Abordagem de sustentabilidade nos cursos Brasileiros de engenharia de produção / Sustainability approach in Brazilian production engineering courses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Gabriella Cavalcante de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gomes, Isadora Cristina Mendes, Coelho, Gustavo Fernandes Rosado, Colombo, Ciliana Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/667
Resumo: Esta pesquisa realizou-se por meio de comparação entre a carga horária dos componentes curriculares relacionadas à área em estudo e a carga horária total de cada um dos cursosde graduação em Engenharia de Produção Plena em todo o Brasil, com o objetivo de verificar o grau de inserção da temática da sustentabilidade nos currículos. Adicionalmente, buscou-se verificar se os cursos de graduação com melhor avaliação pelos critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) possuem uma maior incidência de componentes curriculares relacionados com a área em estudo. Os resultados encontrados por meio de análises estatísticas realizadas via software R apontaram que as estruturas curriculares dos cursos de graduação em Engenharia de Produção Plena do Brasil que têm maior Conceito Preliminar do Curso (CPC) (4 e 5) não possuem necessariamente maior carga horária de abordagem de sustentabilidade e que 81,25% dos cursos analisados com CPC 3 tem carga horária dos componentes curriculares da área inferior ao percentual sugerido pelo estudo como sendo adequando, que foi 5,5%, e para o grupo de cursos com CPC 4 e 5 o número sobe para 91,30%. 
id BASR-0_167b44cad60e56f000741f48dc064475
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/667
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Abordagem de sustentabilidade nos cursos Brasileiros de engenharia de produção / Sustainability approach in Brazilian production engineering coursesFormação de profissionais. Engenharia de Produção. Componentes Curriculares. Carga Horária.Esta pesquisa realizou-se por meio de comparação entre a carga horária dos componentes curriculares relacionadas à área em estudo e a carga horária total de cada um dos cursosde graduação em Engenharia de Produção Plena em todo o Brasil, com o objetivo de verificar o grau de inserção da temática da sustentabilidade nos currículos. Adicionalmente, buscou-se verificar se os cursos de graduação com melhor avaliação pelos critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) possuem uma maior incidência de componentes curriculares relacionados com a área em estudo. Os resultados encontrados por meio de análises estatísticas realizadas via software R apontaram que as estruturas curriculares dos cursos de graduação em Engenharia de Produção Plena do Brasil que têm maior Conceito Preliminar do Curso (CPC) (4 e 5) não possuem necessariamente maior carga horária de abordagem de sustentabilidade e que 81,25% dos cursos analisados com CPC 3 tem carga horária dos componentes curriculares da área inferior ao percentual sugerido pelo estudo como sendo adequando, que foi 5,5%, e para o grupo de cursos com CPC 4 e 5 o número sobe para 91,30%. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/66710.34115/basr.v2i7.667Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 7 (2018); 2465-2478Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 7 (2018); 2465-24782595-36212595-362110.34115/basr.v2i7reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/667/567Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Gabriella Cavalcante deGomes, Isadora Cristina MendesCoelho, Gustavo Fernandes RosadoColombo, Ciliana Regina2018-11-05T17:45:35Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/667Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-11-05T17:45:35Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem de sustentabilidade nos cursos Brasileiros de engenharia de produção / Sustainability approach in Brazilian production engineering courses
title Abordagem de sustentabilidade nos cursos Brasileiros de engenharia de produção / Sustainability approach in Brazilian production engineering courses
spellingShingle Abordagem de sustentabilidade nos cursos Brasileiros de engenharia de produção / Sustainability approach in Brazilian production engineering courses
Souza, Gabriella Cavalcante de
Formação de profissionais. Engenharia de Produção. Componentes Curriculares. Carga Horária.
title_short Abordagem de sustentabilidade nos cursos Brasileiros de engenharia de produção / Sustainability approach in Brazilian production engineering courses
title_full Abordagem de sustentabilidade nos cursos Brasileiros de engenharia de produção / Sustainability approach in Brazilian production engineering courses
title_fullStr Abordagem de sustentabilidade nos cursos Brasileiros de engenharia de produção / Sustainability approach in Brazilian production engineering courses
title_full_unstemmed Abordagem de sustentabilidade nos cursos Brasileiros de engenharia de produção / Sustainability approach in Brazilian production engineering courses
title_sort Abordagem de sustentabilidade nos cursos Brasileiros de engenharia de produção / Sustainability approach in Brazilian production engineering courses
author Souza, Gabriella Cavalcante de
author_facet Souza, Gabriella Cavalcante de
Gomes, Isadora Cristina Mendes
Coelho, Gustavo Fernandes Rosado
Colombo, Ciliana Regina
author_role author
author2 Gomes, Isadora Cristina Mendes
Coelho, Gustavo Fernandes Rosado
Colombo, Ciliana Regina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Gabriella Cavalcante de
Gomes, Isadora Cristina Mendes
Coelho, Gustavo Fernandes Rosado
Colombo, Ciliana Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de profissionais. Engenharia de Produção. Componentes Curriculares. Carga Horária.
topic Formação de profissionais. Engenharia de Produção. Componentes Curriculares. Carga Horária.
description Esta pesquisa realizou-se por meio de comparação entre a carga horária dos componentes curriculares relacionadas à área em estudo e a carga horária total de cada um dos cursosde graduação em Engenharia de Produção Plena em todo o Brasil, com o objetivo de verificar o grau de inserção da temática da sustentabilidade nos currículos. Adicionalmente, buscou-se verificar se os cursos de graduação com melhor avaliação pelos critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) possuem uma maior incidência de componentes curriculares relacionados com a área em estudo. Os resultados encontrados por meio de análises estatísticas realizadas via software R apontaram que as estruturas curriculares dos cursos de graduação em Engenharia de Produção Plena do Brasil que têm maior Conceito Preliminar do Curso (CPC) (4 e 5) não possuem necessariamente maior carga horária de abordagem de sustentabilidade e que 81,25% dos cursos analisados com CPC 3 tem carga horária dos componentes curriculares da área inferior ao percentual sugerido pelo estudo como sendo adequando, que foi 5,5%, e para o grupo de cursos com CPC 4 e 5 o número sobe para 91,30%. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/667
10.34115/basr.v2i7.667
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/667
identifier_str_mv 10.34115/basr.v2i7.667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/667/567
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 7 (2018); 2465-2478
Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 7 (2018); 2465-2478
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v2i7
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240005056266240