Considerações sobre o papel da consciência morfológica nas dificuldades de leitura e escrita: uma revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota,Márcia Elia da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000200006
Resumo: Este trabalho teve como objetivo revisar a produção científica nacional e internacional indexada no Scielo e no periódico CAPES (Web of Science e Psychinfo), entre 1996 e 2006 sobre a relação entre a consciência morfológica e as dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita. Foram selecionados estudos empíricos que descreviam o relacionamento entre a consciência morfológica e a alfabetização. Identificaram-se 16 artigos (três nacionais e 13 internacionais) que foram analisados considerando os seguintes aspectos: a relação causal entre a consciência morfológica e a alfabetização e o papel da consciência morfológica nas dificuldades de leitura e escrita. Foi feita uma análise dos periódicos em que foram publicados tipos de técnicas de coleta e análise de dados utilizados. Os resultados apontam para a carência de estudos empíricos que estudem este fenômeno no Brasil. São discutidas também as implicações teórico-metodológicas destes estudos para o contexto educacional e para avaliação das dificuldades de leitura.
id ABRAPEE-1_22aee7e911cb15c5fbf82f2700b63607
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572008000200006
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Considerações sobre o papel da consciência morfológica nas dificuldades de leitura e escrita: uma revisão da literaturaMorfologiaMetalinguagemAlfabetizaçãoEste trabalho teve como objetivo revisar a produção científica nacional e internacional indexada no Scielo e no periódico CAPES (Web of Science e Psychinfo), entre 1996 e 2006 sobre a relação entre a consciência morfológica e as dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita. Foram selecionados estudos empíricos que descreviam o relacionamento entre a consciência morfológica e a alfabetização. Identificaram-se 16 artigos (três nacionais e 13 internacionais) que foram analisados considerando os seguintes aspectos: a relação causal entre a consciência morfológica e a alfabetização e o papel da consciência morfológica nas dificuldades de leitura e escrita. Foi feita uma análise dos periódicos em que foram publicados tipos de técnicas de coleta e análise de dados utilizados. Os resultados apontam para a carência de estudos empíricos que estudem este fenômeno no Brasil. São discutidas também as implicações teórico-metodológicas destes estudos para o contexto educacional e para avaliação das dificuldades de leitura.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000200006Psicologia Escolar e Educacional v.12 n.2 2008reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572008000200006info:eu-repo/semantics/openAccessMota,Márcia Elia dapor2010-10-21T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572008000200006Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-10-21T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Considerações sobre o papel da consciência morfológica nas dificuldades de leitura e escrita: uma revisão da literatura
title Considerações sobre o papel da consciência morfológica nas dificuldades de leitura e escrita: uma revisão da literatura
spellingShingle Considerações sobre o papel da consciência morfológica nas dificuldades de leitura e escrita: uma revisão da literatura
Mota,Márcia Elia da
Morfologia
Metalinguagem
Alfabetização
title_short Considerações sobre o papel da consciência morfológica nas dificuldades de leitura e escrita: uma revisão da literatura
title_full Considerações sobre o papel da consciência morfológica nas dificuldades de leitura e escrita: uma revisão da literatura
title_fullStr Considerações sobre o papel da consciência morfológica nas dificuldades de leitura e escrita: uma revisão da literatura
title_full_unstemmed Considerações sobre o papel da consciência morfológica nas dificuldades de leitura e escrita: uma revisão da literatura
title_sort Considerações sobre o papel da consciência morfológica nas dificuldades de leitura e escrita: uma revisão da literatura
author Mota,Márcia Elia da
author_facet Mota,Márcia Elia da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota,Márcia Elia da
dc.subject.por.fl_str_mv Morfologia
Metalinguagem
Alfabetização
topic Morfologia
Metalinguagem
Alfabetização
description Este trabalho teve como objetivo revisar a produção científica nacional e internacional indexada no Scielo e no periódico CAPES (Web of Science e Psychinfo), entre 1996 e 2006 sobre a relação entre a consciência morfológica e as dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita. Foram selecionados estudos empíricos que descreviam o relacionamento entre a consciência morfológica e a alfabetização. Identificaram-se 16 artigos (três nacionais e 13 internacionais) que foram analisados considerando os seguintes aspectos: a relação causal entre a consciência morfológica e a alfabetização e o papel da consciência morfológica nas dificuldades de leitura e escrita. Foi feita uma análise dos periódicos em que foram publicados tipos de técnicas de coleta e análise de dados utilizados. Os resultados apontam para a carência de estudos empíricos que estudem este fenômeno no Brasil. São discutidas também as implicações teórico-metodológicas destes estudos para o contexto educacional e para avaliação das dificuldades de leitura.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572008000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.12 n.2 2008
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604982591488