Integração de clientes no processo de desenvolvimento de produtos: estudo de casos em empresas de bens de capital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: González, Mario Orestes Aguirre
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Toledo, José Carlos, Oprime, Pedro Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32996
Resumo: Entender as necessidades atuais e futuras dos clientes, traduzi-las em requisitos do produto e incorporá-las no projeto do novo produto são atividades consideradas críticas para o sucesso do processo de desenvolvimento de produtos. Diversas estratégias são adotadas com a finalidade das empresas obterem maior eficiência e eficácia no processo de desenvolvimento de novos produtos, dentre elas destaca-se a integração de clientes neste processo. Este artigo tem por objetivo identificar, em uma amostra de empresas da indústria de bens de capital, as práticas adotadas para integração de clientes, comparar essas práticas com as recomendações da bibliografia e apresentar sugestões para a gestão dessa integração. Foram realizados estudos de casos em cinco empresas industriais do setor de bens de capital. As empresas desse setor, por desenvolverem produtos que, de modo geral, serão implantados nos processos de seus clientes, em princípio necessitam de uma maior integração com os clientes. A análise da revisão bibliográfica sobre o tema e dos resultados do estudo de casos, aponta que práticas de integração de clientes têm efeitos positivos no desempenho do processo de desenvolvimento de produto. Por outro lado, observa-se, nessas empresas, a necessidade de um maior grau de formalização dessas práticas, com adoção de procedimentos e técnicas de suporte. Assim, são propostas um grupo de considerações e recomendações para um melhor gerenciamento da integração de clientes no processo de desenvolvimento de produto
id UFRN_bf9e9421ee61f93ebd6dac801077f5ed
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32996
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling González, Mario Orestes AguirreToledo, José CarlosOprime, Pedro Carlos2021-08-04T13:46:14Z2021-08-04T13:46:14Z2012GONZÁLEZ, Mario Orestes Aguirre; TOLEDO, José Carlos de. A integração do cliente no processo de desenvolvimento de produto: revisão bibliográfica sistemática e temas para pesquisa. Production, [S.L.], v. 22, n. 1, p. 14-26, 10 nov. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/gp/a/JxGLtdWB3qh3ZPyC5SgzSWB/?lang=pt. Acesso em: 29 abr. 2021. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132011005000065.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/3299610.1590/S0104-530X2012000300011Entender as necessidades atuais e futuras dos clientes, traduzi-las em requisitos do produto e incorporá-las no projeto do novo produto são atividades consideradas críticas para o sucesso do processo de desenvolvimento de produtos. Diversas estratégias são adotadas com a finalidade das empresas obterem maior eficiência e eficácia no processo de desenvolvimento de novos produtos, dentre elas destaca-se a integração de clientes neste processo. Este artigo tem por objetivo identificar, em uma amostra de empresas da indústria de bens de capital, as práticas adotadas para integração de clientes, comparar essas práticas com as recomendações da bibliografia e apresentar sugestões para a gestão dessa integração. Foram realizados estudos de casos em cinco empresas industriais do setor de bens de capital. As empresas desse setor, por desenvolverem produtos que, de modo geral, serão implantados nos processos de seus clientes, em princípio necessitam de uma maior integração com os clientes. A análise da revisão bibliográfica sobre o tema e dos resultados do estudo de casos, aponta que práticas de integração de clientes têm efeitos positivos no desempenho do processo de desenvolvimento de produto. Por outro lado, observa-se, nessas empresas, a necessidade de um maior grau de formalização dessas práticas, com adoção de procedimentos e técnicas de suporte. Assim, são propostas um grupo de considerações e recomendações para um melhor gerenciamento da integração de clientes no processo de desenvolvimento de produtoUnderstanding current and future customer needs, translating them into product requirements, and incorporating them into new product design are activities considered critical to the success of product development processes. Several strategies are adopted by companies in order to achieve greater efficiency and effectiveness in the development of new products. Among them is customer integration into this process. This article aims to identify in a sample of capital good firms the practices adopted for customer integration, compare these practices with those suggested in the literature, and propose suggestions for managing this integration. Case studies were conducted in five manufacturing companies in the sector of capital goods. Since they develop products that are generally implemented in the processes of their clients, companies in this sector require greater customer integration. The analysis of the literature review on the subject and findings of the case studies indicate that customer integration practices have positive effects on the performance of the product development process. On the other hand, it was observed that these companies need a greater degree of formalization of these practices by adopting standard procedures and support techniques. Therefore, a set of recommendations and considerations were proposed for a better management of these customer integration practices in product development processesScieloAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSetor de bens de capitalAtividades de integração de clientesDesenvolvimento de produtoIntegração do clienteIntegração de clientes no processo de desenvolvimento de produtos: estudo de casos em empresas de bens de capitalCustomer integration in product development process: case study in capital goods companiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32996/2/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32996/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53ORIGINALIntegraçãoClientesProcesso_Gonzalez_2012.pdfIntegraçãoClientesProcesso_Gonzalez_2012.pdfapplication/pdf402824https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32996/1/Integra%c3%a7%c3%a3oClientesProcesso_Gonzalez_2012.pdfb8a0470e82065447dfdc90690c866129MD51123456789/329962021-08-04 10:46:15.244oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-08-04T13:46:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Integração de clientes no processo de desenvolvimento de produtos: estudo de casos em empresas de bens de capital
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Customer integration in product development process: case study in capital goods companies
title Integração de clientes no processo de desenvolvimento de produtos: estudo de casos em empresas de bens de capital
spellingShingle Integração de clientes no processo de desenvolvimento de produtos: estudo de casos em empresas de bens de capital
González, Mario Orestes Aguirre
Setor de bens de capital
Atividades de integração de clientes
Desenvolvimento de produto
Integração do cliente
title_short Integração de clientes no processo de desenvolvimento de produtos: estudo de casos em empresas de bens de capital
title_full Integração de clientes no processo de desenvolvimento de produtos: estudo de casos em empresas de bens de capital
title_fullStr Integração de clientes no processo de desenvolvimento de produtos: estudo de casos em empresas de bens de capital
title_full_unstemmed Integração de clientes no processo de desenvolvimento de produtos: estudo de casos em empresas de bens de capital
title_sort Integração de clientes no processo de desenvolvimento de produtos: estudo de casos em empresas de bens de capital
author González, Mario Orestes Aguirre
author_facet González, Mario Orestes Aguirre
Toledo, José Carlos
Oprime, Pedro Carlos
author_role author
author2 Toledo, José Carlos
Oprime, Pedro Carlos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv González, Mario Orestes Aguirre
Toledo, José Carlos
Oprime, Pedro Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Setor de bens de capital
Atividades de integração de clientes
Desenvolvimento de produto
Integração do cliente
topic Setor de bens de capital
Atividades de integração de clientes
Desenvolvimento de produto
Integração do cliente
description Entender as necessidades atuais e futuras dos clientes, traduzi-las em requisitos do produto e incorporá-las no projeto do novo produto são atividades consideradas críticas para o sucesso do processo de desenvolvimento de produtos. Diversas estratégias são adotadas com a finalidade das empresas obterem maior eficiência e eficácia no processo de desenvolvimento de novos produtos, dentre elas destaca-se a integração de clientes neste processo. Este artigo tem por objetivo identificar, em uma amostra de empresas da indústria de bens de capital, as práticas adotadas para integração de clientes, comparar essas práticas com as recomendações da bibliografia e apresentar sugestões para a gestão dessa integração. Foram realizados estudos de casos em cinco empresas industriais do setor de bens de capital. As empresas desse setor, por desenvolverem produtos que, de modo geral, serão implantados nos processos de seus clientes, em princípio necessitam de uma maior integração com os clientes. A análise da revisão bibliográfica sobre o tema e dos resultados do estudo de casos, aponta que práticas de integração de clientes têm efeitos positivos no desempenho do processo de desenvolvimento de produto. Por outro lado, observa-se, nessas empresas, a necessidade de um maior grau de formalização dessas práticas, com adoção de procedimentos e técnicas de suporte. Assim, são propostas um grupo de considerações e recomendações para um melhor gerenciamento da integração de clientes no processo de desenvolvimento de produto
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-04T13:46:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-04T13:46:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GONZÁLEZ, Mario Orestes Aguirre; TOLEDO, José Carlos de. A integração do cliente no processo de desenvolvimento de produto: revisão bibliográfica sistemática e temas para pesquisa. Production, [S.L.], v. 22, n. 1, p. 14-26, 10 nov. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/gp/a/JxGLtdWB3qh3ZPyC5SgzSWB/?lang=pt. Acesso em: 29 abr. 2021. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132011005000065.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32996
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-530X2012000300011
identifier_str_mv GONZÁLEZ, Mario Orestes Aguirre; TOLEDO, José Carlos de. A integração do cliente no processo de desenvolvimento de produto: revisão bibliográfica sistemática e temas para pesquisa. Production, [S.L.], v. 22, n. 1, p. 14-26, 10 nov. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/gp/a/JxGLtdWB3qh3ZPyC5SgzSWB/?lang=pt. Acesso em: 29 abr. 2021. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132011005000065.
10.1590/S0104-530X2012000300011
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Scielo
publisher.none.fl_str_mv Scielo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32996/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32996/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32996/1/Integra%c3%a7%c3%a3oClientesProcesso_Gonzalez_2012.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
b8a0470e82065447dfdc90690c866129
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797776926010507264