Cuidados intensivos para pacientes em pós-operatório de cirurgia bariátrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches,Giselle Domingues
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Gazoni,Fernanda M., Konishi,Renata Koda, Guimarães,Hélio Penna, Vendrame,Letícia Sandre, Lopes,Renato Delascio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2007000200011
Resumo: JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A obesidade é considerada uma epidemia e afeta mais de 300 milhões de pessoas no mundo. A sua prevalência vem aumentando significativamente nos últimos anos e a mortalidade do paciente obeso crítico, em alguns estudos, mostra-se maior, especialmente em pacientes cirúrgicos que necessitam de UTI. Este estudo teve como objetivo ressaltar as particularidades das condutas em Medicina Intensiva no pós-operatório do paciente obeso submetido à cirurgia bariátrica. CONTEÚDO: A taxa dos pacientes obesos na UTI é de 9% a 26% e o aumento no número de cirurgias bariá­tricas tem elevado o fluxo de obesos internados em UTI. A obesidade tem várias particularidades fisiopatológicas que devem ser conhecidas para melhor manuseio pós-operatório. Entre elas estão as restrições pulmonares, que leva ao aumento do número de complicações, o fator de risco para síndrome coronariana aguda eventos trombóticos. CONCLUSÕES: O número de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica está aumentando, o que leva a maior número de pacientes obesos internados na UTI. As alterações fisiológicas da obesidade, juntamente com as complicações de um paciente crítico, são desafios para a prática médica. Portanto, é relevante conhecer a fisiopatologia da obesidade, o tratamento rotineiro das complicações no pós-operatório de cirurgia bariátrica.
id AMIB-1_c8804addf9c4233db9e617ea186764f8
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-507X2007000200011
network_acronym_str AMIB-1
network_name_str Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
repository_id_str
spelling Cuidados intensivos para pacientes em pós-operatório de cirurgia bariátricacirurgia bariátricacuidados pós-operatóriosMedicina IntensivaJUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A obesidade é considerada uma epidemia e afeta mais de 300 milhões de pessoas no mundo. A sua prevalência vem aumentando significativamente nos últimos anos e a mortalidade do paciente obeso crítico, em alguns estudos, mostra-se maior, especialmente em pacientes cirúrgicos que necessitam de UTI. Este estudo teve como objetivo ressaltar as particularidades das condutas em Medicina Intensiva no pós-operatório do paciente obeso submetido à cirurgia bariátrica. CONTEÚDO: A taxa dos pacientes obesos na UTI é de 9% a 26% e o aumento no número de cirurgias bariá­tricas tem elevado o fluxo de obesos internados em UTI. A obesidade tem várias particularidades fisiopatológicas que devem ser conhecidas para melhor manuseio pós-operatório. Entre elas estão as restrições pulmonares, que leva ao aumento do número de complicações, o fator de risco para síndrome coronariana aguda eventos trombóticos. CONCLUSÕES: O número de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica está aumentando, o que leva a maior número de pacientes obesos internados na UTI. As alterações fisiológicas da obesidade, juntamente com as complicações de um paciente crítico, são desafios para a prática médica. Portanto, é relevante conhecer a fisiopatologia da obesidade, o tratamento rotineiro das complicações no pós-operatório de cirurgia bariátrica.Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB2007-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2007000200011Revista Brasileira de Terapia Intensiva v.19 n.2 2007reponame:Revista brasileira de terapia intensiva (Online)instname:Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)instacron:AMIB10.1590/S0103-507X2007000200011info:eu-repo/semantics/openAccessSanches,Giselle DominguesGazoni,Fernanda M.Konishi,Renata KodaGuimarães,Hélio PennaVendrame,Letícia SandreLopes,Renato Delasciopor2007-10-29T00:00:00Zoai:scielo:S0103-507X2007000200011Revistahttp://www.scielo.br/rbtihttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpdiretoria@amib.org.br||rbti.artigos@amib.org.br1982-43350103-507Xopendoar:2007-10-29T00:00Revista brasileira de terapia intensiva (Online) - Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)false
dc.title.none.fl_str_mv Cuidados intensivos para pacientes em pós-operatório de cirurgia bariátrica
title Cuidados intensivos para pacientes em pós-operatório de cirurgia bariátrica
spellingShingle Cuidados intensivos para pacientes em pós-operatório de cirurgia bariátrica
Sanches,Giselle Domingues
cirurgia bariátrica
cuidados pós-operatórios
Medicina Intensiva
title_short Cuidados intensivos para pacientes em pós-operatório de cirurgia bariátrica
title_full Cuidados intensivos para pacientes em pós-operatório de cirurgia bariátrica
title_fullStr Cuidados intensivos para pacientes em pós-operatório de cirurgia bariátrica
title_full_unstemmed Cuidados intensivos para pacientes em pós-operatório de cirurgia bariátrica
title_sort Cuidados intensivos para pacientes em pós-operatório de cirurgia bariátrica
author Sanches,Giselle Domingues
author_facet Sanches,Giselle Domingues
Gazoni,Fernanda M.
Konishi,Renata Koda
Guimarães,Hélio Penna
Vendrame,Letícia Sandre
Lopes,Renato Delascio
author_role author
author2 Gazoni,Fernanda M.
Konishi,Renata Koda
Guimarães,Hélio Penna
Vendrame,Letícia Sandre
Lopes,Renato Delascio
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanches,Giselle Domingues
Gazoni,Fernanda M.
Konishi,Renata Koda
Guimarães,Hélio Penna
Vendrame,Letícia Sandre
Lopes,Renato Delascio
dc.subject.por.fl_str_mv cirurgia bariátrica
cuidados pós-operatórios
Medicina Intensiva
topic cirurgia bariátrica
cuidados pós-operatórios
Medicina Intensiva
description JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A obesidade é considerada uma epidemia e afeta mais de 300 milhões de pessoas no mundo. A sua prevalência vem aumentando significativamente nos últimos anos e a mortalidade do paciente obeso crítico, em alguns estudos, mostra-se maior, especialmente em pacientes cirúrgicos que necessitam de UTI. Este estudo teve como objetivo ressaltar as particularidades das condutas em Medicina Intensiva no pós-operatório do paciente obeso submetido à cirurgia bariátrica. CONTEÚDO: A taxa dos pacientes obesos na UTI é de 9% a 26% e o aumento no número de cirurgias bariá­tricas tem elevado o fluxo de obesos internados em UTI. A obesidade tem várias particularidades fisiopatológicas que devem ser conhecidas para melhor manuseio pós-operatório. Entre elas estão as restrições pulmonares, que leva ao aumento do número de complicações, o fator de risco para síndrome coronariana aguda eventos trombóticos. CONCLUSÕES: O número de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica está aumentando, o que leva a maior número de pacientes obesos internados na UTI. As alterações fisiológicas da obesidade, juntamente com as complicações de um paciente crítico, são desafios para a prática médica. Portanto, é relevante conhecer a fisiopatologia da obesidade, o tratamento rotineiro das complicações no pós-operatório de cirurgia bariátrica.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2007000200011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2007000200011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-507X2007000200011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB
publisher.none.fl_str_mv Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Terapia Intensiva v.19 n.2 2007
reponame:Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
instname:Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)
instacron:AMIB
instname_str Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)
instacron_str AMIB
institution AMIB
reponame_str Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
collection Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de terapia intensiva (Online) - Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@amib.org.br||rbti.artigos@amib.org.br
_version_ 1754212856190992384