O Novo Currículo e o Fim da Patologia

Bibliographic Details
Main Author: Soares,Maria Fernanda Sanches
Publication Date: 2016
Other Authors: Athanazio,Daniel Abensur
Format: Article
Language: por
Source: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Download full: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000300528
Summary: RESUMO A gradual adoção de novas diretrizes curriculares afetou dramaticamente a atuação do professor de Patologia no curso médico. O resultado prático das mudanças adotadas foi a redução do espaço do ensino da Patologia na graduação e a perda de espaço do professor médico patologista no curso médico. Como consequência, os novos médicos compreendem menos os mecanismos envolvidos nas doenças, e, pelo menos em algumas regiões do mundo, a perda de visibilidade da Patologia como especialidade médica resultou em falta de patologistas dedicados à carreira acadêmica e à prática diagnóstica. Nesta revisão, discutimos o cenário internacional e comentamos como a nova realidade atingiu, na prática, o ensino da Patologia em duas escolas médicas tradicionais do Brasil.
id ABEM-1_720203ea23a74e5b1a3791e433e8cb8a
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022016000300528
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling O Novo Currículo e o Fim da PatologiaPatologiaEstudante de MedicinaEducação MédicaRESUMO A gradual adoção de novas diretrizes curriculares afetou dramaticamente a atuação do professor de Patologia no curso médico. O resultado prático das mudanças adotadas foi a redução do espaço do ensino da Patologia na graduação e a perda de espaço do professor médico patologista no curso médico. Como consequência, os novos médicos compreendem menos os mecanismos envolvidos nas doenças, e, pelo menos em algumas regiões do mundo, a perda de visibilidade da Patologia como especialidade médica resultou em falta de patologistas dedicados à carreira acadêmica e à prática diagnóstica. Nesta revisão, discutimos o cenário internacional e comentamos como a nova realidade atingiu, na prática, o ensino da Patologia em duas escolas médicas tradicionais do Brasil.Associação Brasileira de Educação Médica2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000300528Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.3 2016reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v40n3e01082015info:eu-repo/semantics/openAccessSoares,Maria Fernanda SanchesAthanazio,Daniel Abensurpor2016-11-28T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022016000300528Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2016-11-28T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O Novo Currículo e o Fim da Patologia
title O Novo Currículo e o Fim da Patologia
spellingShingle O Novo Currículo e o Fim da Patologia
Soares,Maria Fernanda Sanches
Patologia
Estudante de Medicina
Educação Médica
title_short O Novo Currículo e o Fim da Patologia
title_full O Novo Currículo e o Fim da Patologia
title_fullStr O Novo Currículo e o Fim da Patologia
title_full_unstemmed O Novo Currículo e o Fim da Patologia
title_sort O Novo Currículo e o Fim da Patologia
author Soares,Maria Fernanda Sanches
author_facet Soares,Maria Fernanda Sanches
Athanazio,Daniel Abensur
author_role author
author2 Athanazio,Daniel Abensur
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares,Maria Fernanda Sanches
Athanazio,Daniel Abensur
dc.subject.por.fl_str_mv Patologia
Estudante de Medicina
Educação Médica
topic Patologia
Estudante de Medicina
Educação Médica
description RESUMO A gradual adoção de novas diretrizes curriculares afetou dramaticamente a atuação do professor de Patologia no curso médico. O resultado prático das mudanças adotadas foi a redução do espaço do ensino da Patologia na graduação e a perda de espaço do professor médico patologista no curso médico. Como consequência, os novos médicos compreendem menos os mecanismos envolvidos nas doenças, e, pelo menos em algumas regiões do mundo, a perda de visibilidade da Patologia como especialidade médica resultou em falta de patologistas dedicados à carreira acadêmica e à prática diagnóstica. Nesta revisão, discutimos o cenário internacional e comentamos como a nova realidade atingiu, na prática, o ensino da Patologia em duas escolas médicas tradicionais do Brasil.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000300528
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000300528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v40n3e01082015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.3 2016
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303006426267648