Fãs brasileiros de K-Pop : um estudo sobre aculturação de consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PALHA, Armando Perez
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40186
Resumo: A música pop coreana, K-Pop, consiste em um gênero musical oriundo da Coréia do Sul que tem se difundido em vários países, inclusive no Brasil. Esta subcultura de consumo teve origem na década de 1990, alcançando sucesso entre os jovens por meio das mídias digitais. O avanço dos meios de comunicação deu origem as comunidades de fãs de K-Pop, permitindo o consumo de outros produtos culturais coreanos além da música. O estudo utilizou a Análise Interpretativa de Conteúdo de 20 entrevistas em profundidade e com formatação semiestruturada realizadas com fãs de diversas regiões do Brasil. Os resultados demonstraram que a aculturação foi classificada em três dimensões: Cultura K-Pop, Imagem Corpórea e Fluxos Culturais. O processo de aculturação de consumo surge por meio da fruição de práticas relacionadas a cultura K-Pop, onde os fãs foram identificados como prossumidores devido às práticas performáticas, produtivas e difusoras relacionadas ao K-Pop e seus textos midiáticos. Ao mesmo tempo, estes fãs assimilaram uma imagem corpórea relacionada a cultura oriental devido a uma identificação com seus ídolos e o povo coreano. Dessa forma, a adoção de práticas diárias de auto apresentação e cuidados pessoais, provocaram mudanças na percepção de seu eu, impactando seus corpos afetivos, onde as práticas ligadas ao K-Pop e a cultura coreana causaram o aumento da autoestima desses indivíduos. Os fluxos culturais foram responsáveis por apresentar aos fãs costumes e tradições da Coréia do Sul que uma vez adotados, foram responsáveis pela aculturação via consumo de forma localizada em suas regiões de origem por uma cultura global não dominante.
id UFPE_334929662e35e0f72bdae836afdee388
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/40186
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling PALHA, Armando Perezhttp://lattes.cnpq.br/8224186207325833http://lattes.cnpq.br/2313504052405431LEÃO, André Luiz Maranhão de Souza2021-05-27T13:02:07Z2021-05-27T13:02:07Z2021-02-10PALHA, Armando Perez. Fãs brasileiros de K-Pop: um estudo sobre aculturação de consumo. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40186A música pop coreana, K-Pop, consiste em um gênero musical oriundo da Coréia do Sul que tem se difundido em vários países, inclusive no Brasil. Esta subcultura de consumo teve origem na década de 1990, alcançando sucesso entre os jovens por meio das mídias digitais. O avanço dos meios de comunicação deu origem as comunidades de fãs de K-Pop, permitindo o consumo de outros produtos culturais coreanos além da música. O estudo utilizou a Análise Interpretativa de Conteúdo de 20 entrevistas em profundidade e com formatação semiestruturada realizadas com fãs de diversas regiões do Brasil. Os resultados demonstraram que a aculturação foi classificada em três dimensões: Cultura K-Pop, Imagem Corpórea e Fluxos Culturais. O processo de aculturação de consumo surge por meio da fruição de práticas relacionadas a cultura K-Pop, onde os fãs foram identificados como prossumidores devido às práticas performáticas, produtivas e difusoras relacionadas ao K-Pop e seus textos midiáticos. Ao mesmo tempo, estes fãs assimilaram uma imagem corpórea relacionada a cultura oriental devido a uma identificação com seus ídolos e o povo coreano. Dessa forma, a adoção de práticas diárias de auto apresentação e cuidados pessoais, provocaram mudanças na percepção de seu eu, impactando seus corpos afetivos, onde as práticas ligadas ao K-Pop e a cultura coreana causaram o aumento da autoestima desses indivíduos. Os fluxos culturais foram responsáveis por apresentar aos fãs costumes e tradições da Coréia do Sul que uma vez adotados, foram responsáveis pela aculturação via consumo de forma localizada em suas regiões de origem por uma cultura global não dominante.CAPESKorean pop music, K-Pop, consists of a musical genre from South Korea that has been spreading in several countries, especially in Brazil. This consumer subculture originated in the 1990s, achieved success among young people through digital media. The advancement of the media has given rise to K-Pop fan communities, fandoms, allowing the consumption of other Korean cultural products besides music. The study used the Interpretative Content Analysis of 20 in-depth and semi-structured interviews conducted with fans from different regions of Brazil. The results showed that acculturation was classified in three dimensions: K-Pop Culture, Body Image and Cultural Flows. The process of acculturation of consumption arises through the enjoyment of practices related to the K-Pop culture, where fans were identified as prosumers due to the performance, productive and diffusive practices related to K-Pop and its media texts. At the same time, these fans assimilated a body image related to oriental culture due to an identification with their idols and the Korean people. Thus, the adoption of daily practices of self-presentation and personal care, provoked changes in the perception of the self, impacting their affective bodies, where practices related to K-Pop and Korean culture caused an increase in the self-esteem of these individuals. Cultural flows were responsible for introducing fans to South Korean customs and traditions which, once adopted, were responsible for acculturation through consumption in a localized manner in their regions of origin by a non-dominant global culture.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AdministracaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAculturaçãoConsumoImagem corporalFãs brasileiros de K-Pop : um estudo sobre aculturação de consumoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Armando Perez Palha.pdfDISSERTAÇÃO Armando Perez Palha.pdfapplication/pdf1182528https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40186/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Armando%20Perez%20Palha.pdffa5115513cf7a05c51fdb53acc2ce435MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40186/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40186/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO Armando Perez Palha.pdf.txtDISSERTAÇÃO Armando Perez Palha.pdf.txtExtracted texttext/plain349120https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40186/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Armando%20Perez%20Palha.pdf.txt08362feaf9d34102d89d273b5468d561MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Armando Perez Palha.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Armando Perez Palha.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1397https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40186/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Armando%20Perez%20Palha.pdf.jpg34e77ae1866efc456126f9949d68a077MD55123456789/401862021-05-28 02:17:58.344oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212021-05-28T05:17:58Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fãs brasileiros de K-Pop : um estudo sobre aculturação de consumo
title Fãs brasileiros de K-Pop : um estudo sobre aculturação de consumo
spellingShingle Fãs brasileiros de K-Pop : um estudo sobre aculturação de consumo
PALHA, Armando Perez
Aculturação
Consumo
Imagem corporal
title_short Fãs brasileiros de K-Pop : um estudo sobre aculturação de consumo
title_full Fãs brasileiros de K-Pop : um estudo sobre aculturação de consumo
title_fullStr Fãs brasileiros de K-Pop : um estudo sobre aculturação de consumo
title_full_unstemmed Fãs brasileiros de K-Pop : um estudo sobre aculturação de consumo
title_sort Fãs brasileiros de K-Pop : um estudo sobre aculturação de consumo
author PALHA, Armando Perez
author_facet PALHA, Armando Perez
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8224186207325833
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2313504052405431
dc.contributor.author.fl_str_mv PALHA, Armando Perez
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LEÃO, André Luiz Maranhão de Souza
contributor_str_mv LEÃO, André Luiz Maranhão de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Aculturação
Consumo
Imagem corporal
topic Aculturação
Consumo
Imagem corporal
description A música pop coreana, K-Pop, consiste em um gênero musical oriundo da Coréia do Sul que tem se difundido em vários países, inclusive no Brasil. Esta subcultura de consumo teve origem na década de 1990, alcançando sucesso entre os jovens por meio das mídias digitais. O avanço dos meios de comunicação deu origem as comunidades de fãs de K-Pop, permitindo o consumo de outros produtos culturais coreanos além da música. O estudo utilizou a Análise Interpretativa de Conteúdo de 20 entrevistas em profundidade e com formatação semiestruturada realizadas com fãs de diversas regiões do Brasil. Os resultados demonstraram que a aculturação foi classificada em três dimensões: Cultura K-Pop, Imagem Corpórea e Fluxos Culturais. O processo de aculturação de consumo surge por meio da fruição de práticas relacionadas a cultura K-Pop, onde os fãs foram identificados como prossumidores devido às práticas performáticas, produtivas e difusoras relacionadas ao K-Pop e seus textos midiáticos. Ao mesmo tempo, estes fãs assimilaram uma imagem corpórea relacionada a cultura oriental devido a uma identificação com seus ídolos e o povo coreano. Dessa forma, a adoção de práticas diárias de auto apresentação e cuidados pessoais, provocaram mudanças na percepção de seu eu, impactando seus corpos afetivos, onde as práticas ligadas ao K-Pop e a cultura coreana causaram o aumento da autoestima desses indivíduos. Os fluxos culturais foram responsáveis por apresentar aos fãs costumes e tradições da Coréia do Sul que uma vez adotados, foram responsáveis pela aculturação via consumo de forma localizada em suas regiões de origem por uma cultura global não dominante.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-27T13:02:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-27T13:02:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PALHA, Armando Perez. Fãs brasileiros de K-Pop: um estudo sobre aculturação de consumo. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40186
identifier_str_mv PALHA, Armando Perez. Fãs brasileiros de K-Pop: um estudo sobre aculturação de consumo. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Administracao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40186/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Armando%20Perez%20Palha.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40186/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40186/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40186/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Armando%20Perez%20Palha.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40186/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Armando%20Perez%20Palha.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fa5115513cf7a05c51fdb53acc2ce435
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
08362feaf9d34102d89d273b5468d561
34e77ae1866efc456126f9949d68a077
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1797780469232697344