Aprendizagem Reflexiva: o Uso do Portfólio Coletivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso,Danielly Santos dos Anjos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Oliveira,Janine Melo de, Costa,Laís de Miranda Crispim, Rozendo,Célia Alves
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000300442
Resumo: RESUMO Este artigo tem por objetivo refletir sobre o uso do portfólio coletivo como instrumento da aprendizagem reflexiva, com base na experiência de um grupo tutorial multidisciplinar no PET/Vigilância em Saúde do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió. Optou-se por trabalhar com o portfólio coletivo como um dos instrumentos para acompanhamento e avaliação do processo de ensino-aprendizagem reflexivo dos estudantes, na intenção de contribuir para divulgar instrumentos que facilitem esse processo em grupos tutoriais. A organização e a apresentação do portfólio coletivo foram norteadas pelo Arco de Charles Maguerez numa perspectiva problematizadora, abrangendo cinco sessões: vivência no serviço, atividades de ensino, pesquisa, extensão e relatório. Graças a essa experiência, foi possível identificar que o portfólio tem sido um instrumento facilitador para a construção do aprendizado do estudante e do grupo, permitindo o registro crítico e reflexivo do caminho percorrido e da aprendizagem significativa, estimulando a comunicação, a integração e as relações estabelecidas no grupo, além das sensações e emoções do que foi vivenciado.
id ABEM-1_e41fe49351041dcc6fc45e01a3cea2cf
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022015000300442
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Aprendizagem Reflexiva: o Uso do Portfólio ColetivoAprendizagemEnsinoVigilância em Saúde PúblicaEducação MédicaRESUMO Este artigo tem por objetivo refletir sobre o uso do portfólio coletivo como instrumento da aprendizagem reflexiva, com base na experiência de um grupo tutorial multidisciplinar no PET/Vigilância em Saúde do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió. Optou-se por trabalhar com o portfólio coletivo como um dos instrumentos para acompanhamento e avaliação do processo de ensino-aprendizagem reflexivo dos estudantes, na intenção de contribuir para divulgar instrumentos que facilitem esse processo em grupos tutoriais. A organização e a apresentação do portfólio coletivo foram norteadas pelo Arco de Charles Maguerez numa perspectiva problematizadora, abrangendo cinco sessões: vivência no serviço, atividades de ensino, pesquisa, extensão e relatório. Graças a essa experiência, foi possível identificar que o portfólio tem sido um instrumento facilitador para a construção do aprendizado do estudante e do grupo, permitindo o registro crítico e reflexivo do caminho percorrido e da aprendizagem significativa, estimulando a comunicação, a integração e as relações estabelecidas no grupo, além das sensações e emoções do que foi vivenciado.Associação Brasileira de Educação Médica2015-09-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000300442Revista Brasileira de Educação Médica v.39 n.3 2015reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v39n3e00012015info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso,Danielly Santos dos AnjosOliveira,Janine Melo deCosta,Laís de Miranda CrispimRozendo,Célia Alvespor2016-03-16T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022015000300442Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2016-03-16T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem Reflexiva: o Uso do Portfólio Coletivo
title Aprendizagem Reflexiva: o Uso do Portfólio Coletivo
spellingShingle Aprendizagem Reflexiva: o Uso do Portfólio Coletivo
Cardoso,Danielly Santos dos Anjos
Aprendizagem
Ensino
Vigilância em Saúde Pública
Educação Médica
title_short Aprendizagem Reflexiva: o Uso do Portfólio Coletivo
title_full Aprendizagem Reflexiva: o Uso do Portfólio Coletivo
title_fullStr Aprendizagem Reflexiva: o Uso do Portfólio Coletivo
title_full_unstemmed Aprendizagem Reflexiva: o Uso do Portfólio Coletivo
title_sort Aprendizagem Reflexiva: o Uso do Portfólio Coletivo
author Cardoso,Danielly Santos dos Anjos
author_facet Cardoso,Danielly Santos dos Anjos
Oliveira,Janine Melo de
Costa,Laís de Miranda Crispim
Rozendo,Célia Alves
author_role author
author2 Oliveira,Janine Melo de
Costa,Laís de Miranda Crispim
Rozendo,Célia Alves
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso,Danielly Santos dos Anjos
Oliveira,Janine Melo de
Costa,Laís de Miranda Crispim
Rozendo,Célia Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Ensino
Vigilância em Saúde Pública
Educação Médica
topic Aprendizagem
Ensino
Vigilância em Saúde Pública
Educação Médica
description RESUMO Este artigo tem por objetivo refletir sobre o uso do portfólio coletivo como instrumento da aprendizagem reflexiva, com base na experiência de um grupo tutorial multidisciplinar no PET/Vigilância em Saúde do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió. Optou-se por trabalhar com o portfólio coletivo como um dos instrumentos para acompanhamento e avaliação do processo de ensino-aprendizagem reflexivo dos estudantes, na intenção de contribuir para divulgar instrumentos que facilitem esse processo em grupos tutoriais. A organização e a apresentação do portfólio coletivo foram norteadas pelo Arco de Charles Maguerez numa perspectiva problematizadora, abrangendo cinco sessões: vivência no serviço, atividades de ensino, pesquisa, extensão e relatório. Graças a essa experiência, foi possível identificar que o portfólio tem sido um instrumento facilitador para a construção do aprendizado do estudante e do grupo, permitindo o registro crítico e reflexivo do caminho percorrido e da aprendizagem significativa, estimulando a comunicação, a integração e as relações estabelecidas no grupo, além das sensações e emoções do que foi vivenciado.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000300442
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000300442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v39n3e00012015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.39 n.3 2015
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303006068703232