Análise da influência das redes sociais na busca por procedimentos cosméticos entre acadêmicos de medicina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65187 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da mídia no interesse de acadêmicos de medicina por procedimentos estéticos. MÉTODOS: Empregou-se um questionário online a 322 estudantes de medicina da UNINOVAFAPI em 2021. Às variáveis estudadas aplicou-se o teste qui-quadrado, intervalo de confiança de 95%. RESULTADOS: A maioria da amostra (72%) era do sexo feminino, e 79,5% cogitaram submeter-se a procedimentos influenciados por anúncios. Mais mulheres (52%) compararam suas fotos nas redes (p=0,0005) e se sentem desconfortáveis em publicar fotos sem filtros (46%; p=0,0002) em comparação aos homens. CONCLUSÃO: O uso de mídias sociais se associa à maior probabilidade de estudantes de medicina, principalmente mulheres, submeterem-se a procedimentos estéticos, compararem-se com outras pessoas e se sentirem desconfortáveis sem filtro. |
id |
BJRH-0_fc88f5dcd5eb5d5f054df0adec37d297 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/65187 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise da influência das redes sociais na busca por procedimentos cosméticos entre acadêmicos de medicinamídias sociaisinsatisfação corporalcirurgia plásticaINTRODUÇÃO: O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da mídia no interesse de acadêmicos de medicina por procedimentos estéticos. MÉTODOS: Empregou-se um questionário online a 322 estudantes de medicina da UNINOVAFAPI em 2021. Às variáveis estudadas aplicou-se o teste qui-quadrado, intervalo de confiança de 95%. RESULTADOS: A maioria da amostra (72%) era do sexo feminino, e 79,5% cogitaram submeter-se a procedimentos influenciados por anúncios. Mais mulheres (52%) compararam suas fotos nas redes (p=0,0005) e se sentem desconfortáveis em publicar fotos sem filtros (46%; p=0,0002) em comparação aos homens. CONCLUSÃO: O uso de mídias sociais se associa à maior probabilidade de estudantes de medicina, principalmente mulheres, submeterem-se a procedimentos estéticos, compararem-se com outras pessoas e se sentirem desconfortáveis sem filtro.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6518710.34119/bjhrv6n6-266Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 6 (2023); 30040-30052Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 6 (2023); 30040-30052Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 6 (2023); 30040-300522595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65187/46644Portela, Marina Veras Vianada Silva, Yllana Ferreira AlvesDutra, Maria Cristina Magalhães de FreitasLages, Maria Karolinne Araújo BarbosaHolanda, Thiago AyresAlmeida, Isabella Parenteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-01T12:26:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/65187Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-12-01T12:26:45Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da influência das redes sociais na busca por procedimentos cosméticos entre acadêmicos de medicina |
title |
Análise da influência das redes sociais na busca por procedimentos cosméticos entre acadêmicos de medicina |
spellingShingle |
Análise da influência das redes sociais na busca por procedimentos cosméticos entre acadêmicos de medicina Portela, Marina Veras Viana mídias sociais insatisfação corporal cirurgia plástica |
title_short |
Análise da influência das redes sociais na busca por procedimentos cosméticos entre acadêmicos de medicina |
title_full |
Análise da influência das redes sociais na busca por procedimentos cosméticos entre acadêmicos de medicina |
title_fullStr |
Análise da influência das redes sociais na busca por procedimentos cosméticos entre acadêmicos de medicina |
title_full_unstemmed |
Análise da influência das redes sociais na busca por procedimentos cosméticos entre acadêmicos de medicina |
title_sort |
Análise da influência das redes sociais na busca por procedimentos cosméticos entre acadêmicos de medicina |
author |
Portela, Marina Veras Viana |
author_facet |
Portela, Marina Veras Viana da Silva, Yllana Ferreira Alves Dutra, Maria Cristina Magalhães de Freitas Lages, Maria Karolinne Araújo Barbosa Holanda, Thiago Ayres Almeida, Isabella Parente |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Yllana Ferreira Alves Dutra, Maria Cristina Magalhães de Freitas Lages, Maria Karolinne Araújo Barbosa Holanda, Thiago Ayres Almeida, Isabella Parente |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Portela, Marina Veras Viana da Silva, Yllana Ferreira Alves Dutra, Maria Cristina Magalhães de Freitas Lages, Maria Karolinne Araújo Barbosa Holanda, Thiago Ayres Almeida, Isabella Parente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
mídias sociais insatisfação corporal cirurgia plástica |
topic |
mídias sociais insatisfação corporal cirurgia plástica |
description |
INTRODUÇÃO: O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da mídia no interesse de acadêmicos de medicina por procedimentos estéticos. MÉTODOS: Empregou-se um questionário online a 322 estudantes de medicina da UNINOVAFAPI em 2021. Às variáveis estudadas aplicou-se o teste qui-quadrado, intervalo de confiança de 95%. RESULTADOS: A maioria da amostra (72%) era do sexo feminino, e 79,5% cogitaram submeter-se a procedimentos influenciados por anúncios. Mais mulheres (52%) compararam suas fotos nas redes (p=0,0005) e se sentem desconfortáveis em publicar fotos sem filtros (46%; p=0,0002) em comparação aos homens. CONCLUSÃO: O uso de mídias sociais se associa à maior probabilidade de estudantes de medicina, principalmente mulheres, submeterem-se a procedimentos estéticos, compararem-se com outras pessoas e se sentirem desconfortáveis sem filtro. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65187 10.34119/bjhrv6n6-266 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65187 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv6n6-266 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65187/46644 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 6 (2023); 30040-30052 Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 6 (2023); 30040-30052 Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 6 (2023); 30040-30052 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240038589726720 |