Educação a Distância nos Cursos de Graduação em Odontologia no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonzaga Faleiro, Fernanda Rosiak
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Salvago, Blanca Martín
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/45
Resumo: Com o objetivo de analisar de que maneira a educação a distância (EaD) tem contribuído na formação acadêmica dos cirurgiões dentistas no Brasil, foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa utilizando Descritores em Ciências da Saúde e também alguns descritores não oficiais. A busca por publicações científicas ocorreu nas bases de dados SciELO, LILACS, Google Acadêmico e BBO. Foram consultadas publicações dos últimos 10 anos. Os resultados mostraram que a EaD tem sido utilizada como recurso complementar no ensino acadêmico na odontologia. Foram encontrados relatos de estudos que comparam estratégias de ensino a distância com a modalidade tradicional presencial, buscando conhecer de que forma as tecnologias de informação e comunicação podem auxiliar o processo ensino-aprendizagem no meio acadêmico neste terceiro milênio. O paradigma do uso da EaD em cursos tradicionais como a odontologia vem sendo aos poucos alterado, contemplando novos modos de ensinar e aprender. Numa perspectiva contemporânea, a aproximação entre os ensinos presencial e virtual é uma possibilidade de estimular o aluno ao aprendizado e à sua autonomia diante da sociedade da informação.
id ABED-1_fe9a20a2ef6ad9a3f0898079e83fa7f1
oai_identifier_str oai:seer.abed.net.br:article/45
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
spelling Educação a Distância nos Cursos de Graduação em Odontologia no BrasilEDUCAÇÃO A DISTÂNCIAOdontologia; Educação a distância; Tecnologia educacional; Internet.Com o objetivo de analisar de que maneira a educação a distância (EaD) tem contribuído na formação acadêmica dos cirurgiões dentistas no Brasil, foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa utilizando Descritores em Ciências da Saúde e também alguns descritores não oficiais. A busca por publicações científicas ocorreu nas bases de dados SciELO, LILACS, Google Acadêmico e BBO. Foram consultadas publicações dos últimos 10 anos. Os resultados mostraram que a EaD tem sido utilizada como recurso complementar no ensino acadêmico na odontologia. Foram encontrados relatos de estudos que comparam estratégias de ensino a distância com a modalidade tradicional presencial, buscando conhecer de que forma as tecnologias de informação e comunicação podem auxiliar o processo ensino-aprendizagem no meio acadêmico neste terceiro milênio. O paradigma do uso da EaD em cursos tradicionais como a odontologia vem sendo aos poucos alterado, contemplando novos modos de ensinar e aprender. Numa perspectiva contemporânea, a aproximação entre os ensinos presencial e virtual é uma possibilidade de estimular o aluno ao aprendizado e à sua autonomia diante da sociedade da informação.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a DistânciaGonzaga Faleiro, Fernanda RosiakSalvago, Blanca Martín2018-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/4510.17143/rbaad.v17i2.45Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 17, n. 1 (2018)1806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/45/283Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-02T18:27:54Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Educação a Distância nos Cursos de Graduação em Odontologia no Brasil
title Educação a Distância nos Cursos de Graduação em Odontologia no Brasil
spellingShingle Educação a Distância nos Cursos de Graduação em Odontologia no Brasil
Gonzaga Faleiro, Fernanda Rosiak
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Odontologia; Educação a distância; Tecnologia educacional; Internet.
title_short Educação a Distância nos Cursos de Graduação em Odontologia no Brasil
title_full Educação a Distância nos Cursos de Graduação em Odontologia no Brasil
title_fullStr Educação a Distância nos Cursos de Graduação em Odontologia no Brasil
title_full_unstemmed Educação a Distância nos Cursos de Graduação em Odontologia no Brasil
title_sort Educação a Distância nos Cursos de Graduação em Odontologia no Brasil
author Gonzaga Faleiro, Fernanda Rosiak
author_facet Gonzaga Faleiro, Fernanda Rosiak
Salvago, Blanca Martín
author_role author
author2 Salvago, Blanca Martín
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonzaga Faleiro, Fernanda Rosiak
Salvago, Blanca Martín
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Odontologia; Educação a distância; Tecnologia educacional; Internet.
topic EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Odontologia; Educação a distância; Tecnologia educacional; Internet.
dc.description.none.fl_txt_mv Com o objetivo de analisar de que maneira a educação a distância (EaD) tem contribuído na formação acadêmica dos cirurgiões dentistas no Brasil, foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa utilizando Descritores em Ciências da Saúde e também alguns descritores não oficiais. A busca por publicações científicas ocorreu nas bases de dados SciELO, LILACS, Google Acadêmico e BBO. Foram consultadas publicações dos últimos 10 anos. Os resultados mostraram que a EaD tem sido utilizada como recurso complementar no ensino acadêmico na odontologia. Foram encontrados relatos de estudos que comparam estratégias de ensino a distância com a modalidade tradicional presencial, buscando conhecer de que forma as tecnologias de informação e comunicação podem auxiliar o processo ensino-aprendizagem no meio acadêmico neste terceiro milênio. O paradigma do uso da EaD em cursos tradicionais como a odontologia vem sendo aos poucos alterado, contemplando novos modos de ensinar e aprender. Numa perspectiva contemporânea, a aproximação entre os ensinos presencial e virtual é uma possibilidade de estimular o aluno ao aprendizado e à sua autonomia diante da sociedade da informação.
description Com o objetivo de analisar de que maneira a educação a distância (EaD) tem contribuído na formação acadêmica dos cirurgiões dentistas no Brasil, foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa utilizando Descritores em Ciências da Saúde e também alguns descritores não oficiais. A busca por publicações científicas ocorreu nas bases de dados SciELO, LILACS, Google Acadêmico e BBO. Foram consultadas publicações dos últimos 10 anos. Os resultados mostraram que a EaD tem sido utilizada como recurso complementar no ensino acadêmico na odontologia. Foram encontrados relatos de estudos que comparam estratégias de ensino a distância com a modalidade tradicional presencial, buscando conhecer de que forma as tecnologias de informação e comunicação podem auxiliar o processo ensino-aprendizagem no meio acadêmico neste terceiro milênio. O paradigma do uso da EaD em cursos tradicionais como a odontologia vem sendo aos poucos alterado, contemplando novos modos de ensinar e aprender. Numa perspectiva contemporânea, a aproximação entre os ensinos presencial e virtual é uma possibilidade de estimular o aluno ao aprendizado e à sua autonomia diante da sociedade da informação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/45
10.17143/rbaad.v17i2.45
url http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/45
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v17i2.45
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/45/283
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 17, n. 1 (2018)
1806-1362
2359-0343
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1627451718639812608