Educação a Distância nos Cursos de Graduação em Odontologia no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
Texto Completo: | http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/45 |
Resumo: | Com o objetivo de analisar de que maneira a educação a distância (EaD) tem contribuído na formação acadêmica dos cirurgiões dentistas no Brasil, foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa utilizando Descritores em Ciências da Saúde e também alguns descritores não oficiais. A busca por publicações científicas ocorreu nas bases de dados SciELO, LILACS, Google Acadêmico e BBO. Foram consultadas publicações dos últimos 10 anos. Os resultados mostraram que a EaD tem sido utilizada como recurso complementar no ensino acadêmico na odontologia. Foram encontrados relatos de estudos que comparam estratégias de ensino a distância com a modalidade tradicional presencial, buscando conhecer de que forma as tecnologias de informação e comunicação podem auxiliar o processo ensino-aprendizagem no meio acadêmico neste terceiro milênio. O paradigma do uso da EaD em cursos tradicionais como a odontologia vem sendo aos poucos alterado, contemplando novos modos de ensinar e aprender. Numa perspectiva contemporânea, a aproximação entre os ensinos presencial e virtual é uma possibilidade de estimular o aluno ao aprendizado e à sua autonomia diante da sociedade da informação. |
id |
ABED-1_fe9a20a2ef6ad9a3f0898079e83fa7f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.abed.net.br:article/45 |
network_acronym_str |
ABED-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
spelling |
Educação a Distância nos Cursos de Graduação em Odontologia no BrasilEDUCAÇÃO A DISTÂNCIAOdontologia; Educação a distância; Tecnologia educacional; Internet.Com o objetivo de analisar de que maneira a educação a distância (EaD) tem contribuído na formação acadêmica dos cirurgiões dentistas no Brasil, foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa utilizando Descritores em Ciências da Saúde e também alguns descritores não oficiais. A busca por publicações científicas ocorreu nas bases de dados SciELO, LILACS, Google Acadêmico e BBO. Foram consultadas publicações dos últimos 10 anos. Os resultados mostraram que a EaD tem sido utilizada como recurso complementar no ensino acadêmico na odontologia. Foram encontrados relatos de estudos que comparam estratégias de ensino a distância com a modalidade tradicional presencial, buscando conhecer de que forma as tecnologias de informação e comunicação podem auxiliar o processo ensino-aprendizagem no meio acadêmico neste terceiro milênio. O paradigma do uso da EaD em cursos tradicionais como a odontologia vem sendo aos poucos alterado, contemplando novos modos de ensinar e aprender. Numa perspectiva contemporânea, a aproximação entre os ensinos presencial e virtual é uma possibilidade de estimular o aluno ao aprendizado e à sua autonomia diante da sociedade da informação.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a DistânciaGonzaga Faleiro, Fernanda RosiakSalvago, Blanca Martín2018-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/4510.17143/rbaad.v17i2.45Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 17, n. 1 (2018)1806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/45/283Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-02T18:27:54Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação a Distância nos Cursos de Graduação em Odontologia no Brasil |
title |
Educação a Distância nos Cursos de Graduação em Odontologia no Brasil |
spellingShingle |
Educação a Distância nos Cursos de Graduação em Odontologia no Brasil Gonzaga Faleiro, Fernanda Rosiak EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Odontologia; Educação a distância; Tecnologia educacional; Internet. |
title_short |
Educação a Distância nos Cursos de Graduação em Odontologia no Brasil |
title_full |
Educação a Distância nos Cursos de Graduação em Odontologia no Brasil |
title_fullStr |
Educação a Distância nos Cursos de Graduação em Odontologia no Brasil |
title_full_unstemmed |
Educação a Distância nos Cursos de Graduação em Odontologia no Brasil |
title_sort |
Educação a Distância nos Cursos de Graduação em Odontologia no Brasil |
author |
Gonzaga Faleiro, Fernanda Rosiak |
author_facet |
Gonzaga Faleiro, Fernanda Rosiak Salvago, Blanca Martín |
author_role |
author |
author2 |
Salvago, Blanca Martín |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonzaga Faleiro, Fernanda Rosiak Salvago, Blanca Martín |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Odontologia; Educação a distância; Tecnologia educacional; Internet. |
topic |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Odontologia; Educação a distância; Tecnologia educacional; Internet. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Com o objetivo de analisar de que maneira a educação a distância (EaD) tem contribuído na formação acadêmica dos cirurgiões dentistas no Brasil, foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa utilizando Descritores em Ciências da Saúde e também alguns descritores não oficiais. A busca por publicações científicas ocorreu nas bases de dados SciELO, LILACS, Google Acadêmico e BBO. Foram consultadas publicações dos últimos 10 anos. Os resultados mostraram que a EaD tem sido utilizada como recurso complementar no ensino acadêmico na odontologia. Foram encontrados relatos de estudos que comparam estratégias de ensino a distância com a modalidade tradicional presencial, buscando conhecer de que forma as tecnologias de informação e comunicação podem auxiliar o processo ensino-aprendizagem no meio acadêmico neste terceiro milênio. O paradigma do uso da EaD em cursos tradicionais como a odontologia vem sendo aos poucos alterado, contemplando novos modos de ensinar e aprender. Numa perspectiva contemporânea, a aproximação entre os ensinos presencial e virtual é uma possibilidade de estimular o aluno ao aprendizado e à sua autonomia diante da sociedade da informação. |
description |
Com o objetivo de analisar de que maneira a educação a distância (EaD) tem contribuído na formação acadêmica dos cirurgiões dentistas no Brasil, foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa utilizando Descritores em Ciências da Saúde e também alguns descritores não oficiais. A busca por publicações científicas ocorreu nas bases de dados SciELO, LILACS, Google Acadêmico e BBO. Foram consultadas publicações dos últimos 10 anos. Os resultados mostraram que a EaD tem sido utilizada como recurso complementar no ensino acadêmico na odontologia. Foram encontrados relatos de estudos que comparam estratégias de ensino a distância com a modalidade tradicional presencial, buscando conhecer de que forma as tecnologias de informação e comunicação podem auxiliar o processo ensino-aprendizagem no meio acadêmico neste terceiro milênio. O paradigma do uso da EaD em cursos tradicionais como a odontologia vem sendo aos poucos alterado, contemplando novos modos de ensinar e aprender. Numa perspectiva contemporânea, a aproximação entre os ensinos presencial e virtual é uma possibilidade de estimular o aluno ao aprendizado e à sua autonomia diante da sociedade da informação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/45 10.17143/rbaad.v17i2.45 |
url |
http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/45 |
identifier_str_mv |
10.17143/rbaad.v17i2.45 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/45/283 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 17, n. 1 (2018) 1806-1362 2359-0343 reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) instacron:ABED |
reponame_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
collection |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
instacron_str |
ABED |
institution |
ABED |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1627451718639812608 |