativa, possui um caráter descritivo e exploratório e utilizou entrevista semiestruturada para a realização da coleta de dados. Foram analisados os dados através de categorias selecionadas a partir dos objetivos da pesquisa e conteúdo das entrevistas, fundamentando através do referencial teórico pré-definido. Na análise de dados percebeu-se que os idosos entrevistados se percebem autônomos na medida em que todos tomam suas próprias decisões e escolhas sem a impedição de outras pessoas, e esta autonomia não é prejudicada durante a hospitalização, uma vez que estão preocupados com a recuperação de sua saúde, utilizando-se assim de estratégias de enfrentamento saudáveis frente as situações estressoras citadas.Scherer, Alessandra d'AvilaSantos, Mariana Porto dos2016-11-30T15:03:55Z2020-11-29T04:21:59Z2016-11-30T15:03:55Z2020-11-29T04:21:59Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdf381https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10309Psicologia - Pedra Brancainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T06:01:24Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10309Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T06:01:24Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Hospitalização
title Hospitalização
spellingShingle Hospitalização
Santos, Mariana Porto dos
Doentes hospitalizados - Aspectos psicológicos
Idosos - Psicologia
title_short Hospitalização
title_full Hospitalização
title_fullStr Hospitalização
title_full_unstemmed Hospitalização
title_sort Hospitalização
author Santos, Mariana Porto dos
author_facet Santos, Mariana Porto dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scherer, Alessandra d'Avila
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mariana Porto dos
dc.subject.por.fl_str_mv Doentes hospitalizados - Aspectos psicológicos
Idosos - Psicologia
topic Doentes hospitalizados - Aspectos psicológicos
Idosos - Psicologia
description Na velhice, uma vida mais saudável está intimamente ligada à manutenção da autonomia e independência, que constituem bons indicadores de saúde. Neste caso, conceituando-se autonomia como sendo a capacidade de decisão, de comando; e independência, a capacidade de realizar algo com seus próprios meios. Ambas podem ser comprometidas por doenças físicas que, devido a uma crescente vulnerabilidade biológica do idoso, podem ocorrer com maior freqüência remetendo à necessidade de internação hospitalar, o que pode ser encarado pelo idoso como uma situação estressante. Visto que as pessoas percebem e lidam de maneira diferente com eventos de vida estressantes, podendo-se utilizar de várias estratégias que são aprendidas, mantidas e alteradas ao longo do curso de vida, esta pesquisa objetivou compreender a relação existente entre a percepção de idosos hospitalizados sobre sua autonomia e as estratégias de enfrentamento apresentadas por estes durante a hospitalização. Para responder o objetivo da pesquisa, foram realizadas entrevistas com idosos hospitalizados, com 60 anos ou mais, com no mínimo uma semana de internação. A pesquisa é de natureza qualitativa, possui um caráter descritivo e exploratório e utilizou entrevista semiestruturada para a realização da coleta de dados. Foram analisados os dados através de categorias selecionadas a partir dos objetivos da pesquisa e conteúdo das entrevistas, fundamentando através do referencial teórico pré-definido. Na análise de dados percebeu-se que os idosos entrevistados se percebem autônomos na medida em que todos tomam suas próprias decisões e escolhas sem a impedição de outras pessoas, e esta autonomia não é prejudicada durante a hospitalização, uma vez que estão preocupados com a recuperação de sua saúde, utilizando-se assim de estratégias de enfrentamento saudáveis frente as situações estressoras citadas.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2016-11-30T15:03:55Z
2016-11-30T15:03:55Z
2020-11-29T04:21:59Z
2020-11-29T04:21:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 381
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10309
identifier_str_mv 381
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia - Pedra Branca
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415799243341824