O papel da consciência morfológica para a alfabetização em leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota,Márcia Maria Peruzzi Elia da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722009000100019
Resumo: Dentre as habilidades metalingüísticas três parecem ajudar o leitor aprendiz a aprender a ler e escrever: a consciência fonológica, a consciência sintática e a consciência morfológica. Das três habilidades, a menos estudada é a consciência morfológica. No entanto, este estado de coisas está mudando e está se formando um novo corpo de conhecimento sobre o papel das habilidades morfológicas e a alfabetização. À medida que esse campo de pesquisa avança novas questões teóricas e metodológicas vão sendo levantadas. Com base na literatura publicada recentemente na área, este artigo discute algumas destas questões.
id PUC_RIO-24_ba871166ed55c3a94c68aaeb8e0f457f
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722009000100019
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling O papel da consciência morfológica para a alfabetização em leituraconsciência metalingüísticaconsciência morfológicaalfabetizaçãoDentre as habilidades metalingüísticas três parecem ajudar o leitor aprendiz a aprender a ler e escrever: a consciência fonológica, a consciência sintática e a consciência morfológica. Das três habilidades, a menos estudada é a consciência morfológica. No entanto, este estado de coisas está mudando e está se formando um novo corpo de conhecimento sobre o papel das habilidades morfológicas e a alfabetização. À medida que esse campo de pesquisa avança novas questões teóricas e metodológicas vão sendo levantadas. Com base na literatura publicada recentemente na área, este artigo discute algumas destas questões.Universidade Estadual de Maringá2009-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722009000100019Psicologia em Estudo v.14 n.1 2009reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722009000100019info:eu-repo/semantics/openAccessMota,Márcia Maria Peruzzi Elia dapor2009-06-29T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722009000100019Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2009-06-29T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da consciência morfológica para a alfabetização em leitura
title O papel da consciência morfológica para a alfabetização em leitura
spellingShingle O papel da consciência morfológica para a alfabetização em leitura
Mota,Márcia Maria Peruzzi Elia da
consciência metalingüística
consciência morfológica
alfabetização
title_short O papel da consciência morfológica para a alfabetização em leitura
title_full O papel da consciência morfológica para a alfabetização em leitura
title_fullStr O papel da consciência morfológica para a alfabetização em leitura
title_full_unstemmed O papel da consciência morfológica para a alfabetização em leitura
title_sort O papel da consciência morfológica para a alfabetização em leitura
author Mota,Márcia Maria Peruzzi Elia da
author_facet Mota,Márcia Maria Peruzzi Elia da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota,Márcia Maria Peruzzi Elia da
dc.subject.por.fl_str_mv consciência metalingüística
consciência morfológica
alfabetização
topic consciência metalingüística
consciência morfológica
alfabetização
description Dentre as habilidades metalingüísticas três parecem ajudar o leitor aprendiz a aprender a ler e escrever: a consciência fonológica, a consciência sintática e a consciência morfológica. Das três habilidades, a menos estudada é a consciência morfológica. No entanto, este estado de coisas está mudando e está se formando um novo corpo de conhecimento sobre o papel das habilidades morfológicas e a alfabetização. À medida que esse campo de pesquisa avança novas questões teóricas e metodológicas vão sendo levantadas. Com base na literatura publicada recentemente na área, este artigo discute algumas destas questões.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722009000100019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722009000100019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722009000100019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.14 n.1 2009
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127904647479296