A participação dos pais nas pesquisas sobre o bullying escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borsa,Juliane Callegaro
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Petrucci,Giovanna Wanderley, Koller,Sílvia Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100041
Resumo: O bullying é um problema comum na interação de pares e pode implicar em diferentes prejuízos ao longo do desenvolvimento das crianças vítimas e agressoras. Pesquisas recentes indicam alta frequência da prática do bullying nas escolas brasileiras, porém ainda são escassos os estudos que compreendam este fenômeno a partir de uma perspectiva multifatorial. O presente artigo tem por objetivo apresentar o conceito do bullying e mostrar a importância de considerar as variáveis do contexto familiar para sua compreensão. Destaca-se a necessidade de incluir os pais das crianças como participantes nas pesquisas empíricas sobre o bullying escolar e a importância da sua participação tanto na avaliação como na prevenção deste problema. Por fim, discute-se a inclusão dos pais nas estratégias de intervenção diante do bullying, com vista à redução dos fatores de risco presentes no ambiente familiar e dos seus prejuízos para o desenvolvimento socioemocional das crianças.
id ABRAPEE-1_cecbe8389d66cad748947acb814a47a3
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572015000100041
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling A participação dos pais nas pesquisas sobre o bullying escolarBullyingprevençãocriançasO bullying é um problema comum na interação de pares e pode implicar em diferentes prejuízos ao longo do desenvolvimento das crianças vítimas e agressoras. Pesquisas recentes indicam alta frequência da prática do bullying nas escolas brasileiras, porém ainda são escassos os estudos que compreendam este fenômeno a partir de uma perspectiva multifatorial. O presente artigo tem por objetivo apresentar o conceito do bullying e mostrar a importância de considerar as variáveis do contexto familiar para sua compreensão. Destaca-se a necessidade de incluir os pais das crianças como participantes nas pesquisas empíricas sobre o bullying escolar e a importância da sua participação tanto na avaliação como na prevenção deste problema. Por fim, discute-se a inclusão dos pais nas estratégias de intervenção diante do bullying, com vista à redução dos fatores de risco presentes no ambiente familiar e dos seus prejuízos para o desenvolvimento socioemocional das crianças.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100041Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.1 2015reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539/2015/0191792info:eu-repo/semantics/openAccessBorsa,Juliane CallegaroPetrucci,Giovanna WanderleyKoller,Sílvia Helenapor2015-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572015000100041Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2015-09-10T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv A participação dos pais nas pesquisas sobre o bullying escolar
title A participação dos pais nas pesquisas sobre o bullying escolar
spellingShingle A participação dos pais nas pesquisas sobre o bullying escolar
Borsa,Juliane Callegaro
Bullying
prevenção
crianças
title_short A participação dos pais nas pesquisas sobre o bullying escolar
title_full A participação dos pais nas pesquisas sobre o bullying escolar
title_fullStr A participação dos pais nas pesquisas sobre o bullying escolar
title_full_unstemmed A participação dos pais nas pesquisas sobre o bullying escolar
title_sort A participação dos pais nas pesquisas sobre o bullying escolar
author Borsa,Juliane Callegaro
author_facet Borsa,Juliane Callegaro
Petrucci,Giovanna Wanderley
Koller,Sílvia Helena
author_role author
author2 Petrucci,Giovanna Wanderley
Koller,Sílvia Helena
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borsa,Juliane Callegaro
Petrucci,Giovanna Wanderley
Koller,Sílvia Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
prevenção
crianças
topic Bullying
prevenção
crianças
description O bullying é um problema comum na interação de pares e pode implicar em diferentes prejuízos ao longo do desenvolvimento das crianças vítimas e agressoras. Pesquisas recentes indicam alta frequência da prática do bullying nas escolas brasileiras, porém ainda são escassos os estudos que compreendam este fenômeno a partir de uma perspectiva multifatorial. O presente artigo tem por objetivo apresentar o conceito do bullying e mostrar a importância de considerar as variáveis do contexto familiar para sua compreensão. Destaca-se a necessidade de incluir os pais das crianças como participantes nas pesquisas empíricas sobre o bullying escolar e a importância da sua participação tanto na avaliação como na prevenção deste problema. Por fim, discute-se a inclusão dos pais nas estratégias de intervenção diante do bullying, com vista à redução dos fatores de risco presentes no ambiente familiar e dos seus prejuízos para o desenvolvimento socioemocional das crianças.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100041
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-3539/2015/0191792
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.1 2015
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606112956416