Metáforas e comparações que ensinam a ensinar:a razão e a identidade da pedagogia nos manuais para professores (1873-1909)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Vivian Batista da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Catani,Denice Barbara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História da Educação
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592019000100448
Resumo: Resumo Estariam os manuais para professores mais próximos de um livro ou de um receituário? Partindo dessa pergunta, este artigo analisa cinco títulos publicados entre 1873 e 1909. Trata-se do Compêndio de pedagogia (Pontes, 1873); da Pedagogia e metodologia de C. Passalacqua (1887); das Lições de pedagogia, de V. Magalhães (1900); do Compêndio de pedagogia de D. Vellozo (1907) e do Tratado de metodologia de F. Carvalho (1909). Procuremos conhecer como são feitas as referências à pedagogia, sua razão e identidade. Nesses textos, ela aparece ora como ciência, ora como arte. Analisando as metáforas usadas para orientar os professores, é possível identificar imagens a partir das quais os saberes pedagógicos são definidos e apresentados como objetos de leitura para o magistério.
id ANPUH-RS-1_4695a14e5702ee274ea6d1492d8b119e
oai_identifier_str oai:scielo:S2236-34592019000100448
network_acronym_str ANPUH-RS-1
network_name_str História da Educação
repository_id_str
spelling Metáforas e comparações que ensinam a ensinar:a razão e a identidade da pedagogia nos manuais para professores (1873-1909)manuais pedagógicospedagogiaensinarResumo Estariam os manuais para professores mais próximos de um livro ou de um receituário? Partindo dessa pergunta, este artigo analisa cinco títulos publicados entre 1873 e 1909. Trata-se do Compêndio de pedagogia (Pontes, 1873); da Pedagogia e metodologia de C. Passalacqua (1887); das Lições de pedagogia, de V. Magalhães (1900); do Compêndio de pedagogia de D. Vellozo (1907) e do Tratado de metodologia de F. Carvalho (1909). Procuremos conhecer como são feitas as referências à pedagogia, sua razão e identidade. Nesses textos, ela aparece ora como ciência, ora como arte. Analisando as metáforas usadas para orientar os professores, é possível identificar imagens a partir das quais os saberes pedagógicos são definidos e apresentados como objetos de leitura para o magistério.Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592019000100448História da Educação v.23 2019reponame:História da Educaçãoinstname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)instacron:ANPUH-RS10.1590/2236-3459/93223info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Vivian Batista daCatani,Denice Barbarapor2019-11-22T00:00:00Zoai:scielo:S2236-34592019000100448Revistahttp://seer.ufrgs.br/asphePUBhttps://seer.ufrgs.br/asphe/oai||rhe.asphe@gmail.com2236-34591414-3518opendoar:2019-11-22T00:00História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)false
dc.title.none.fl_str_mv Metáforas e comparações que ensinam a ensinar:a razão e a identidade da pedagogia nos manuais para professores (1873-1909)
title Metáforas e comparações que ensinam a ensinar:a razão e a identidade da pedagogia nos manuais para professores (1873-1909)
spellingShingle Metáforas e comparações que ensinam a ensinar:a razão e a identidade da pedagogia nos manuais para professores (1873-1909)
Silva,Vivian Batista da
manuais pedagógicos
pedagogia
ensinar
title_short Metáforas e comparações que ensinam a ensinar:a razão e a identidade da pedagogia nos manuais para professores (1873-1909)
title_full Metáforas e comparações que ensinam a ensinar:a razão e a identidade da pedagogia nos manuais para professores (1873-1909)
title_fullStr Metáforas e comparações que ensinam a ensinar:a razão e a identidade da pedagogia nos manuais para professores (1873-1909)
title_full_unstemmed Metáforas e comparações que ensinam a ensinar:a razão e a identidade da pedagogia nos manuais para professores (1873-1909)
title_sort Metáforas e comparações que ensinam a ensinar:a razão e a identidade da pedagogia nos manuais para professores (1873-1909)
author Silva,Vivian Batista da
author_facet Silva,Vivian Batista da
Catani,Denice Barbara
author_role author
author2 Catani,Denice Barbara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Vivian Batista da
Catani,Denice Barbara
dc.subject.por.fl_str_mv manuais pedagógicos
pedagogia
ensinar
topic manuais pedagógicos
pedagogia
ensinar
description Resumo Estariam os manuais para professores mais próximos de um livro ou de um receituário? Partindo dessa pergunta, este artigo analisa cinco títulos publicados entre 1873 e 1909. Trata-se do Compêndio de pedagogia (Pontes, 1873); da Pedagogia e metodologia de C. Passalacqua (1887); das Lições de pedagogia, de V. Magalhães (1900); do Compêndio de pedagogia de D. Vellozo (1907) e do Tratado de metodologia de F. Carvalho (1909). Procuremos conhecer como são feitas as referências à pedagogia, sua razão e identidade. Nesses textos, ela aparece ora como ciência, ora como arte. Analisando as metáforas usadas para orientar os professores, é possível identificar imagens a partir das quais os saberes pedagógicos são definidos e apresentados como objetos de leitura para o magistério.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592019000100448
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592019000100448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2236-3459/93223
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
dc.source.none.fl_str_mv História da Educação v.23 2019
reponame:História da Educação
instname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron:ANPUH-RS
instname_str Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron_str ANPUH-RS
institution ANPUH-RS
reponame_str História da Educação
collection História da Educação
repository.name.fl_str_mv História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
repository.mail.fl_str_mv ||rhe.asphe@gmail.com
_version_ 1754209092687101952