Percepções entre as escolas públicas e privadas quanto à abordagem de saúde na educação física escolar em passos-MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Gustavo Henrique
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Tainá Garcia, de Souza, Caroline Siqueira, Costa, Luiz Fernando Santos, Amorim, Willian Campos, Clemente, Guilherme Augusto Bertelli Fernandes, Souza, Lúcio Marques Vieira, Paolillo, Fernanda Rossi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/57974
Resumo: Atualmente, muitos problemas com o ganho de peso, a obesidade e o sedentarismo estão ligados ao uso excessivo da tecnologia, logo, o estudo se justifica para perceber sobre a abordagem da saúde e suas contribuições para as escolas públicas e privadas. O objetivo geral do estudo foi verificar as percepções entre as escolas públicas e privadas quanto a abordagem de saúde nas aulas de Educação Física em Passos-MG. A metodologia foi qualitativa diante da análise dos dados e de caráter quantitativo afim de inteirar-se com dados numéricos diante de um questionário fechado e aplicado com o tema de saúde e abordado pelos professores de Educação Física em Passos-MG. Portanto, foi perceptível com a pesquisa que as escolas públicas e privadas apresentaram diferenças a respeito do trabalho com a saúde em Passos-MG, inclusive sobre o Programa Saúde na Escola (PSE) no Ensino Médio. Por outro lado, todos entendem a importância da temática e compreendem como são importantes para os adolescentes, inclusive nas questões de aquisição de hábitos saudáveis. Dessa forma, a Educação Física escolar como promotora de hábitos saudáveis é essencial, porque muitas vezes é um dos primeiros contatos que os educandos tem com a atividade física. Por sua vez, a temática saúde é uma ferramenta de grande contribuição para desenvolver práticas saudáveis e políticas públicas voltadas para a saúde, seja física ou mental com seus educandos, inclusive com os adolescentes do Ensino Médio que é o enfoque deste estudo.
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