Estudo das Etapas do Processo de Inovação na Empresa Sul Corte Ltda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agostini, Manuela Rösing
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Motta, Marta Elisete Ventura da, Teles, Elisabete, Dorion, Eric, Camargo, Maria Emilia, Agostini, João Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/5
Resumo: A inovação é a maneira pela qual toda empresa busca um diferencial competitivo frente ao mercado e o processo inovativo é o modo de atingir um lucro diferenciado e, conseqüentemente o monopólio de mercado. Este artigo teve como objetivo analisar como uma empresa brasileira estruturou as etapas do processo de inovação de um produto inédito, ainda não comercializado no Brasil, que busca a diferenciação de produto, lucratividade, menor preço e maior produtividade tecnológica para o cliente, por meio da inovação. Como procedimentos metodológicos utilizou-se, na primeira fase da pesquisa a natureza exploratória, através da revisão bibliográfica. Na segunda fase, a coleta de dados, tem natureza descritiva qualitativa, utilizando o estudo de caso na empresa Sul Corte Ltda. e, como técnica de investigação a entrevista com o Gerente Geral da empresa analisada. O estudo enfatiza como o êxito mercadológico da empresa no mercado interno foi viabilizado pela inovação. O processo inovativo do produto foi composto de etapas específicas e delimitadas e dispostas em um processo principal linear, com interações externas, através de pesquisas e recursos humanos e materiais.
id AESPI-1_5b41d4608a41e578e6e0abc1127ae807
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Estudo das Etapas do Processo de Inovação na Empresa Sul Corte LtdaA inovação é a maneira pela qual toda empresa busca um diferencial competitivo frente ao mercado e o processo inovativo é o modo de atingir um lucro diferenciado e, conseqüentemente o monopólio de mercado. Este artigo teve como objetivo analisar como uma empresa brasileira estruturou as etapas do processo de inovação de um produto inédito, ainda não comercializado no Brasil, que busca a diferenciação de produto, lucratividade, menor preço e maior produtividade tecnológica para o cliente, por meio da inovação. Como procedimentos metodológicos utilizou-se, na primeira fase da pesquisa a natureza exploratória, através da revisão bibliográfica. Na segunda fase, a coleta de dados, tem natureza descritiva qualitativa, utilizando o estudo de caso na empresa Sul Corte Ltda. e, como técnica de investigação a entrevista com o Gerente Geral da empresa analisada. O estudo enfatiza como o êxito mercadológico da empresa no mercado interno foi viabilizado pela inovação. O processo inovativo do produto foi composto de etapas específicas e delimitadas e dispostas em um processo principal linear, com interações externas, através de pesquisas e recursos humanos e materiais. API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualAgostini, Manuela RösingMotta, Marta Elisete Ventura daTeles, ElisabeteDorion, EricCamargo, Maria EmiliaAgostini, João Paulo2011-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNÃO ESTÁ ATIVAapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/510.7198/geintec.v1i1.5Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 1, n. 1 (2011); 032-0462237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/5/5info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:03:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:39.16Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Estudo das Etapas do Processo de Inovação na Empresa Sul Corte Ltda
title Estudo das Etapas do Processo de Inovação na Empresa Sul Corte Ltda
spellingShingle Estudo das Etapas do Processo de Inovação na Empresa Sul Corte Ltda
Agostini, Manuela Rösing
title_short Estudo das Etapas do Processo de Inovação na Empresa Sul Corte Ltda
title_full Estudo das Etapas do Processo de Inovação na Empresa Sul Corte Ltda
title_fullStr Estudo das Etapas do Processo de Inovação na Empresa Sul Corte Ltda
title_full_unstemmed Estudo das Etapas do Processo de Inovação na Empresa Sul Corte Ltda
title_sort Estudo das Etapas do Processo de Inovação na Empresa Sul Corte Ltda
author Agostini, Manuela Rösing
author_facet Agostini, Manuela Rösing
Motta, Marta Elisete Ventura da
Teles, Elisabete
Dorion, Eric
Camargo, Maria Emilia
Agostini, João Paulo
author_role author
author2 Motta, Marta Elisete Ventura da
Teles, Elisabete
Dorion, Eric
Camargo, Maria Emilia
Agostini, João Paulo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Agostini, Manuela Rösing
Motta, Marta Elisete Ventura da
Teles, Elisabete
Dorion, Eric
Camargo, Maria Emilia
Agostini, João Paulo
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv A inovação é a maneira pela qual toda empresa busca um diferencial competitivo frente ao mercado e o processo inovativo é o modo de atingir um lucro diferenciado e, conseqüentemente o monopólio de mercado. Este artigo teve como objetivo analisar como uma empresa brasileira estruturou as etapas do processo de inovação de um produto inédito, ainda não comercializado no Brasil, que busca a diferenciação de produto, lucratividade, menor preço e maior produtividade tecnológica para o cliente, por meio da inovação. Como procedimentos metodológicos utilizou-se, na primeira fase da pesquisa a natureza exploratória, através da revisão bibliográfica. Na segunda fase, a coleta de dados, tem natureza descritiva qualitativa, utilizando o estudo de caso na empresa Sul Corte Ltda. e, como técnica de investigação a entrevista com o Gerente Geral da empresa analisada. O estudo enfatiza como o êxito mercadológico da empresa no mercado interno foi viabilizado pela inovação. O processo inovativo do produto foi composto de etapas específicas e delimitadas e dispostas em um processo principal linear, com interações externas, através de pesquisas e recursos humanos e materiais.
description A inovação é a maneira pela qual toda empresa busca um diferencial competitivo frente ao mercado e o processo inovativo é o modo de atingir um lucro diferenciado e, conseqüentemente o monopólio de mercado. Este artigo teve como objetivo analisar como uma empresa brasileira estruturou as etapas do processo de inovação de um produto inédito, ainda não comercializado no Brasil, que busca a diferenciação de produto, lucratividade, menor preço e maior produtividade tecnológica para o cliente, por meio da inovação. Como procedimentos metodológicos utilizou-se, na primeira fase da pesquisa a natureza exploratória, através da revisão bibliográfica. Na segunda fase, a coleta de dados, tem natureza descritiva qualitativa, utilizando o estudo de caso na empresa Sul Corte Ltda. e, como técnica de investigação a entrevista com o Gerente Geral da empresa analisada. O estudo enfatiza como o êxito mercadológico da empresa no mercado interno foi viabilizado pela inovação. O processo inovativo do produto foi composto de etapas específicas e delimitadas e dispostas em um processo principal linear, com interações externas, através de pesquisas e recursos humanos e materiais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
NÃO ESTÁ ATIVA
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/5
10.7198/geintec.v1i1.5
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/5
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v1i1.5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/5/5
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 1, n. 1 (2011); 032-046
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121144391696384