ACULTURAÇÃO DE ESTUDANTES PARAGUAIOS NA REGIÃO DE FRONTEIRA BRASILEIRA
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2020 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Download full: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100328 |
Summary: | RESUMO O presente estudo teve o objetivo de identificar os padrões de aculturação (assimilação, integração, separação e marginalização) de estudantes paraguaios no contexto escolar brasileiro, considerando a sua adaptação psicológica e sociocultural. Realizou-se um estudo quantitativo com 231 estudantes paraguaios e de descendência paraguaia, com idades entre 13 e 16 anos. A maioria dos estudantes adotou assimilação e integração como estratégias de aculturação e considerou fácil lidar com dois ou três idiomas, usando-os na escrita e na oralidade, o que sugere adaptação psicológica e cultural adequadas. |
id |
ABRAPEE-1_95f0200c6ad5fdefd9021b1c49d5a0c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572020000100328 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ACULTURAÇÃO DE ESTUDANTES PARAGUAIOS NA REGIÃO DE FRONTEIRA BRASILEIRAAculturaçãoestudantesfronteira brasileiraRESUMO O presente estudo teve o objetivo de identificar os padrões de aculturação (assimilação, integração, separação e marginalização) de estudantes paraguaios no contexto escolar brasileiro, considerando a sua adaptação psicológica e sociocultural. Realizou-se um estudo quantitativo com 231 estudantes paraguaios e de descendência paraguaia, com idades entre 13 e 16 anos. A maioria dos estudantes adotou assimilação e integração como estratégias de aculturação e considerou fácil lidar com dois ou três idiomas, usando-os na escrita e na oralidade, o que sugere adaptação psicológica e cultural adequadas.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100328Psicologia Escolar e Educacional v.24 2020reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392020216145info:eu-repo/semantics/openAccessSantana,Maria Luzia da SilvaFukuda,Cláudia Cristinapor2020-12-18T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572020000100328Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2020-12-18T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ACULTURAÇÃO DE ESTUDANTES PARAGUAIOS NA REGIÃO DE FRONTEIRA BRASILEIRA |
title |
ACULTURAÇÃO DE ESTUDANTES PARAGUAIOS NA REGIÃO DE FRONTEIRA BRASILEIRA |
spellingShingle |
ACULTURAÇÃO DE ESTUDANTES PARAGUAIOS NA REGIÃO DE FRONTEIRA BRASILEIRA Santana,Maria Luzia da Silva Aculturação estudantes fronteira brasileira |
title_short |
ACULTURAÇÃO DE ESTUDANTES PARAGUAIOS NA REGIÃO DE FRONTEIRA BRASILEIRA |
title_full |
ACULTURAÇÃO DE ESTUDANTES PARAGUAIOS NA REGIÃO DE FRONTEIRA BRASILEIRA |
title_fullStr |
ACULTURAÇÃO DE ESTUDANTES PARAGUAIOS NA REGIÃO DE FRONTEIRA BRASILEIRA |
title_full_unstemmed |
ACULTURAÇÃO DE ESTUDANTES PARAGUAIOS NA REGIÃO DE FRONTEIRA BRASILEIRA |
title_sort |
ACULTURAÇÃO DE ESTUDANTES PARAGUAIOS NA REGIÃO DE FRONTEIRA BRASILEIRA |
author |
Santana,Maria Luzia da Silva |
author_facet |
Santana,Maria Luzia da Silva Fukuda,Cláudia Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Fukuda,Cláudia Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana,Maria Luzia da Silva Fukuda,Cláudia Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aculturação estudantes fronteira brasileira |
topic |
Aculturação estudantes fronteira brasileira |
description |
RESUMO O presente estudo teve o objetivo de identificar os padrões de aculturação (assimilação, integração, separação e marginalização) de estudantes paraguaios no contexto escolar brasileiro, considerando a sua adaptação psicológica e sociocultural. Realizou-se um estudo quantitativo com 231 estudantes paraguaios e de descendência paraguaia, com idades entre 13 e 16 anos. A maioria dos estudantes adotou assimilação e integração como estratégias de aculturação e considerou fácil lidar com dois ou três idiomas, usando-os na escrita e na oralidade, o que sugere adaptação psicológica e cultural adequadas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100328 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-35392020216145 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.24 2020 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212607416336384 |