Análise da influência das redes sociais na busca por procedimentos cosméticos entre acadêmicos de medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portela, Marina Veras Viana
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: da Silva, Yllana Ferreira Alves, Dutra, Maria Cristina Magalhães de Freitas, Lages, Maria Karolinne Araújo Barbosa, Holanda, Thiago Ayres, Almeida, Isabella Parente
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65187
Resumo: INTRODUÇÃO: O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da mídia no interesse de acadêmicos de medicina por procedimentos estéticos. MÉTODOS: Empregou-se um questionário online a 322 estudantes de medicina da UNINOVAFAPI em 2021. Às variáveis estudadas aplicou-se o teste qui-quadrado, intervalo de confiança de 95%. RESULTADOS: A maioria da amostra (72%) era do sexo feminino, e 79,5% cogitaram submeter-se a procedimentos influenciados por anúncios. Mais mulheres (52%) compararam suas fotos nas redes (p=0,0005) e se sentem desconfortáveis em publicar fotos sem filtros (46%; p=0,0002) em comparação aos homens. CONCLUSÃO: O uso de mídias sociais se associa à maior probabilidade de estudantes de medicina, principalmente mulheres, submeterem-se a procedimentos estéticos, compararem-se com outras pessoas e se sentirem desconfortáveis sem filtro.
id BJRH-0_fc88f5dcd5eb5d5f054df0adec37d297
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/65187
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Análise da influência das redes sociais na busca por procedimentos cosméticos entre acadêmicos de medicinamídias sociaisinsatisfação corporalcirurgia plásticaINTRODUÇÃO: O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da mídia no interesse de acadêmicos de medicina por procedimentos estéticos. MÉTODOS: Empregou-se um questionário online a 322 estudantes de medicina da UNINOVAFAPI em 2021. Às variáveis estudadas aplicou-se o teste qui-quadrado, intervalo de confiança de 95%. RESULTADOS: A maioria da amostra (72%) era do sexo feminino, e 79,5% cogitaram submeter-se a procedimentos influenciados por anúncios. Mais mulheres (52%) compararam suas fotos nas redes (p=0,0005) e se sentem desconfortáveis em publicar fotos sem filtros (46%; p=0,0002) em comparação aos homens. CONCLUSÃO: O uso de mídias sociais se associa à maior probabilidade de estudantes de medicina, principalmente mulheres, submeterem-se a procedimentos estéticos, compararem-se com outras pessoas e se sentirem desconfortáveis sem filtro.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6518710.34119/bjhrv6n6-266Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 6 (2023); 30040-30052Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 6 (2023); 30040-30052Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 6 (2023); 30040-300522595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65187/46644Portela, Marina Veras Vianada Silva, Yllana Ferreira AlvesDutra, Maria Cristina Magalhães de FreitasLages, Maria Karolinne Araújo BarbosaHolanda, Thiago AyresAlmeida, Isabella Parenteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-01T12:26:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/65187Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-12-01T12:26:45Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da influência das redes sociais na busca por procedimentos cosméticos entre acadêmicos de medicina
title Análise da influência das redes sociais na busca por procedimentos cosméticos entre acadêmicos de medicina
spellingShingle Análise da influência das redes sociais na busca por procedimentos cosméticos entre acadêmicos de medicina
Portela, Marina Veras Viana
mídias sociais
insatisfação corporal
cirurgia plástica
title_short Análise da influência das redes sociais na busca por procedimentos cosméticos entre acadêmicos de medicina
title_full Análise da influência das redes sociais na busca por procedimentos cosméticos entre acadêmicos de medicina
title_fullStr Análise da influência das redes sociais na busca por procedimentos cosméticos entre acadêmicos de medicina
title_full_unstemmed Análise da influência das redes sociais na busca por procedimentos cosméticos entre acadêmicos de medicina
title_sort Análise da influência das redes sociais na busca por procedimentos cosméticos entre acadêmicos de medicina
author Portela, Marina Veras Viana
author_facet Portela, Marina Veras Viana
da Silva, Yllana Ferreira Alves
Dutra, Maria Cristina Magalhães de Freitas
Lages, Maria Karolinne Araújo Barbosa
Holanda, Thiago Ayres
Almeida, Isabella Parente
author_role author
author2 da Silva, Yllana Ferreira Alves
Dutra, Maria Cristina Magalhães de Freitas
Lages, Maria Karolinne Araújo Barbosa
Holanda, Thiago Ayres
Almeida, Isabella Parente
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Portela, Marina Veras Viana
da Silva, Yllana Ferreira Alves
Dutra, Maria Cristina Magalhães de Freitas
Lages, Maria Karolinne Araújo Barbosa
Holanda, Thiago Ayres
Almeida, Isabella Parente
dc.subject.por.fl_str_mv mídias sociais
insatisfação corporal
cirurgia plástica
topic mídias sociais
insatisfação corporal
cirurgia plástica
description INTRODUÇÃO: O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da mídia no interesse de acadêmicos de medicina por procedimentos estéticos. MÉTODOS: Empregou-se um questionário online a 322 estudantes de medicina da UNINOVAFAPI em 2021. Às variáveis estudadas aplicou-se o teste qui-quadrado, intervalo de confiança de 95%. RESULTADOS: A maioria da amostra (72%) era do sexo feminino, e 79,5% cogitaram submeter-se a procedimentos influenciados por anúncios. Mais mulheres (52%) compararam suas fotos nas redes (p=0,0005) e se sentem desconfortáveis em publicar fotos sem filtros (46%; p=0,0002) em comparação aos homens. CONCLUSÃO: O uso de mídias sociais se associa à maior probabilidade de estudantes de medicina, principalmente mulheres, submeterem-se a procedimentos estéticos, compararem-se com outras pessoas e se sentirem desconfortáveis sem filtro.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65187
10.34119/bjhrv6n6-266
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65187
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n6-266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65187/46644
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 6 (2023); 30040-30052
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 6 (2023); 30040-30052
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 6 (2023); 30040-30052
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240038589726720