Efeitos rendimento escolar, infraestrutura e prática docente na qualidade do ensino médio no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia,Ricardo Alexandrino
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rios-Neto,Eduardo Luiz Gonçalves, Miranda-Ribeiro,Adriana de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de estudos de população (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982021000100162
Resumo: Resumo O artigo identifica e discute fatores escolares que mais influenciam a qualidade do ensino médio no Brasil: rendimento escolar, infraestrutura ou prática docente. Foram utilizados os dados do Censo Escolar e do Exame Nacional do Ensino Médio. A técnica de mineração de dados levantou características-chave para o bom desempenho escolar. Um modelo de regressão logística identificou os fatores escolares que mais influenciam o desempenho escolar dos alunos da rede pública de ensino médio regular no Brasil. Investigaram-se, também, os diferenciais de desempenho escolar de alunos do ensino médio segundo o tipo de escola e tipo de ensino, bem como os diferenciais interestaduais, considerando o sistema público de ensino médio regular. Os resultados apontam que alunos de escolas estaduais estão em desvantagem e que os de escolas privadas e federais possuem desempenho semelhante, quando considerado apenas o tipo de escola. Ao se levar em conta também o tipo de ensino, os alunos do ensino regular das escolas federais apresentam o melhor desempenho, cerca de 1,3 vez maior do que o dos alunos das escolas estaduais. Não há grandes disparidades interestaduais, embora os resultados apontem diferenciação regional. Dentre os fatores escolares, a qualificação docente se mostrou o fator mais impactante no desempenho escolar.
id ABEP-1_d7e5bf300738323184809e1ee148ca1f
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-30982021000100162
network_acronym_str ABEP-1
network_name_str Revista brasileira de estudos de população (Online)
repository_id_str
spelling Efeitos rendimento escolar, infraestrutura e prática docente na qualidade do ensino médio no BrasilQualidade do ensinoDesempenho escolarEnsino médioMineração de dadosEnemBrasilResumo O artigo identifica e discute fatores escolares que mais influenciam a qualidade do ensino médio no Brasil: rendimento escolar, infraestrutura ou prática docente. Foram utilizados os dados do Censo Escolar e do Exame Nacional do Ensino Médio. A técnica de mineração de dados levantou características-chave para o bom desempenho escolar. Um modelo de regressão logística identificou os fatores escolares que mais influenciam o desempenho escolar dos alunos da rede pública de ensino médio regular no Brasil. Investigaram-se, também, os diferenciais de desempenho escolar de alunos do ensino médio segundo o tipo de escola e tipo de ensino, bem como os diferenciais interestaduais, considerando o sistema público de ensino médio regular. Os resultados apontam que alunos de escolas estaduais estão em desvantagem e que os de escolas privadas e federais possuem desempenho semelhante, quando considerado apenas o tipo de escola. Ao se levar em conta também o tipo de ensino, os alunos do ensino regular das escolas federais apresentam o melhor desempenho, cerca de 1,3 vez maior do que o dos alunos das escolas estaduais. Não há grandes disparidades interestaduais, embora os resultados apontem diferenciação regional. Dentre os fatores escolares, a qualificação docente se mostrou o fator mais impactante no desempenho escolar.Associação Brasileira de Estudos Populacionais2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982021000100162Revista Brasileira de Estudos de População v.38 2021reponame:Revista brasileira de estudos de população (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP)instacron:ABEP10.20947/s0102-3098a0152info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia,Ricardo AlexandrinoRios-Neto,Eduardo Luiz GonçalvesMiranda-Ribeiro,Adriana depor2021-07-22T00:00:00Zoai:scielo:S0102-30982021000100162Revistahttps://rebep.org.br/revistahttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||editora@rebep.org.br1980-55190102-3098opendoar:2021-07-22T00:00Revista brasileira de estudos de população (Online) - Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos rendimento escolar, infraestrutura e prática docente na qualidade do ensino médio no Brasil
title Efeitos rendimento escolar, infraestrutura e prática docente na qualidade do ensino médio no Brasil
spellingShingle Efeitos rendimento escolar, infraestrutura e prática docente na qualidade do ensino médio no Brasil
Garcia,Ricardo Alexandrino
Qualidade do ensino
Desempenho escolar
Ensino médio
Mineração de dados
Enem
Brasil
title_short Efeitos rendimento escolar, infraestrutura e prática docente na qualidade do ensino médio no Brasil
title_full Efeitos rendimento escolar, infraestrutura e prática docente na qualidade do ensino médio no Brasil
title_fullStr Efeitos rendimento escolar, infraestrutura e prática docente na qualidade do ensino médio no Brasil
title_full_unstemmed Efeitos rendimento escolar, infraestrutura e prática docente na qualidade do ensino médio no Brasil
title_sort Efeitos rendimento escolar, infraestrutura e prática docente na qualidade do ensino médio no Brasil
author Garcia,Ricardo Alexandrino
author_facet Garcia,Ricardo Alexandrino
Rios-Neto,Eduardo Luiz Gonçalves
Miranda-Ribeiro,Adriana de
author_role author
author2 Rios-Neto,Eduardo Luiz Gonçalves
Miranda-Ribeiro,Adriana de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia,Ricardo Alexandrino
Rios-Neto,Eduardo Luiz Gonçalves
Miranda-Ribeiro,Adriana de
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade do ensino
Desempenho escolar
Ensino médio
Mineração de dados
Enem
Brasil
topic Qualidade do ensino
Desempenho escolar
Ensino médio
Mineração de dados
Enem
Brasil
description Resumo O artigo identifica e discute fatores escolares que mais influenciam a qualidade do ensino médio no Brasil: rendimento escolar, infraestrutura ou prática docente. Foram utilizados os dados do Censo Escolar e do Exame Nacional do Ensino Médio. A técnica de mineração de dados levantou características-chave para o bom desempenho escolar. Um modelo de regressão logística identificou os fatores escolares que mais influenciam o desempenho escolar dos alunos da rede pública de ensino médio regular no Brasil. Investigaram-se, também, os diferenciais de desempenho escolar de alunos do ensino médio segundo o tipo de escola e tipo de ensino, bem como os diferenciais interestaduais, considerando o sistema público de ensino médio regular. Os resultados apontam que alunos de escolas estaduais estão em desvantagem e que os de escolas privadas e federais possuem desempenho semelhante, quando considerado apenas o tipo de escola. Ao se levar em conta também o tipo de ensino, os alunos do ensino regular das escolas federais apresentam o melhor desempenho, cerca de 1,3 vez maior do que o dos alunos das escolas estaduais. Não há grandes disparidades interestaduais, embora os resultados apontem diferenciação regional. Dentre os fatores escolares, a qualificação docente se mostrou o fator mais impactante no desempenho escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982021000100162
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982021000100162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.20947/s0102-3098a0152
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Estudos Populacionais
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Estudos Populacionais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos de População v.38 2021
reponame:Revista brasileira de estudos de população (Online)
instname:Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP)
instacron:ABEP
instname_str Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP)
instacron_str ABEP
institution ABEP
reponame_str Revista brasileira de estudos de população (Online)
collection Revista brasileira de estudos de população (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de estudos de população (Online) - Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP)
repository.mail.fl_str_mv ||editora@rebep.org.br
_version_ 1754302037505343488