Semiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Marco, Mario Alfredo [UNIFESP]
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Lucchese, Ana Cecília [UNIFESP], Dias, Cíntia Camargo [UNIFESP], Abud, Cristiane Curi [UNIFESP], Nogueira-Martins, Luiz Antonio [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5079
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000200017
Resumo: Para evitar a fragmentação e a estereotipia e favorecer uma aproximação antecipada da pratica médica, foi introduzido o curso de Semiologia Integrada no programa do segundo ano do curso médico da UNIFESP. Este curso inclui a realização de anamneses no hospital, seguidas de discussões que contam com a participação conjunta dos professores de Psicologia Médica e de professores de diferentes áreas da Semiologia (Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia e Geriatria). Foi dada atenção especial para apresentar ao estudante de Medicina um modelo que integrasse os aspectos biológicos, psicológicos e sociais do adoecer. Este artigo apresenta o projeto e as observações preliminares, que sugerem um importante potencial integrador tanto para os alunos quanto para os professores. São necessárias avaliações futuras para comprovar essas observações.
id UFSP_c76cfa15150c1fac0b29ecc47b60287a
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/5079
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling De Marco, Mario Alfredo [UNIFESP]Lucchese, Ana Cecília [UNIFESP]Dias, Cíntia Camargo [UNIFESP]Abud, Cristiane Curi [UNIFESP]Nogueira-Martins, Luiz Antonio [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:39:14Z2015-06-14T13:39:14Z2009-06-01Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 33, n. 2, p. 282-290, 2009.0100-5502http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5079http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000200017S0100-55022009000200017.pdfS0100-5502200900020001710.1590/S0100-55022009000200017Para evitar a fragmentação e a estereotipia e favorecer uma aproximação antecipada da pratica médica, foi introduzido o curso de Semiologia Integrada no programa do segundo ano do curso médico da UNIFESP. Este curso inclui a realização de anamneses no hospital, seguidas de discussões que contam com a participação conjunta dos professores de Psicologia Médica e de professores de diferentes áreas da Semiologia (Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia e Geriatria). Foi dada atenção especial para apresentar ao estudante de Medicina um modelo que integrasse os aspectos biológicos, psicológicos e sociais do adoecer. Este artigo apresenta o projeto e as observações preliminares, que sugerem um importante potencial integrador tanto para os alunos quanto para os professores. São necessárias avaliações futuras para comprovar essas observações.An early clinical exposure program was developed with the aim of avoiding fragmentation and stereotyped behaviors during medical training. Second-year medical students received an introductory course on Integrated Basic Clinical Skills (BCS), which included hospital rounds followed by case discussions led jointly by faculty members from medical psychology and various clinical areas (internal medicine, pediatrics, obstetrics, gynecology, and geriatrics). Special care was taken to provide a model in which medical students could learn about biological, psychological, and social aspects of illness within the same format. The article discusses the objectives, logistics, and staff of the course, based on the experience at the Federal University in São Paulo. The model offers an integrated model for both students and faculty. Further studies are necessary to evaluate these preliminary findings.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)UNIFESP, EPM, São Paulo, BrazilSciELO282-290porAssociação Brasileira de Educação MédicaRevista Brasileira de Educação MédicaEducação médicaPsicologia médicaAnamneseCurrículoEducation, medicalPsychology, medicalMedical history takingCurriculumSemiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médicaIntegrated basic clinical skills: a curricular experience with early, comprehensive exposure to clinical practiceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0100-55022009000200017.pdfapplication/pdf123643${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5079/1/S0100-55022009000200017.pdf3b3ef70f5fc208b1b81fd09d6dc72df7MD51open accessTEXTS0100-55022009000200017.pdf.txtS0100-55022009000200017.pdf.txtExtracted texttext/plain39735${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5079/2/S0100-55022009000200017.pdf.txtb46869b34e542a0e9d23cc4aed0c3da7MD52open access11600/50792023-02-15 09:10:16.293open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/5079Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-25T12:30:30.196016Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Semiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Integrated basic clinical skills: a curricular experience with early, comprehensive exposure to clinical practice
title Semiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médica
spellingShingle Semiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médica
De Marco, Mario Alfredo [UNIFESP]
Educação médica
Psicologia médica
Anamnese
Currículo
Education, medical
Psychology, medical
Medical history taking
Curriculum
title_short Semiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médica
title_full Semiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médica
title_fullStr Semiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médica
title_full_unstemmed Semiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médica
title_sort Semiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médica
author De Marco, Mario Alfredo [UNIFESP]
author_facet De Marco, Mario Alfredo [UNIFESP]
Lucchese, Ana Cecília [UNIFESP]
Dias, Cíntia Camargo [UNIFESP]
Abud, Cristiane Curi [UNIFESP]
Nogueira-Martins, Luiz Antonio [UNIFESP]
author_role author
author2 Lucchese, Ana Cecília [UNIFESP]
Dias, Cíntia Camargo [UNIFESP]
Abud, Cristiane Curi [UNIFESP]
Nogueira-Martins, Luiz Antonio [UNIFESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv De Marco, Mario Alfredo [UNIFESP]
Lucchese, Ana Cecília [UNIFESP]
Dias, Cíntia Camargo [UNIFESP]
Abud, Cristiane Curi [UNIFESP]
Nogueira-Martins, Luiz Antonio [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica
Psicologia médica
Anamnese
Currículo
topic Educação médica
Psicologia médica
Anamnese
Currículo
Education, medical
Psychology, medical
Medical history taking
Curriculum
dc.subject.eng.fl_str_mv Education, medical
Psychology, medical
Medical history taking
Curriculum
description Para evitar a fragmentação e a estereotipia e favorecer uma aproximação antecipada da pratica médica, foi introduzido o curso de Semiologia Integrada no programa do segundo ano do curso médico da UNIFESP. Este curso inclui a realização de anamneses no hospital, seguidas de discussões que contam com a participação conjunta dos professores de Psicologia Médica e de professores de diferentes áreas da Semiologia (Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia e Geriatria). Foi dada atenção especial para apresentar ao estudante de Medicina um modelo que integrasse os aspectos biológicos, psicológicos e sociais do adoecer. Este artigo apresenta o projeto e as observações preliminares, que sugerem um importante potencial integrador tanto para os alunos quanto para os professores. São necessárias avaliações futuras para comprovar essas observações.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-06-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-14T13:39:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-14T13:39:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 33, n. 2, p. 282-290, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5079
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000200017
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 0100-5502
dc.identifier.file.none.fl_str_mv S0100-55022009000200017.pdf
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv S0100-55022009000200017
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022009000200017
identifier_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 33, n. 2, p. 282-290, 2009.
0100-5502
S0100-55022009000200017.pdf
S0100-55022009000200017
10.1590/S0100-55022009000200017
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5079
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000200017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 282-290
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5079/1/S0100-55022009000200017.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5079/2/S0100-55022009000200017.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3b3ef70f5fc208b1b81fd09d6dc72df7
b46869b34e542a0e9d23cc4aed0c3da7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1783460300101517312