Construção da memória e da história da formação docente para a educação profissional e tecnológica a partir das narrativas sobre o cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Thayssa Martins Moraes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Batista, Sueli Soares dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
Texto Completo: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9298
Resumo:  Ao longo da história das escolas técnicas públicas paulistas  nem sempre a licenciatura foi pré-condição para a atuação do docente. Daí a necessidade de se trabalhar na pesquisa educacional as experiências e narrativas destes docentes, campo carente nas pesquisas educacionais. A revisão bibliográfica foi realizada a partir de artigos sobre formação docente e narrativas educacionais do cotidiano escolar, considerando os desafios atuais da educação profissional e tecnológica. Com este estudo que  também se baseou em entrevistas de historia oral,  espera-se contribuir com as pesquisas sobre as formas de pensar o fazer docente na educação profissional e tecnológica e a formação de professores em geral como parte das abordagens sobre o patrimônio educativo.
id CAMP-1_6547b3df8e2f06ad393f676fa2b25f0b
oai_identifier_str oai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9298
network_acronym_str CAMP-1
network_name_str Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
repository_id_str
spelling Construção da memória e da história da formação docente para a educação profissional e tecnológica a partir das narrativas sobre o cotidiano escolarFormação docente. Educação Profissional e Tecnológica. Patrimônio educativo. Ao longo da história das escolas técnicas públicas paulistas  nem sempre a licenciatura foi pré-condição para a atuação do docente. Daí a necessidade de se trabalhar na pesquisa educacional as experiências e narrativas destes docentes, campo carente nas pesquisas educacionais. A revisão bibliográfica foi realizada a partir de artigos sobre formação docente e narrativas educacionais do cotidiano escolar, considerando os desafios atuais da educação profissional e tecnológica. Com este estudo que  também se baseou em entrevistas de historia oral,  espera-se contribuir com as pesquisas sobre as formas de pensar o fazer docente na educação profissional e tecnológica e a formação de professores em geral como parte das abordagens sobre o patrimônio educativo.Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/929810.20888/ridphe_r.v3i2.9298RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 3 n. 2 (2017); 369-384RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 3 Núm. 2 (2017); 369-384Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 3 No. 2 (2017); 369-3842447-746Xreponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativoinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9298/4722Copyright (c) 2017 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Thayssa Martins MoraesBatista, Sueli Soares dos Santos2018-07-26T19:02:39Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9298Revistahttps://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/RIDPHE-RPUBhttp://ojs.fe.unicamp.br/index.php/RIDPHE-R/oai||mcris@unicamp.br2447-746X2447-746Xopendoar:2018-07-26T19:02:39Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção da memória e da história da formação docente para a educação profissional e tecnológica a partir das narrativas sobre o cotidiano escolar
title Construção da memória e da história da formação docente para a educação profissional e tecnológica a partir das narrativas sobre o cotidiano escolar
spellingShingle Construção da memória e da história da formação docente para a educação profissional e tecnológica a partir das narrativas sobre o cotidiano escolar
Ribeiro, Thayssa Martins Moraes
Formação docente. Educação Profissional e Tecnológica. Patrimônio educativo.
title_short Construção da memória e da história da formação docente para a educação profissional e tecnológica a partir das narrativas sobre o cotidiano escolar
title_full Construção da memória e da história da formação docente para a educação profissional e tecnológica a partir das narrativas sobre o cotidiano escolar
title_fullStr Construção da memória e da história da formação docente para a educação profissional e tecnológica a partir das narrativas sobre o cotidiano escolar
title_full_unstemmed Construção da memória e da história da formação docente para a educação profissional e tecnológica a partir das narrativas sobre o cotidiano escolar
title_sort Construção da memória e da história da formação docente para a educação profissional e tecnológica a partir das narrativas sobre o cotidiano escolar
author Ribeiro, Thayssa Martins Moraes
author_facet Ribeiro, Thayssa Martins Moraes
Batista, Sueli Soares dos Santos
author_role author
author2 Batista, Sueli Soares dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Thayssa Martins Moraes
Batista, Sueli Soares dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente. Educação Profissional e Tecnológica. Patrimônio educativo.
topic Formação docente. Educação Profissional e Tecnológica. Patrimônio educativo.
description  Ao longo da história das escolas técnicas públicas paulistas  nem sempre a licenciatura foi pré-condição para a atuação do docente. Daí a necessidade de se trabalhar na pesquisa educacional as experiências e narrativas destes docentes, campo carente nas pesquisas educacionais. A revisão bibliográfica foi realizada a partir de artigos sobre formação docente e narrativas educacionais do cotidiano escolar, considerando os desafios atuais da educação profissional e tecnológica. Com este estudo que  também se baseou em entrevistas de historia oral,  espera-se contribuir com as pesquisas sobre as formas de pensar o fazer docente na educação profissional e tecnológica e a formação de professores em geral como parte das abordagens sobre o patrimônio educativo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9298
10.20888/ridphe_r.v3i2.9298
url https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9298
identifier_str_mv 10.20888/ridphe_r.v3i2.9298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9298/4722
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 3 n. 2 (2017); 369-384
RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 3 Núm. 2 (2017); 369-384
Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 3 No. 2 (2017); 369-384
2447-746X
reponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
collection Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
repository.name.fl_str_mv Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||mcris@unicamp.br
_version_ 1754302834525863936