Análise das Estratégias de Escrita de Crianças Pré-Escolares em Português do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sargiani,Renan de Almeida
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Albuquerque,Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000300591
Resumo: Resumo Neste estudo tivemos três objetivos: 1) investigar as estratégias que pré-escolares usam para escrever palavras em português do Brasil; 2) analisar os diferentes tipos de escrita e de letras usadas; e 3) criar critérios explícitos para classificar as escritas das crianças e servir como parâmetros para pesquisas e práticas pedagógicas. Os participantes foram 38 crianças com idade média de 70.3 meses. As crianças foram avaliadas por um ditado de 15 palavras e tarefas de conhecimento de letras, consciência fonológica (silábica e fonêmica) e inteligência não-verbal. As escritas foram digitadas e analisadas de acordo com critérios elaborados com base nas estratégias de escrita observadas. Os resultados mostraram que a maioria das crianças utilizou predominantemente estratégias alfabéticas parciais, que refletem a aquisição e o uso do conhecimento de letras e da consciência fonêmica.
id ABRAPEE-1_8ba93d598253c8a04c16a84ca874b7a2
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572016000300591
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Análise das Estratégias de Escrita de Crianças Pré-Escolares em Português do BrasilLinguagem escritaortografiaalfabetização.Resumo Neste estudo tivemos três objetivos: 1) investigar as estratégias que pré-escolares usam para escrever palavras em português do Brasil; 2) analisar os diferentes tipos de escrita e de letras usadas; e 3) criar critérios explícitos para classificar as escritas das crianças e servir como parâmetros para pesquisas e práticas pedagógicas. Os participantes foram 38 crianças com idade média de 70.3 meses. As crianças foram avaliadas por um ditado de 15 palavras e tarefas de conhecimento de letras, consciência fonológica (silábica e fonêmica) e inteligência não-verbal. As escritas foram digitadas e analisadas de acordo com critérios elaborados com base nas estratégias de escrita observadas. Os resultados mostraram que a maioria das crianças utilizou predominantemente estratégias alfabéticas parciais, que refletem a aquisição e o uso do conhecimento de letras e da consciência fonêmica.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000300591Psicologia Escolar e Educacional v.20 n.3 2016reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539201502031057info:eu-repo/semantics/openAccessSargiani,Renan de AlmeidaAlbuquerque,Anapor2017-01-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572016000300591Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2017-01-03T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das Estratégias de Escrita de Crianças Pré-Escolares em Português do Brasil
title Análise das Estratégias de Escrita de Crianças Pré-Escolares em Português do Brasil
spellingShingle Análise das Estratégias de Escrita de Crianças Pré-Escolares em Português do Brasil
Sargiani,Renan de Almeida
Linguagem escrita
ortografia
alfabetização.
title_short Análise das Estratégias de Escrita de Crianças Pré-Escolares em Português do Brasil
title_full Análise das Estratégias de Escrita de Crianças Pré-Escolares em Português do Brasil
title_fullStr Análise das Estratégias de Escrita de Crianças Pré-Escolares em Português do Brasil
title_full_unstemmed Análise das Estratégias de Escrita de Crianças Pré-Escolares em Português do Brasil
title_sort Análise das Estratégias de Escrita de Crianças Pré-Escolares em Português do Brasil
author Sargiani,Renan de Almeida
author_facet Sargiani,Renan de Almeida
Albuquerque,Ana
author_role author
author2 Albuquerque,Ana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sargiani,Renan de Almeida
Albuquerque,Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem escrita
ortografia
alfabetização.
topic Linguagem escrita
ortografia
alfabetização.
description Resumo Neste estudo tivemos três objetivos: 1) investigar as estratégias que pré-escolares usam para escrever palavras em português do Brasil; 2) analisar os diferentes tipos de escrita e de letras usadas; e 3) criar critérios explícitos para classificar as escritas das crianças e servir como parâmetros para pesquisas e práticas pedagógicas. Os participantes foram 38 crianças com idade média de 70.3 meses. As crianças foram avaliadas por um ditado de 15 palavras e tarefas de conhecimento de letras, consciência fonológica (silábica e fonêmica) e inteligência não-verbal. As escritas foram digitadas e analisadas de acordo com critérios elaborados com base nas estratégias de escrita observadas. Os resultados mostraram que a maioria das crianças utilizou predominantemente estratégias alfabéticas parciais, que refletem a aquisição e o uso do conhecimento de letras e da consciência fonêmica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000300591
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000300591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-3539201502031057
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.20 n.3 2016
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606515609600