Fatores contextuais e individuais associados à insatisfação com a assistência odontológica no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves,Katiéli Fagundes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Menegazzo,Gabriele Rissotto, Hilgert,Juliana Balbinot, Hugo,Fernando Neves, Giordani,Jessye Melgarejo do Amaral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232021001603715
Resumo: Resumo O objetivo deste estudo foi avaliar a influência de fatores contextuais e individuais associados à insatisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com o atendimento prestado pelo cirurgião-dentista na Atenção Primária à Saúde. Estudo transversal multinível, fundamentado em dados advindos de uma pesquisa de base nacional para avaliação da satisfação dos usuários com o SUS. Os dados foram coletados pelo Departamento de Ouvidoria Geral do SUS por meio de contato telefônico de uma amostra de 35.393 indivíduos de todo o país. Variáveis contextuais e individuais foram associadas à insatisfação com o serviço odontológico prestado pelo SUS. Para as análises, foi utilizado o software Stata versão 11.0 e realizada uma regressão logística multinível de efeitos aleatórios. Um total de 2.331 indivíduos de 61 municípios foram incluídos na amostra final de satisfação com o serviço odontológico. Apenas 43% dos participantes relataram haver resolução de seus pedidos e percebeu-se uma chance sete vezes maior de insatisfação para aqueles indivíduos que tiveram demanda não resolvida em relação aos que a resolveram. A presente pesquisa traz elementos que podem subsidiar o governo em ações voltadas para a melhoria do acesso e qualidade do atendimento prestado na atenção odontológica.
id ABRASCO-2_83cabe19a5c8da87694143e1536f106d
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-81232021001603715
network_acronym_str ABRASCO-2
network_name_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository_id_str
spelling Fatores contextuais e individuais associados à insatisfação com a assistência odontológica no BrasilAssistência odontológicaAtenção PrimáriaOuvidoriaSatisfação do pacienteSistema Único de SaúdeResumo O objetivo deste estudo foi avaliar a influência de fatores contextuais e individuais associados à insatisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com o atendimento prestado pelo cirurgião-dentista na Atenção Primária à Saúde. Estudo transversal multinível, fundamentado em dados advindos de uma pesquisa de base nacional para avaliação da satisfação dos usuários com o SUS. Os dados foram coletados pelo Departamento de Ouvidoria Geral do SUS por meio de contato telefônico de uma amostra de 35.393 indivíduos de todo o país. Variáveis contextuais e individuais foram associadas à insatisfação com o serviço odontológico prestado pelo SUS. Para as análises, foi utilizado o software Stata versão 11.0 e realizada uma regressão logística multinível de efeitos aleatórios. Um total de 2.331 indivíduos de 61 municípios foram incluídos na amostra final de satisfação com o serviço odontológico. Apenas 43% dos participantes relataram haver resolução de seus pedidos e percebeu-se uma chance sete vezes maior de insatisfação para aqueles indivíduos que tiveram demanda não resolvida em relação aos que a resolveram. A presente pesquisa traz elementos que podem subsidiar o governo em ações voltadas para a melhoria do acesso e qualidade do atendimento prestado na atenção odontológica.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232021001603715Ciência & Saúde Coletiva v.26 suppl.2 2021reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/1413-81232021269.2.04162020info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves,Katiéli FagundesMenegazzo,Gabriele RissottoHilgert,Juliana BalbinotHugo,Fernando NevesGiordani,Jessye Melgarejo do Amaralpor2021-08-27T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232021001603715Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2021-08-27T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores contextuais e individuais associados à insatisfação com a assistência odontológica no Brasil
title Fatores contextuais e individuais associados à insatisfação com a assistência odontológica no Brasil
spellingShingle Fatores contextuais e individuais associados à insatisfação com a assistência odontológica no Brasil
Gonçalves,Katiéli Fagundes
Assistência odontológica
Atenção Primária
Ouvidoria
Satisfação do paciente
Sistema Único de Saúde
title_short Fatores contextuais e individuais associados à insatisfação com a assistência odontológica no Brasil
title_full Fatores contextuais e individuais associados à insatisfação com a assistência odontológica no Brasil
title_fullStr Fatores contextuais e individuais associados à insatisfação com a assistência odontológica no Brasil
title_full_unstemmed Fatores contextuais e individuais associados à insatisfação com a assistência odontológica no Brasil
title_sort Fatores contextuais e individuais associados à insatisfação com a assistência odontológica no Brasil
author Gonçalves,Katiéli Fagundes
author_facet Gonçalves,Katiéli Fagundes
Menegazzo,Gabriele Rissotto
Hilgert,Juliana Balbinot
Hugo,Fernando Neves
Giordani,Jessye Melgarejo do Amaral
author_role author
author2 Menegazzo,Gabriele Rissotto
Hilgert,Juliana Balbinot
Hugo,Fernando Neves
Giordani,Jessye Melgarejo do Amaral
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves,Katiéli Fagundes
Menegazzo,Gabriele Rissotto
Hilgert,Juliana Balbinot
Hugo,Fernando Neves
Giordani,Jessye Melgarejo do Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Assistência odontológica
Atenção Primária
Ouvidoria
Satisfação do paciente
Sistema Único de Saúde
topic Assistência odontológica
Atenção Primária
Ouvidoria
Satisfação do paciente
Sistema Único de Saúde
description Resumo O objetivo deste estudo foi avaliar a influência de fatores contextuais e individuais associados à insatisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com o atendimento prestado pelo cirurgião-dentista na Atenção Primária à Saúde. Estudo transversal multinível, fundamentado em dados advindos de uma pesquisa de base nacional para avaliação da satisfação dos usuários com o SUS. Os dados foram coletados pelo Departamento de Ouvidoria Geral do SUS por meio de contato telefônico de uma amostra de 35.393 indivíduos de todo o país. Variáveis contextuais e individuais foram associadas à insatisfação com o serviço odontológico prestado pelo SUS. Para as análises, foi utilizado o software Stata versão 11.0 e realizada uma regressão logística multinível de efeitos aleatórios. Um total de 2.331 indivíduos de 61 municípios foram incluídos na amostra final de satisfação com o serviço odontológico. Apenas 43% dos participantes relataram haver resolução de seus pedidos e percebeu-se uma chance sete vezes maior de insatisfação para aqueles indivíduos que tiveram demanda não resolvida em relação aos que a resolveram. A presente pesquisa traz elementos que podem subsidiar o governo em ações voltadas para a melhoria do acesso e qualidade do atendimento prestado na atenção odontológica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232021001603715
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232021001603715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1413-81232021269.2.04162020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva v.26 suppl.2 2021
reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
collection Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br
_version_ 1754213049213911040