Internacionalização de uma empresa calçadista por lojas fidelizadas: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matte Jr., Alexandre Aloys
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Moraes, Roberto Tadeu Ramos, Sellitto, Miguel Afonso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/675
Resumo: A globalização e o aumento da concorrência global têm afetado a economia brasileira e, em especial, a indústria calçadista, tornando o mercado mais competitivo e fazendo com que muitas indústrias redesenhem suas estratégias. Uma dessas estratégias é a internacionalização do negócio. Este trabalho apresenta um estudo de caso em uma empresa da indústria calçadista, analisando como a empresa conduziu seu processo de internacionalização, contando com lojas personalizadas. A metodologia da pesquisa foi o estudo de caso, apoiado pela revisão da literatura e entrevistas não estruturadas com quatro membros do Conselho de Administração da empresa. Os resultados apontaram que o processo pode ser realizado em conjunto com clientes que já trabalham com a marca em outros países, firmando uma parceria para o estabelecimento de lojas de marca exclusivas. A principal conclusão é que a empresa deve seguir em frente com o processo de internacionalização, devido a resultados impressionantes, mesmo com poucas lojas já estabelecidas.
id AESPI-1_21afa90c17962db1805a78e57d398a48
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/675
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Internacionalização de uma empresa calçadista por lojas fidelizadas: estudo de casoA globalização e o aumento da concorrência global têm afetado a economia brasileira e, em especial, a indústria calçadista, tornando o mercado mais competitivo e fazendo com que muitas indústrias redesenhem suas estratégias. Uma dessas estratégias é a internacionalização do negócio. Este trabalho apresenta um estudo de caso em uma empresa da indústria calçadista, analisando como a empresa conduziu seu processo de internacionalização, contando com lojas personalizadas. A metodologia da pesquisa foi o estudo de caso, apoiado pela revisão da literatura e entrevistas não estruturadas com quatro membros do Conselho de Administração da empresa. Os resultados apontaram que o processo pode ser realizado em conjunto com clientes que já trabalham com a marca em outros países, firmando uma parceria para o estabelecimento de lojas de marca exclusivas. A principal conclusão é que a empresa deve seguir em frente com o processo de internacionalização, devido a resultados impressionantes, mesmo com poucas lojas já estabelecidas.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualCNPqMatte Jr., Alexandre AloysMoraes, Roberto Tadeu RamosSellitto, Miguel Afonso2016-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/67510.7198/geintec.v6i2.675Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 6, n. 2 (2016); 2991-30042237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/675/649info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:04:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/675Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:43:07.369Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Internacionalização de uma empresa calçadista por lojas fidelizadas: estudo de caso
title Internacionalização de uma empresa calçadista por lojas fidelizadas: estudo de caso
spellingShingle Internacionalização de uma empresa calçadista por lojas fidelizadas: estudo de caso
Matte Jr., Alexandre Aloys
title_short Internacionalização de uma empresa calçadista por lojas fidelizadas: estudo de caso
title_full Internacionalização de uma empresa calçadista por lojas fidelizadas: estudo de caso
title_fullStr Internacionalização de uma empresa calçadista por lojas fidelizadas: estudo de caso
title_full_unstemmed Internacionalização de uma empresa calçadista por lojas fidelizadas: estudo de caso
title_sort Internacionalização de uma empresa calçadista por lojas fidelizadas: estudo de caso
author Matte Jr., Alexandre Aloys
author_facet Matte Jr., Alexandre Aloys
Moraes, Roberto Tadeu Ramos
Sellitto, Miguel Afonso
author_role author
author2 Moraes, Roberto Tadeu Ramos
Sellitto, Miguel Afonso
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Matte Jr., Alexandre Aloys
Moraes, Roberto Tadeu Ramos
Sellitto, Miguel Afonso
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv A globalização e o aumento da concorrência global têm afetado a economia brasileira e, em especial, a indústria calçadista, tornando o mercado mais competitivo e fazendo com que muitas indústrias redesenhem suas estratégias. Uma dessas estratégias é a internacionalização do negócio. Este trabalho apresenta um estudo de caso em uma empresa da indústria calçadista, analisando como a empresa conduziu seu processo de internacionalização, contando com lojas personalizadas. A metodologia da pesquisa foi o estudo de caso, apoiado pela revisão da literatura e entrevistas não estruturadas com quatro membros do Conselho de Administração da empresa. Os resultados apontaram que o processo pode ser realizado em conjunto com clientes que já trabalham com a marca em outros países, firmando uma parceria para o estabelecimento de lojas de marca exclusivas. A principal conclusão é que a empresa deve seguir em frente com o processo de internacionalização, devido a resultados impressionantes, mesmo com poucas lojas já estabelecidas.
description A globalização e o aumento da concorrência global têm afetado a economia brasileira e, em especial, a indústria calçadista, tornando o mercado mais competitivo e fazendo com que muitas indústrias redesenhem suas estratégias. Uma dessas estratégias é a internacionalização do negócio. Este trabalho apresenta um estudo de caso em uma empresa da indústria calçadista, analisando como a empresa conduziu seu processo de internacionalização, contando com lojas personalizadas. A metodologia da pesquisa foi o estudo de caso, apoiado pela revisão da literatura e entrevistas não estruturadas com quatro membros do Conselho de Administração da empresa. Os resultados apontaram que o processo pode ser realizado em conjunto com clientes que já trabalham com a marca em outros países, firmando uma parceria para o estabelecimento de lojas de marca exclusivas. A principal conclusão é que a empresa deve seguir em frente com o processo de internacionalização, devido a resultados impressionantes, mesmo com poucas lojas já estabelecidas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/675
10.7198/geintec.v6i2.675
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/675
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v6i2.675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/675/649
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 6, n. 2 (2016); 2991-3004
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121144955830272