A integração do cliente no processo de desenvolvimento de produto: revisão bibliográfica sistemática e temas para pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: González,Mario Orestes Aguirre
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Toledo,José Carlos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Production
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132012000100002
Resumo: Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sistemática e aponta direções de pesquisa para o tema integração do cliente (IC) no processo de desenvolvimento de produto. Esse tema é considerado relevante na bibliografia das áreas de marketing, qualidade, inovação tecnológica e estratégia competitiva por permitir às empresas conhecerem melhor as reais necessidades do mercado, contribuir para o desenvolvimento de produtos mais adequados ao mercado e usar o conhecimento acumulado pelos clientes. Foram levantados 72 artigos que abordam esse tema no período de 1980 a 2008. O interesse pelo tema, no meio acadêmico, tem aumentado significativamente desde 2002, o que se constata pelo aumento no número de artigos publicados e pela incorporação do tema a capítulos de livros sobre gestão de desenvolvimento de produto. Identificaram-se as seguintes dimensões que compreendem o tema e que predominam nas pesquisas relatadas nos artigos analisados: fundamentos para a integração do cliente no processo de desenvolvimento do produto, critérios para seleção de clientes, tipos de interação entre a empresa e seus clientes e benefícios obtidos com a integração do cliente (IC). Para futuras pesquisas, recomenda-se aprofundar, por meio de estudo de casos e de survey, a compreensão que as empresas têm sobre o tema, as práticas adotadas e as relações e sinergia entre as dimensões, bem como as relações de causa e efeito entre as práticas e o desempenho do processo de desenvolvimento de produto.
id ABEPRO-1_8f6d8302edf9ba07c16ce20f6382ff09
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65132012000100002
network_acronym_str ABEPRO-1
network_name_str Production
repository_id_str
spelling A integração do cliente no processo de desenvolvimento de produto: revisão bibliográfica sistemática e temas para pesquisaDesenvolvimento de produtoIntegração do clienteRevisão bibliográfica sistemáticaIntegração do cliente no desenvolvimento de produtoEste artigo apresenta uma revisão bibliográfica sistemática e aponta direções de pesquisa para o tema integração do cliente (IC) no processo de desenvolvimento de produto. Esse tema é considerado relevante na bibliografia das áreas de marketing, qualidade, inovação tecnológica e estratégia competitiva por permitir às empresas conhecerem melhor as reais necessidades do mercado, contribuir para o desenvolvimento de produtos mais adequados ao mercado e usar o conhecimento acumulado pelos clientes. Foram levantados 72 artigos que abordam esse tema no período de 1980 a 2008. O interesse pelo tema, no meio acadêmico, tem aumentado significativamente desde 2002, o que se constata pelo aumento no número de artigos publicados e pela incorporação do tema a capítulos de livros sobre gestão de desenvolvimento de produto. Identificaram-se as seguintes dimensões que compreendem o tema e que predominam nas pesquisas relatadas nos artigos analisados: fundamentos para a integração do cliente no processo de desenvolvimento do produto, critérios para seleção de clientes, tipos de interação entre a empresa e seus clientes e benefícios obtidos com a integração do cliente (IC). Para futuras pesquisas, recomenda-se aprofundar, por meio de estudo de casos e de survey, a compreensão que as empresas têm sobre o tema, as práticas adotadas e as relações e sinergia entre as dimensões, bem como as relações de causa e efeito entre as práticas e o desempenho do processo de desenvolvimento de produto.Associação Brasileira de Engenharia de Produção2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132012000100002Production v.22 n.1 2012reponame:Productioninstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPRO10.1590/S0103-65132011005000065info:eu-repo/semantics/openAccessGonzález,Mario Orestes AguirreToledo,José Carlos depor2012-03-15T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65132012000100002Revistahttps://www.scielo.br/j/prod/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||production@editoracubo.com.br1980-54110103-6513opendoar:2012-03-15T00:00Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false
dc.title.none.fl_str_mv A integração do cliente no processo de desenvolvimento de produto: revisão bibliográfica sistemática e temas para pesquisa
title A integração do cliente no processo de desenvolvimento de produto: revisão bibliográfica sistemática e temas para pesquisa
spellingShingle A integração do cliente no processo de desenvolvimento de produto: revisão bibliográfica sistemática e temas para pesquisa
González,Mario Orestes Aguirre
Desenvolvimento de produto
Integração do cliente
Revisão bibliográfica sistemática
Integração do cliente no desenvolvimento de produto
title_short A integração do cliente no processo de desenvolvimento de produto: revisão bibliográfica sistemática e temas para pesquisa
title_full A integração do cliente no processo de desenvolvimento de produto: revisão bibliográfica sistemática e temas para pesquisa
title_fullStr A integração do cliente no processo de desenvolvimento de produto: revisão bibliográfica sistemática e temas para pesquisa
title_full_unstemmed A integração do cliente no processo de desenvolvimento de produto: revisão bibliográfica sistemática e temas para pesquisa
title_sort A integração do cliente no processo de desenvolvimento de produto: revisão bibliográfica sistemática e temas para pesquisa
author González,Mario Orestes Aguirre
author_facet González,Mario Orestes Aguirre
Toledo,José Carlos de
author_role author
author2 Toledo,José Carlos de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv González,Mario Orestes Aguirre
Toledo,José Carlos de
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento de produto
Integração do cliente
Revisão bibliográfica sistemática
Integração do cliente no desenvolvimento de produto
topic Desenvolvimento de produto
Integração do cliente
Revisão bibliográfica sistemática
Integração do cliente no desenvolvimento de produto
description Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sistemática e aponta direções de pesquisa para o tema integração do cliente (IC) no processo de desenvolvimento de produto. Esse tema é considerado relevante na bibliografia das áreas de marketing, qualidade, inovação tecnológica e estratégia competitiva por permitir às empresas conhecerem melhor as reais necessidades do mercado, contribuir para o desenvolvimento de produtos mais adequados ao mercado e usar o conhecimento acumulado pelos clientes. Foram levantados 72 artigos que abordam esse tema no período de 1980 a 2008. O interesse pelo tema, no meio acadêmico, tem aumentado significativamente desde 2002, o que se constata pelo aumento no número de artigos publicados e pela incorporação do tema a capítulos de livros sobre gestão de desenvolvimento de produto. Identificaram-se as seguintes dimensões que compreendem o tema e que predominam nas pesquisas relatadas nos artigos analisados: fundamentos para a integração do cliente no processo de desenvolvimento do produto, critérios para seleção de clientes, tipos de interação entre a empresa e seus clientes e benefícios obtidos com a integração do cliente (IC). Para futuras pesquisas, recomenda-se aprofundar, por meio de estudo de casos e de survey, a compreensão que as empresas têm sobre o tema, as práticas adotadas e as relações e sinergia entre as dimensões, bem como as relações de causa e efeito entre as práticas e o desempenho do processo de desenvolvimento de produto.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132012000100002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132012000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-65132011005000065
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
dc.source.none.fl_str_mv Production v.22 n.1 2012
reponame:Production
instname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron:ABEPRO
instname_str Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron_str ABEPRO
institution ABEPRO
reponame_str Production
collection Production
repository.name.fl_str_mv Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
repository.mail.fl_str_mv ||production@editoracubo.com.br
_version_ 1754213151619940352