Pavlovian temperament survey - P T S: Análise de itens e teste de realidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85571996000100008 |
Resumo: | Os estudos de personalidade e temperamento tem sido conduzidos em diferentes países buscando entender e avaliar as diferenças individuais. Esta avaliação assume importante papel no Brasil, principalmente por três razões: 1) os psicólogos no Brasil não tem suficientes pesquisas e instrumentos para avaliação psicológica; 2) não existem inventários de temperamento específicos para a prática do psicólogo na escola; 3) para a prática do psicólogo escolar a avaliação de características de personalidade é uma função importante. O objetivo deste trabalho foi estabelecer referências para o conceito e dimensões avaliadas pela versão Brasileira do PTS e promover análises para a clarificação do constructo desta área. A amostra foi composta por 395 sujeitos de diferentes grupos de idade que responderam ao instrumento. Foi conduzi da uma análise de itens. Os resultados foram discutidos considerando a avaliação internacional do PTS. |
id |
ABRAPEE-1_4cababe09c7cbaa8487b96a1b053ad5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85571996000100008 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pavlovian temperament survey - P T S: Análise de itens e teste de realidadeTemperamentoPersonalidadeTestesOs estudos de personalidade e temperamento tem sido conduzidos em diferentes países buscando entender e avaliar as diferenças individuais. Esta avaliação assume importante papel no Brasil, principalmente por três razões: 1) os psicólogos no Brasil não tem suficientes pesquisas e instrumentos para avaliação psicológica; 2) não existem inventários de temperamento específicos para a prática do psicólogo na escola; 3) para a prática do psicólogo escolar a avaliação de características de personalidade é uma função importante. O objetivo deste trabalho foi estabelecer referências para o conceito e dimensões avaliadas pela versão Brasileira do PTS e promover análises para a clarificação do constructo desta área. A amostra foi composta por 395 sujeitos de diferentes grupos de idade que responderam ao instrumento. Foi conduzi da uma análise de itens. Os resultados foram discutidos considerando a avaliação internacional do PTS.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)1996-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85571996000100008Psicologia Escolar e Educacional v.1 n.1 1996reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEEinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuzzo,Raquel Souza LoboRiello,Isabel CristinaPrimi,Ricardopor2011-02-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85571996000100008Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2011-02-03T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pavlovian temperament survey - P T S: Análise de itens e teste de realidade |
title |
Pavlovian temperament survey - P T S: Análise de itens e teste de realidade |
spellingShingle |
Pavlovian temperament survey - P T S: Análise de itens e teste de realidade Guzzo,Raquel Souza Lobo Temperamento Personalidade Testes |
title_short |
Pavlovian temperament survey - P T S: Análise de itens e teste de realidade |
title_full |
Pavlovian temperament survey - P T S: Análise de itens e teste de realidade |
title_fullStr |
Pavlovian temperament survey - P T S: Análise de itens e teste de realidade |
title_full_unstemmed |
Pavlovian temperament survey - P T S: Análise de itens e teste de realidade |
title_sort |
Pavlovian temperament survey - P T S: Análise de itens e teste de realidade |
author |
Guzzo,Raquel Souza Lobo |
author_facet |
Guzzo,Raquel Souza Lobo Riello,Isabel Cristina Primi,Ricardo |
author_role |
author |
author2 |
Riello,Isabel Cristina Primi,Ricardo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guzzo,Raquel Souza Lobo Riello,Isabel Cristina Primi,Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Temperamento Personalidade Testes |
topic |
Temperamento Personalidade Testes |
description |
Os estudos de personalidade e temperamento tem sido conduzidos em diferentes países buscando entender e avaliar as diferenças individuais. Esta avaliação assume importante papel no Brasil, principalmente por três razões: 1) os psicólogos no Brasil não tem suficientes pesquisas e instrumentos para avaliação psicológica; 2) não existem inventários de temperamento específicos para a prática do psicólogo na escola; 3) para a prática do psicólogo escolar a avaliação de características de personalidade é uma função importante. O objetivo deste trabalho foi estabelecer referências para o conceito e dimensões avaliadas pela versão Brasileira do PTS e promover análises para a clarificação do constructo desta área. A amostra foi composta por 395 sujeitos de diferentes grupos de idade que responderam ao instrumento. Foi conduzi da uma análise de itens. Os resultados foram discutidos considerando a avaliação internacional do PTS. |
publishDate |
1996 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1996-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85571996000100008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85571996000100008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.1 n.1 1996 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212604069281792 |