Psicologia Escolar em educação infantil: reflexões de uma atuação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vokoy,Tatiana
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Pedroza,Regina Lúcia Sucupira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000100009
Resumo: O modelo de Educação Infantil tem sido alterado à medida que a criança passa a ser vista como sujeito de educação, com necessidade de atendimento qualificado. O trabalho do psicólogo escolar permeia questões relacionadas ao desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos cognitivos, afetivos e motores. A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição de Educação Infantil de Brasília com objetivo de conhecer a prática educativa e a atuação do psicólogo escolar. Foram realizadas entrevistas com a equipe psicopedagógica e observações de atividades da rotina escolar. Concluímos que o modelo de atuação do psicólogo deve ser fundamentado no paradigma interdisciplinar, contextual e crítico. Este estudo vislumbra novas possibilidades para repensar o processo de construção do papel do psicólogo escolar na Educação Infantil.
id ABRAPEE-1_6517be0f8201c6efe1c4dddaa8511683
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572005000100009
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Psicologia Escolar em educação infantil: reflexões de uma atuaçãoPsicologia EscolarEducação InfantilDesenvolvimento infantilO modelo de Educação Infantil tem sido alterado à medida que a criança passa a ser vista como sujeito de educação, com necessidade de atendimento qualificado. O trabalho do psicólogo escolar permeia questões relacionadas ao desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos cognitivos, afetivos e motores. A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição de Educação Infantil de Brasília com objetivo de conhecer a prática educativa e a atuação do psicólogo escolar. Foram realizadas entrevistas com a equipe psicopedagógica e observações de atividades da rotina escolar. Concluímos que o modelo de atuação do psicólogo deve ser fundamentado no paradigma interdisciplinar, contextual e crítico. Este estudo vislumbra novas possibilidades para repensar o processo de construção do papel do psicólogo escolar na Educação Infantil.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2005-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000100009Psicologia Escolar e Educacional v.9 n.1 2005reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572005000100009info:eu-repo/semantics/openAccessVokoy,TatianaPedroza,Regina Lúcia Sucupirapor2010-12-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572005000100009Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-12-03T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia Escolar em educação infantil: reflexões de uma atuação
title Psicologia Escolar em educação infantil: reflexões de uma atuação
spellingShingle Psicologia Escolar em educação infantil: reflexões de uma atuação
Vokoy,Tatiana
Psicologia Escolar
Educação Infantil
Desenvolvimento infantil
title_short Psicologia Escolar em educação infantil: reflexões de uma atuação
title_full Psicologia Escolar em educação infantil: reflexões de uma atuação
title_fullStr Psicologia Escolar em educação infantil: reflexões de uma atuação
title_full_unstemmed Psicologia Escolar em educação infantil: reflexões de uma atuação
title_sort Psicologia Escolar em educação infantil: reflexões de uma atuação
author Vokoy,Tatiana
author_facet Vokoy,Tatiana
Pedroza,Regina Lúcia Sucupira
author_role author
author2 Pedroza,Regina Lúcia Sucupira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vokoy,Tatiana
Pedroza,Regina Lúcia Sucupira
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia Escolar
Educação Infantil
Desenvolvimento infantil
topic Psicologia Escolar
Educação Infantil
Desenvolvimento infantil
description O modelo de Educação Infantil tem sido alterado à medida que a criança passa a ser vista como sujeito de educação, com necessidade de atendimento qualificado. O trabalho do psicólogo escolar permeia questões relacionadas ao desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos cognitivos, afetivos e motores. A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição de Educação Infantil de Brasília com objetivo de conhecer a prática educativa e a atuação do psicólogo escolar. Foram realizadas entrevistas com a equipe psicopedagógica e observações de atividades da rotina escolar. Concluímos que o modelo de atuação do psicólogo deve ser fundamentado no paradigma interdisciplinar, contextual e crítico. Este estudo vislumbra novas possibilidades para repensar o processo de construção do papel do psicólogo escolar na Educação Infantil.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000100009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572005000100009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.9 n.1 2005
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604597764096