Abordagem educativa para promoção de saúde em usuários hipertensos: Uma revisão integrativa da literatura / Educational approach to health promotion of hypertensive clients: An integrating literature review
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2020 |
Other Authors: | , , , , , , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Brazilian Applied Science Review |
Download full: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/15167 |
Summary: | A Hipertensão Arterial é, sabidamente, uma doença com alta prevalência nacional e mundial, sua evolução clínica é lenta, causada por diversos fatores, e esta quando não tratada adequadamente, traz graves complicações, temporárias ou permanentes. A educação em saúde é um dos principais dispositivos para viabilizar a promoção da saúde na atenção básica no Brasil e constitui-se como uma estratégia no cuidado à clientela hipertensa, atuando na prevenção e redução dos agravos decorrentes da doença. Neste contexto, este estudo tem por objetivo identificar as principais intervenções de educação em saúde em usuários hipertensos da Atenção Básica de Saúde. Métodos: foi realizado um estudo de revisão integrativa da literatura onde foram incluídos estudos nos idiomas português publicados nos últimos 10 anos nas principais bases de dados de pesquisa em saúde: LILACS, BDENF, SCIELO e BVS além de revistas e livros relacionados ao assunto. Resultados: observou-se que houve maior prevalência de intervenções de educação em saúde as ações em grupo (rodas de conversa, palestras), seguida de visitas domiciliares, atividades lúdicas (jogos) e outras, como, orien¬tação individual, entrevistas, oficinas e grupo de atividade física, identificou-se que métodos tradicionais ainda são muito utilizados pela enfermagem. Conclusão: muitas são as abordagens educacionais utilizadas para a promoção e prevenção da saúde na Atenção Básica de Saúde, percebe-se a adequação das unidades de saúde frente as demandas dos diversos grupos que atendem, métodos tradicionais ainda são muito utilizados como as visitas domiciliares e rodas de conversa (grupos), contudo, pode-se notar a inserção de tecnologias educativas. |
id |
BASR-0_420b2c3f5fc2de56670d2eb976a2a6e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15167 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Abordagem educativa para promoção de saúde em usuários hipertensos: Uma revisão integrativa da literatura / Educational approach to health promotion of hypertensive clients: An integrating literature reviewAssistência de EnfermagemHipertensãoAtenção Primária a SaúdeEducação em Saúde.A Hipertensão Arterial é, sabidamente, uma doença com alta prevalência nacional e mundial, sua evolução clínica é lenta, causada por diversos fatores, e esta quando não tratada adequadamente, traz graves complicações, temporárias ou permanentes. A educação em saúde é um dos principais dispositivos para viabilizar a promoção da saúde na atenção básica no Brasil e constitui-se como uma estratégia no cuidado à clientela hipertensa, atuando na prevenção e redução dos agravos decorrentes da doença. Neste contexto, este estudo tem por objetivo identificar as principais intervenções de educação em saúde em usuários hipertensos da Atenção Básica de Saúde. Métodos: foi realizado um estudo de revisão integrativa da literatura onde foram incluídos estudos nos idiomas português publicados nos últimos 10 anos nas principais bases de dados de pesquisa em saúde: LILACS, BDENF, SCIELO e BVS além de revistas e livros relacionados ao assunto. Resultados: observou-se que houve maior prevalência de intervenções de educação em saúde as ações em grupo (rodas de conversa, palestras), seguida de visitas domiciliares, atividades lúdicas (jogos) e outras, como, orien¬tação individual, entrevistas, oficinas e grupo de atividade física, identificou-se que métodos tradicionais ainda são muito utilizados pela enfermagem. Conclusão: muitas são as abordagens educacionais utilizadas para a promoção e prevenção da saúde na Atenção Básica de Saúde, percebe-se a adequação das unidades de saúde frente as demandas dos diversos grupos que atendem, métodos tradicionais ainda são muito utilizados como as visitas domiciliares e rodas de conversa (grupos), contudo, pode-se notar a inserção de tecnologias educativas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/1516710.34115/basrv4n4-040Brazilian Applied Science Review; Vol. 4 No. 4 (2020); 2678-2690Brazilian Applied Science Review; v. 4 n. 4 (2020); 2678-26902595-36212595-362110.34115/basr.v4i4reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/15167/12515Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Lidiane Campos deFaveri, Francisco Di Paula DeJunior, Luiz Cesar GerottoCosta, Mariana Paula RodriguesZanelli, Tauane Letícia PintoRodrigues, Aline ScharrDorigan, Gisele HespanholMilagres, Clarice Santana2020-08-27T14:18:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15167Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2020-08-27T14:18:09Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem educativa para promoção de saúde em usuários hipertensos: Uma revisão integrativa da literatura / Educational approach to health promotion of hypertensive clients: An integrating literature review |
title |
Abordagem educativa para promoção de saúde em usuários hipertensos: Uma revisão integrativa da literatura / Educational approach to health promotion of hypertensive clients: An integrating literature review |
spellingShingle |
Abordagem educativa para promoção de saúde em usuários hipertensos: Uma revisão integrativa da literatura / Educational approach to health promotion of hypertensive clients: An integrating literature review Macedo, Lidiane Campos de Assistência de Enfermagem Hipertensão Atenção Primária a Saúde Educação em Saúde. |
title_short |
Abordagem educativa para promoção de saúde em usuários hipertensos: Uma revisão integrativa da literatura / Educational approach to health promotion of hypertensive clients: An integrating literature review |
title_full |
Abordagem educativa para promoção de saúde em usuários hipertensos: Uma revisão integrativa da literatura / Educational approach to health promotion of hypertensive clients: An integrating literature review |
title_fullStr |
Abordagem educativa para promoção de saúde em usuários hipertensos: Uma revisão integrativa da literatura / Educational approach to health promotion of hypertensive clients: An integrating literature review |
title_full_unstemmed |
Abordagem educativa para promoção de saúde em usuários hipertensos: Uma revisão integrativa da literatura / Educational approach to health promotion of hypertensive clients: An integrating literature review |
title_sort |
Abordagem educativa para promoção de saúde em usuários hipertensos: Uma revisão integrativa da literatura / Educational approach to health promotion of hypertensive clients: An integrating literature review |
author |
Macedo, Lidiane Campos de |
author_facet |
Macedo, Lidiane Campos de Faveri, Francisco Di Paula De Junior, Luiz Cesar Gerotto Costa, Mariana Paula Rodrigues Zanelli, Tauane Letícia Pinto Rodrigues, Aline Scharr Dorigan, Gisele Hespanhol Milagres, Clarice Santana |
author_role |
author |
author2 |
Faveri, Francisco Di Paula De Junior, Luiz Cesar Gerotto Costa, Mariana Paula Rodrigues Zanelli, Tauane Letícia Pinto Rodrigues, Aline Scharr Dorigan, Gisele Hespanhol Milagres, Clarice Santana |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Lidiane Campos de Faveri, Francisco Di Paula De Junior, Luiz Cesar Gerotto Costa, Mariana Paula Rodrigues Zanelli, Tauane Letícia Pinto Rodrigues, Aline Scharr Dorigan, Gisele Hespanhol Milagres, Clarice Santana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Assistência de Enfermagem Hipertensão Atenção Primária a Saúde Educação em Saúde. |
topic |
Assistência de Enfermagem Hipertensão Atenção Primária a Saúde Educação em Saúde. |
description |
A Hipertensão Arterial é, sabidamente, uma doença com alta prevalência nacional e mundial, sua evolução clínica é lenta, causada por diversos fatores, e esta quando não tratada adequadamente, traz graves complicações, temporárias ou permanentes. A educação em saúde é um dos principais dispositivos para viabilizar a promoção da saúde na atenção básica no Brasil e constitui-se como uma estratégia no cuidado à clientela hipertensa, atuando na prevenção e redução dos agravos decorrentes da doença. Neste contexto, este estudo tem por objetivo identificar as principais intervenções de educação em saúde em usuários hipertensos da Atenção Básica de Saúde. Métodos: foi realizado um estudo de revisão integrativa da literatura onde foram incluídos estudos nos idiomas português publicados nos últimos 10 anos nas principais bases de dados de pesquisa em saúde: LILACS, BDENF, SCIELO e BVS além de revistas e livros relacionados ao assunto. Resultados: observou-se que houve maior prevalência de intervenções de educação em saúde as ações em grupo (rodas de conversa, palestras), seguida de visitas domiciliares, atividades lúdicas (jogos) e outras, como, orien¬tação individual, entrevistas, oficinas e grupo de atividade física, identificou-se que métodos tradicionais ainda são muito utilizados pela enfermagem. Conclusão: muitas são as abordagens educacionais utilizadas para a promoção e prevenção da saúde na Atenção Básica de Saúde, percebe-se a adequação das unidades de saúde frente as demandas dos diversos grupos que atendem, métodos tradicionais ainda são muito utilizados como as visitas domiciliares e rodas de conversa (grupos), contudo, pode-se notar a inserção de tecnologias educativas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/15167 10.34115/basrv4n4-040 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/15167 |
identifier_str_mv |
10.34115/basrv4n4-040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/15167/12515 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 4 No. 4 (2020); 2678-2690 Brazilian Applied Science Review; v. 4 n. 4 (2020); 2678-2690 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v4i4 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240007205847040 |