Internacionalização de uma empresa calçadista por lojas fidelizadas: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
Texto Completo: | http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/675 |
Resumo: | A globalização e o aumento da concorrência global têm afetado a economia brasileira e, em especial, a indústria calçadista, tornando o mercado mais competitivo e fazendo com que muitas indústrias redesenhem suas estratégias. Uma dessas estratégias é a internacionalização do negócio. Este trabalho apresenta um estudo de caso em uma empresa da indústria calçadista, analisando como a empresa conduziu seu processo de internacionalização, contando com lojas personalizadas. A metodologia da pesquisa foi o estudo de caso, apoiado pela revisão da literatura e entrevistas não estruturadas com quatro membros do Conselho de Administração da empresa. Os resultados apontaram que o processo pode ser realizado em conjunto com clientes que já trabalham com a marca em outros países, firmando uma parceria para o estabelecimento de lojas de marca exclusivas. A principal conclusão é que a empresa deve seguir em frente com o processo de internacionalização, devido a resultados impressionantes, mesmo com poucas lojas já estabelecidas. |
id |
AESPI-1_21afa90c17962db1805a78e57d398a48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/675 |
network_acronym_str |
AESPI-1 |
network_name_str |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
spelling |
Internacionalização de uma empresa calçadista por lojas fidelizadas: estudo de casoA globalização e o aumento da concorrência global têm afetado a economia brasileira e, em especial, a indústria calçadista, tornando o mercado mais competitivo e fazendo com que muitas indústrias redesenhem suas estratégias. Uma dessas estratégias é a internacionalização do negócio. Este trabalho apresenta um estudo de caso em uma empresa da indústria calçadista, analisando como a empresa conduziu seu processo de internacionalização, contando com lojas personalizadas. A metodologia da pesquisa foi o estudo de caso, apoiado pela revisão da literatura e entrevistas não estruturadas com quatro membros do Conselho de Administração da empresa. Os resultados apontaram que o processo pode ser realizado em conjunto com clientes que já trabalham com a marca em outros países, firmando uma parceria para o estabelecimento de lojas de marca exclusivas. A principal conclusão é que a empresa deve seguir em frente com o processo de internacionalização, devido a resultados impressionantes, mesmo com poucas lojas já estabelecidas.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualCNPqMatte Jr., Alexandre AloysMoraes, Roberto Tadeu RamosSellitto, Miguel Afonso2016-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/67510.7198/geintec.v6i2.675Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 6, n. 2 (2016); 2991-30042237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/675/649info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:04:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/675Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:43:07.369Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Internacionalização de uma empresa calçadista por lojas fidelizadas: estudo de caso |
title |
Internacionalização de uma empresa calçadista por lojas fidelizadas: estudo de caso |
spellingShingle |
Internacionalização de uma empresa calçadista por lojas fidelizadas: estudo de caso Matte Jr., Alexandre Aloys |
title_short |
Internacionalização de uma empresa calçadista por lojas fidelizadas: estudo de caso |
title_full |
Internacionalização de uma empresa calçadista por lojas fidelizadas: estudo de caso |
title_fullStr |
Internacionalização de uma empresa calçadista por lojas fidelizadas: estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Internacionalização de uma empresa calçadista por lojas fidelizadas: estudo de caso |
title_sort |
Internacionalização de uma empresa calçadista por lojas fidelizadas: estudo de caso |
author |
Matte Jr., Alexandre Aloys |
author_facet |
Matte Jr., Alexandre Aloys Moraes, Roberto Tadeu Ramos Sellitto, Miguel Afonso |
author_role |
author |
author2 |
Moraes, Roberto Tadeu Ramos Sellitto, Miguel Afonso |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matte Jr., Alexandre Aloys Moraes, Roberto Tadeu Ramos Sellitto, Miguel Afonso |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
A globalização e o aumento da concorrência global têm afetado a economia brasileira e, em especial, a indústria calçadista, tornando o mercado mais competitivo e fazendo com que muitas indústrias redesenhem suas estratégias. Uma dessas estratégias é a internacionalização do negócio. Este trabalho apresenta um estudo de caso em uma empresa da indústria calçadista, analisando como a empresa conduziu seu processo de internacionalização, contando com lojas personalizadas. A metodologia da pesquisa foi o estudo de caso, apoiado pela revisão da literatura e entrevistas não estruturadas com quatro membros do Conselho de Administração da empresa. Os resultados apontaram que o processo pode ser realizado em conjunto com clientes que já trabalham com a marca em outros países, firmando uma parceria para o estabelecimento de lojas de marca exclusivas. A principal conclusão é que a empresa deve seguir em frente com o processo de internacionalização, devido a resultados impressionantes, mesmo com poucas lojas já estabelecidas. |
description |
A globalização e o aumento da concorrência global têm afetado a economia brasileira e, em especial, a indústria calçadista, tornando o mercado mais competitivo e fazendo com que muitas indústrias redesenhem suas estratégias. Uma dessas estratégias é a internacionalização do negócio. Este trabalho apresenta um estudo de caso em uma empresa da indústria calçadista, analisando como a empresa conduziu seu processo de internacionalização, contando com lojas personalizadas. A metodologia da pesquisa foi o estudo de caso, apoiado pela revisão da literatura e entrevistas não estruturadas com quatro membros do Conselho de Administração da empresa. Os resultados apontaram que o processo pode ser realizado em conjunto com clientes que já trabalham com a marca em outros países, firmando uma parceria para o estabelecimento de lojas de marca exclusivas. A principal conclusão é que a empresa deve seguir em frente com o processo de internacionalização, devido a resultados impressionantes, mesmo com poucas lojas já estabelecidas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/675 10.7198/geintec.v6i2.675 |
url |
http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/675 |
identifier_str_mv |
10.7198/geintec.v6i2.675 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/675/649 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual |
publisher.none.fl_str_mv |
API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 6, n. 2 (2016); 2991-3004 2237-0722 reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI) instacron:AESPI |
reponame_str |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
collection |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
instname_str |
Ensino Superior do Piauí (AESPI) |
instacron_str |
AESPI |
institution |
AESPI |
repository.name.fl_str_mv |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1674121144955830272 |