O uso do portfólio reflexivo no curso de medicina: percepção dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marin,Maria José Sanches
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Moreno,Thiago Barbosa, Moravcik,Maria Yvette, Higa,Elza de Fátima Ribeiro, Druzian,Suelaine, Francischetti,Ieda, Ilias,Mércia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000200002
Resumo: Os métodos ativos de aprendizagem necessitam de processos avaliativos igualmente coerentes com o novo perfil profissional. A Faculdade de Medicina de Marília (Famema) vem utilizando o portfólio reflexivo como instrumento de avaliação formativa no curso médico. Este trabalho propõe-se a analisar a percepção dos estudantes quanto ao seu uso. Trata-se de um estudo qualitativo cujos dados foram coletados pela técnica de grupo focal, à qual se seguiram os passos da técnica de análise de conteúdo na modalidade temática. Definiram-se, então, as categorias temáticas: "O portfólio enquanto espaço que oportuniza reflexão sobre a prática e a aprendizagem ativa"; "Um instrumento de avaliação pro cessual e dialógica"; "O imaginário biomédico e a resistência às mudanças permeando a construção do novo modelo" e "O reconhecimento da necessidade de mudanças". Pode-se considerar que o portfólio reflexivo constitui um instrumento que contribui para a formação profissional, embora sua utilização requeira constantes aproximações e ajustes.
id ABEM-1_fcfea546176ffc431a670fe9a0f392b5
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022010000200002
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling O uso do portfólio reflexivo no curso de medicina: percepção dos estudantesEnsinoAvaliaçãoEducação MédicaOs métodos ativos de aprendizagem necessitam de processos avaliativos igualmente coerentes com o novo perfil profissional. A Faculdade de Medicina de Marília (Famema) vem utilizando o portfólio reflexivo como instrumento de avaliação formativa no curso médico. Este trabalho propõe-se a analisar a percepção dos estudantes quanto ao seu uso. Trata-se de um estudo qualitativo cujos dados foram coletados pela técnica de grupo focal, à qual se seguiram os passos da técnica de análise de conteúdo na modalidade temática. Definiram-se, então, as categorias temáticas: "O portfólio enquanto espaço que oportuniza reflexão sobre a prática e a aprendizagem ativa"; "Um instrumento de avaliação pro cessual e dialógica"; "O imaginário biomédico e a resistência às mudanças permeando a construção do novo modelo" e "O reconhecimento da necessidade de mudanças". Pode-se considerar que o portfólio reflexivo constitui um instrumento que contribui para a formação profissional, embora sua utilização requeira constantes aproximações e ajustes.Associação Brasileira de Educação Médica2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000200002Revista Brasileira de Educação Médica v.34 n.2 2010reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022010000200002info:eu-repo/semantics/openAccessMarin,Maria José SanchesMoreno,Thiago BarbosaMoravcik,Maria YvetteHiga,Elza de Fátima RibeiroDruzian,SuelaineFrancischetti,IedaIlias,Mérciapor2010-07-14T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022010000200002Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2010-07-14T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do portfólio reflexivo no curso de medicina: percepção dos estudantes
title O uso do portfólio reflexivo no curso de medicina: percepção dos estudantes
spellingShingle O uso do portfólio reflexivo no curso de medicina: percepção dos estudantes
Marin,Maria José Sanches
Ensino
Avaliação
Educação Médica
title_short O uso do portfólio reflexivo no curso de medicina: percepção dos estudantes
title_full O uso do portfólio reflexivo no curso de medicina: percepção dos estudantes
title_fullStr O uso do portfólio reflexivo no curso de medicina: percepção dos estudantes
title_full_unstemmed O uso do portfólio reflexivo no curso de medicina: percepção dos estudantes
title_sort O uso do portfólio reflexivo no curso de medicina: percepção dos estudantes
author Marin,Maria José Sanches
author_facet Marin,Maria José Sanches
Moreno,Thiago Barbosa
Moravcik,Maria Yvette
Higa,Elza de Fátima Ribeiro
Druzian,Suelaine
Francischetti,Ieda
Ilias,Mércia
author_role author
author2 Moreno,Thiago Barbosa
Moravcik,Maria Yvette
Higa,Elza de Fátima Ribeiro
Druzian,Suelaine
Francischetti,Ieda
Ilias,Mércia
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marin,Maria José Sanches
Moreno,Thiago Barbosa
Moravcik,Maria Yvette
Higa,Elza de Fátima Ribeiro
Druzian,Suelaine
Francischetti,Ieda
Ilias,Mércia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Avaliação
Educação Médica
topic Ensino
Avaliação
Educação Médica
description Os métodos ativos de aprendizagem necessitam de processos avaliativos igualmente coerentes com o novo perfil profissional. A Faculdade de Medicina de Marília (Famema) vem utilizando o portfólio reflexivo como instrumento de avaliação formativa no curso médico. Este trabalho propõe-se a analisar a percepção dos estudantes quanto ao seu uso. Trata-se de um estudo qualitativo cujos dados foram coletados pela técnica de grupo focal, à qual se seguiram os passos da técnica de análise de conteúdo na modalidade temática. Definiram-se, então, as categorias temáticas: "O portfólio enquanto espaço que oportuniza reflexão sobre a prática e a aprendizagem ativa"; "Um instrumento de avaliação pro cessual e dialógica"; "O imaginário biomédico e a resistência às mudanças permeando a construção do novo modelo" e "O reconhecimento da necessidade de mudanças". Pode-se considerar que o portfólio reflexivo constitui um instrumento que contribui para a formação profissional, embora sua utilização requeira constantes aproximações e ajustes.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000200002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022010000200002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.34 n.2 2010
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004271443968