Implantação de um software detector de plágio para análise das questões dissertativas do ambiente virtual de aprendizagem TelEduc

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: R. H. R. Franco, Dra. Lucia
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Castro Milanez, M. Sc. José Renato, Oliveira Santos, Flávia Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/203
Resumo: Este artigo apresenta uma proposta de implantação de um software detector de plágio para análise das questões dissertativas do ambiente virtual de aprendizagem TelEduc. É apresentada ao leitor a definição de plágio e sua classificação quanto ao tipo. Adicionalmente, são apresentados alguns métodos utilizados para a descoberta de plágio em documentos eletrônicos. A fim de determinar o melhor software detector de plágio a ser utilizado, foram apresentados alguns softwares existentes, classificados pela sua distribuição e avaliados um a um com relação às suas funcionalidades. Dentre os softwares avaliados neste trabalho, o escolhido foi o Sherlock por apresentar a melhor relação custo-benefício baseada tanto por se tratar de um software livre quanto pela facilidade de integração com o TelEduc. A integração do Sherlock com o TelEduc foi implantada na Educação a Distância da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) utilizando a linguagem de programação PHP (PHP: Hypertext Preprocessor). Os resultados apresentados foram obtidos após análise dos exercícios dissertativos aplicados aos alunos de um curso de especialização em Design Instrucional para EAD Virtual na modalidade a distância pelo projeto da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Com base na bibliografia apresentada e nos resultados obtidos, concluiu-se que o software Sherlock possui funcionamento simples, uma vez que não possui técnicas avançadas na detecção de plágio. Tais técnicas são sugeridas para implementação em trabalhos futuros
id ABED-1_6c5d384cda1d100af614a0894971685c
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/203
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository_id_str
spelling Implantação de um software detector de plágio para análise das questões dissertativas do ambiente virtual de aprendizagem TelEducSherlockTelEducplágiodetecçãoeducaçãodistância.Este artigo apresenta uma proposta de implantação de um software detector de plágio para análise das questões dissertativas do ambiente virtual de aprendizagem TelEduc. É apresentada ao leitor a definição de plágio e sua classificação quanto ao tipo. Adicionalmente, são apresentados alguns métodos utilizados para a descoberta de plágio em documentos eletrônicos. A fim de determinar o melhor software detector de plágio a ser utilizado, foram apresentados alguns softwares existentes, classificados pela sua distribuição e avaliados um a um com relação às suas funcionalidades. Dentre os softwares avaliados neste trabalho, o escolhido foi o Sherlock por apresentar a melhor relação custo-benefício baseada tanto por se tratar de um software livre quanto pela facilidade de integração com o TelEduc. A integração do Sherlock com o TelEduc foi implantada na Educação a Distância da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) utilizando a linguagem de programação PHP (PHP: Hypertext Preprocessor). Os resultados apresentados foram obtidos após análise dos exercícios dissertativos aplicados aos alunos de um curso de especialização em Design Instrucional para EAD Virtual na modalidade a distância pelo projeto da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Com base na bibliografia apresentada e nos resultados obtidos, concluiu-se que o software Sherlock possui funcionamento simples, uma vez que não possui técnicas avançadas na detecção de plágio. Tais técnicas são sugeridas para implementação em trabalhos futurosRevista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2008-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/20310.17143/rbaad.v7i0.203Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 7 (2008)1806-13622359-034310.17143/rbaad.v7i0reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/203/80Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessR. H. R. Franco, Dra. LuciaCastro Milanez, M. Sc. José RenatoOliveira Santos, Flávia Aparecida2019-03-17T02:27:03Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/203Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:27:03Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv Implantação de um software detector de plágio para análise das questões dissertativas do ambiente virtual de aprendizagem TelEduc
title Implantação de um software detector de plágio para análise das questões dissertativas do ambiente virtual de aprendizagem TelEduc
spellingShingle Implantação de um software detector de plágio para análise das questões dissertativas do ambiente virtual de aprendizagem TelEduc
R. H. R. Franco, Dra. Lucia
Sherlock
TelEduc
plágio
detecção
educação
distância.
title_short Implantação de um software detector de plágio para análise das questões dissertativas do ambiente virtual de aprendizagem TelEduc
title_full Implantação de um software detector de plágio para análise das questões dissertativas do ambiente virtual de aprendizagem TelEduc
title_fullStr Implantação de um software detector de plágio para análise das questões dissertativas do ambiente virtual de aprendizagem TelEduc
title_full_unstemmed Implantação de um software detector de plágio para análise das questões dissertativas do ambiente virtual de aprendizagem TelEduc
title_sort Implantação de um software detector de plágio para análise das questões dissertativas do ambiente virtual de aprendizagem TelEduc
author R. H. R. Franco, Dra. Lucia
author_facet R. H. R. Franco, Dra. Lucia
Castro Milanez, M. Sc. José Renato
Oliveira Santos, Flávia Aparecida
author_role author
author2 Castro Milanez, M. Sc. José Renato
Oliveira Santos, Flávia Aparecida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv R. H. R. Franco, Dra. Lucia
Castro Milanez, M. Sc. José Renato
Oliveira Santos, Flávia Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Sherlock
TelEduc
plágio
detecção
educação
distância.
topic Sherlock
TelEduc
plágio
detecção
educação
distância.
description Este artigo apresenta uma proposta de implantação de um software detector de plágio para análise das questões dissertativas do ambiente virtual de aprendizagem TelEduc. É apresentada ao leitor a definição de plágio e sua classificação quanto ao tipo. Adicionalmente, são apresentados alguns métodos utilizados para a descoberta de plágio em documentos eletrônicos. A fim de determinar o melhor software detector de plágio a ser utilizado, foram apresentados alguns softwares existentes, classificados pela sua distribuição e avaliados um a um com relação às suas funcionalidades. Dentre os softwares avaliados neste trabalho, o escolhido foi o Sherlock por apresentar a melhor relação custo-benefício baseada tanto por se tratar de um software livre quanto pela facilidade de integração com o TelEduc. A integração do Sherlock com o TelEduc foi implantada na Educação a Distância da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) utilizando a linguagem de programação PHP (PHP: Hypertext Preprocessor). Os resultados apresentados foram obtidos após análise dos exercícios dissertativos aplicados aos alunos de um curso de especialização em Design Instrucional para EAD Virtual na modalidade a distância pelo projeto da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Com base na bibliografia apresentada e nos resultados obtidos, concluiu-se que o software Sherlock possui funcionamento simples, uma vez que não possui técnicas avançadas na detecção de plágio. Tais técnicas são sugeridas para implementação em trabalhos futuros
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/203
10.17143/rbaad.v7i0.203
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/203
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v7i0.203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/203/80
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 7 (2008)
1806-1362
2359-0343
10.17143/rbaad.v7i0
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1798046170470154240