Semiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marco,Mario Alfredo de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Lucchese,Ana Cecília, Dias,Cíntia Camargo, Abud,Cristiane Curi, Martins,Luiz Antonio Nogueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200017
Resumo: Para evitar a fragmentação e a estereotipia e favorecer uma aproximação antecipada da pratica médica, foi introduzido o curso de Semiologia Integrada no programa do segundo ano do curso médico da Unifesp. Este curso inclui a realização de anamneses no hospital, seguidas de discussões que contam com a participação conjunta dos professores de Psicologia Médica e de professores de diferentes áreas da Semiologia (Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia e Geriatria). Foi dada atenção especial para apresentar ao estudante de Medicina um modelo que integrasse os aspectos biológicos, psicológicos e sociais do adoecer. Este artigo apresenta o projeto e as observações preliminares, que sugerem um importante potencial integrador tanto para os alunos quanto para os professores. São necessárias avaliações futuras para comprovar essas observações.
id ABEM-1_93addf09c45f9a757f3f59e529f136a8
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022009000200017
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Semiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médicaEducação médicaPsicologia médicaAnamneseCurrículoPara evitar a fragmentação e a estereotipia e favorecer uma aproximação antecipada da pratica médica, foi introduzido o curso de Semiologia Integrada no programa do segundo ano do curso médico da Unifesp. Este curso inclui a realização de anamneses no hospital, seguidas de discussões que contam com a participação conjunta dos professores de Psicologia Médica e de professores de diferentes áreas da Semiologia (Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia e Geriatria). Foi dada atenção especial para apresentar ao estudante de Medicina um modelo que integrasse os aspectos biológicos, psicológicos e sociais do adoecer. Este artigo apresenta o projeto e as observações preliminares, que sugerem um importante potencial integrador tanto para os alunos quanto para os professores. São necessárias avaliações futuras para comprovar essas observações.Associação Brasileira de Educação Médica2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200017Revista Brasileira de Educação Médica v.33 n.2 2009reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022009000200017info:eu-repo/semantics/openAccessMarco,Mario Alfredo deLucchese,Ana CecíliaDias,Cíntia CamargoAbud,Cristiane CuriMartins,Luiz Antonio Nogueirapor2009-08-17T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022009000200017Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2009-08-17T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Semiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médica
title Semiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médica
spellingShingle Semiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médica
Marco,Mario Alfredo de
Educação médica
Psicologia médica
Anamnese
Currículo
title_short Semiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médica
title_full Semiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médica
title_fullStr Semiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médica
title_full_unstemmed Semiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médica
title_sort Semiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médica
author Marco,Mario Alfredo de
author_facet Marco,Mario Alfredo de
Lucchese,Ana Cecília
Dias,Cíntia Camargo
Abud,Cristiane Curi
Martins,Luiz Antonio Nogueira
author_role author
author2 Lucchese,Ana Cecília
Dias,Cíntia Camargo
Abud,Cristiane Curi
Martins,Luiz Antonio Nogueira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marco,Mario Alfredo de
Lucchese,Ana Cecília
Dias,Cíntia Camargo
Abud,Cristiane Curi
Martins,Luiz Antonio Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica
Psicologia médica
Anamnese
Currículo
topic Educação médica
Psicologia médica
Anamnese
Currículo
description Para evitar a fragmentação e a estereotipia e favorecer uma aproximação antecipada da pratica médica, foi introduzido o curso de Semiologia Integrada no programa do segundo ano do curso médico da Unifesp. Este curso inclui a realização de anamneses no hospital, seguidas de discussões que contam com a participação conjunta dos professores de Psicologia Médica e de professores de diferentes áreas da Semiologia (Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia e Geriatria). Foi dada atenção especial para apresentar ao estudante de Medicina um modelo que integrasse os aspectos biológicos, psicológicos e sociais do adoecer. Este artigo apresenta o projeto e as observações preliminares, que sugerem um importante potencial integrador tanto para os alunos quanto para os professores. São necessárias avaliações futuras para comprovar essas observações.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022009000200017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.33 n.2 2009
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004163440640