Construção da memória e da história da formação docente para a educação profissional e tecnológica a partir das narrativas sobre o cotidiano escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo |
Texto Completo: | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9298 |
Resumo: | Ao longo da história das escolas técnicas públicas paulistas nem sempre a licenciatura foi pré-condição para a atuação do docente. Daí a necessidade de se trabalhar na pesquisa educacional as experiências e narrativas destes docentes, campo carente nas pesquisas educacionais. A revisão bibliográfica foi realizada a partir de artigos sobre formação docente e narrativas educacionais do cotidiano escolar, considerando os desafios atuais da educação profissional e tecnológica. Com este estudo que também se baseou em entrevistas de historia oral, espera-se contribuir com as pesquisas sobre as formas de pensar o fazer docente na educação profissional e tecnológica e a formação de professores em geral como parte das abordagens sobre o patrimônio educativo. |
id |
CAMP-1_6547b3df8e2f06ad393f676fa2b25f0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9298 |
network_acronym_str |
CAMP-1 |
network_name_str |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção da memória e da história da formação docente para a educação profissional e tecnológica a partir das narrativas sobre o cotidiano escolarFormação docente. Educação Profissional e Tecnológica. Patrimônio educativo. Ao longo da história das escolas técnicas públicas paulistas nem sempre a licenciatura foi pré-condição para a atuação do docente. Daí a necessidade de se trabalhar na pesquisa educacional as experiências e narrativas destes docentes, campo carente nas pesquisas educacionais. A revisão bibliográfica foi realizada a partir de artigos sobre formação docente e narrativas educacionais do cotidiano escolar, considerando os desafios atuais da educação profissional e tecnológica. Com este estudo que também se baseou em entrevistas de historia oral, espera-se contribuir com as pesquisas sobre as formas de pensar o fazer docente na educação profissional e tecnológica e a formação de professores em geral como parte das abordagens sobre o patrimônio educativo.Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/929810.20888/ridphe_r.v3i2.9298RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 3 n. 2 (2017); 369-384RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 3 Núm. 2 (2017); 369-384Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 3 No. 2 (2017); 369-3842447-746Xreponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativoinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9298/4722Copyright (c) 2017 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Thayssa Martins MoraesBatista, Sueli Soares dos Santos2018-07-26T19:02:39Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9298Revistahttps://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/RIDPHE-RPUBhttp://ojs.fe.unicamp.br/index.php/RIDPHE-R/oai||mcris@unicamp.br2447-746X2447-746Xopendoar:2018-07-26T19:02:39Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção da memória e da história da formação docente para a educação profissional e tecnológica a partir das narrativas sobre o cotidiano escolar |
title |
Construção da memória e da história da formação docente para a educação profissional e tecnológica a partir das narrativas sobre o cotidiano escolar |
spellingShingle |
Construção da memória e da história da formação docente para a educação profissional e tecnológica a partir das narrativas sobre o cotidiano escolar Ribeiro, Thayssa Martins Moraes Formação docente. Educação Profissional e Tecnológica. Patrimônio educativo. |
title_short |
Construção da memória e da história da formação docente para a educação profissional e tecnológica a partir das narrativas sobre o cotidiano escolar |
title_full |
Construção da memória e da história da formação docente para a educação profissional e tecnológica a partir das narrativas sobre o cotidiano escolar |
title_fullStr |
Construção da memória e da história da formação docente para a educação profissional e tecnológica a partir das narrativas sobre o cotidiano escolar |
title_full_unstemmed |
Construção da memória e da história da formação docente para a educação profissional e tecnológica a partir das narrativas sobre o cotidiano escolar |
title_sort |
Construção da memória e da história da formação docente para a educação profissional e tecnológica a partir das narrativas sobre o cotidiano escolar |
author |
Ribeiro, Thayssa Martins Moraes |
author_facet |
Ribeiro, Thayssa Martins Moraes Batista, Sueli Soares dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Batista, Sueli Soares dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Thayssa Martins Moraes Batista, Sueli Soares dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente. Educação Profissional e Tecnológica. Patrimônio educativo. |
topic |
Formação docente. Educação Profissional e Tecnológica. Patrimônio educativo. |
description |
Ao longo da história das escolas técnicas públicas paulistas nem sempre a licenciatura foi pré-condição para a atuação do docente. Daí a necessidade de se trabalhar na pesquisa educacional as experiências e narrativas destes docentes, campo carente nas pesquisas educacionais. A revisão bibliográfica foi realizada a partir de artigos sobre formação docente e narrativas educacionais do cotidiano escolar, considerando os desafios atuais da educação profissional e tecnológica. Com este estudo que também se baseou em entrevistas de historia oral, espera-se contribuir com as pesquisas sobre as formas de pensar o fazer docente na educação profissional e tecnológica e a formação de professores em geral como parte das abordagens sobre o patrimônio educativo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9298 10.20888/ridphe_r.v3i2.9298 |
url |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9298 |
identifier_str_mv |
10.20888/ridphe_r.v3i2.9298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9298/4722 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 3 n. 2 (2017); 369-384 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 3 Núm. 2 (2017); 369-384 Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 3 No. 2 (2017); 369-384 2447-746X reponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo |
collection |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mcris@unicamp.br |
_version_ |
1754302834525863936 |