Pesquisaformação narrativa (auto) biográfca : da tessitura de fontes aos desafos da interpretação hermenêutica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Joelson de Sousa, 1987-
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bragança, Inês Ferreira de Souza, 1969-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8358
Resumo: Resumo: Este texto tem como objetivo desenvolver uma refexão sobre a abordagem de pesquisaformação narrativa (auto)biográfca, por meio de um olhar retrospectivo para uma pesquisa concluída há 10 (dez) anos e outra que se encontra em andamento. A proposta consiste em um exercício metanarrativo que, ao dialogar com as referidas pesquisas, tematiza o campo dos estudos (auto)biográfcos em educação, especialmente quanto ao enredamento de sentidos que unem de forma indissociável pesquisa e formação, a tessitura de fontes narrativas e os desafos da interpretação hermenêutica. Neste exercício teórico e metodológico dialogamos com as contribuições de Christine Josso, Delory Momberger, Elizeu de Souza, Conceição Passeggi e com Paul Ricoeur na discussão da hermenêutica compreensiva. As refexões indicam que o processo de compreensão e interpretação hermenêutica foi experienciado levando em conta as conversas, mas também a e visitação dos registros escritos para depreender os múltiplos sentidos que as narrativas nos davam a dizer. O movimento de narrar a vida e a profssão docente polifonicamente, pelas narrativas de outros tantos que nos compõem, amplia não apenas nosso leque de saberes, conhecimentos e experiências do ser professor mas, acima de tudo, do aprender continuamente a profssão, a pesquisa, a narração e osdiferentes aspectos que desse movimento possam emergir, brotando outras tantas possibilidades teoricometodológicas, epistemológicas, de vida, existência e esquisaformação
id CAMP_e8a9c7f7d80f10c23a741987abc666d5
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1266404
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Pesquisaformação narrativa (auto) biográfca : da tessitura de fontes aos desafos da interpretação hermenêuticaNarrative (auto) biographical research : from the weaving of sources to the challenges of hermeneutic interpretationJoelsonFormação de professoresTeacher trainingPesquisaformaçãoNarrativas (Auto)biográficasDossiêResumo: Este texto tem como objetivo desenvolver uma refexão sobre a abordagem de pesquisaformação narrativa (auto)biográfca, por meio de um olhar retrospectivo para uma pesquisa concluída há 10 (dez) anos e outra que se encontra em andamento. A proposta consiste em um exercício metanarrativo que, ao dialogar com as referidas pesquisas, tematiza o campo dos estudos (auto)biográfcos em educação, especialmente quanto ao enredamento de sentidos que unem de forma indissociável pesquisa e formação, a tessitura de fontes narrativas e os desafos da interpretação hermenêutica. Neste exercício teórico e metodológico dialogamos com as contribuições de Christine Josso, Delory Momberger, Elizeu de Souza, Conceição Passeggi e com Paul Ricoeur na discussão da hermenêutica compreensiva. As refexões indicam que o processo de compreensão e interpretação hermenêutica foi experienciado levando em conta as conversas, mas também a e visitação dos registros escritos para depreender os múltiplos sentidos que as narrativas nos davam a dizer. O movimento de narrar a vida e a profssão docente polifonicamente, pelas narrativas de outros tantos que nos compõem, amplia não apenas nosso leque de saberes, conhecimentos e experiências do ser professor mas, acima de tudo, do aprender continuamente a profssão, a pesquisa, a narração e osdiferentes aspectos que desse movimento possam emergir, brotando outras tantas possibilidades teoricometodológicas, epistemológicas, de vida, existência e esquisaformaçãoAbstract: This text aims to develop a refection on the narrative (auto) biographical research approach, through a retrospective look at a research completed 10 (ten) years ago and another one that is in progress. The proposal consists of a metanarrative exercise that, when dialoguing with the referred researches, thematizes the feld of (auto) biographical studies in education, especially regarding the intertwining of meanings that inextricably link research and training, the fabric of narrative sources and the challenges of hermeneutic interpretation. In this theoretical and methodological exercise we dialogue with the contributions of Christine Josso, Delory Momberger, Elizeu de Souza, Conceição Passeggi and with Paul Ricoeur in the discussion of comprehensive hermeneutics. The refections indicate that the process of understanding and hermeneutic interpretation was experienced taking into account the conversations, but also the revisiting of the written records to understand the multiple meanings that the narratives gave us to say. The movement to narrate the teaching life and profession polyphonically through the narratives of many others who make up us, broadens our range of knowledge, knowledge and experiences of being a teacher, but above all, of continuously learning the profession, research, narration and the diferent aspects that may emerge from this movement, giving rise to so many theoretical, methodological, epistemological, life, existence and research-formation possibilitiesAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMorais, Joelson de Sousa, 1987-Bragança, Inês Ferreira de Souza, 1969-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/8358MORAIS, Joelson de Sousa; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Pesquisaformação narrativa (auto) biográfca: da tessitura de fontes aos desafos da interpretação hermenêutica. Educar em revista. Curitiba, PR : Universidade Federal do Paraná, 2021. Vol. 37 (2021), n. art. e75612 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8358. Acesso em: 6 nov. 2023.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1266404porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-14T16:19:29Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1266404Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-06T22:23:56.172617Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)true
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisaformação narrativa (auto) biográfca : da tessitura de fontes aos desafos da interpretação hermenêutica
Narrative (auto) biographical research : from the weaving of sources to the challenges of hermeneutic interpretationJoelson
title Pesquisaformação narrativa (auto) biográfca : da tessitura de fontes aos desafos da interpretação hermenêutica
spellingShingle Pesquisaformação narrativa (auto) biográfca : da tessitura de fontes aos desafos da interpretação hermenêutica
Morais, Joelson de Sousa, 1987-
Formação de professores
Teacher training
Pesquisaformação
Narrativas (Auto)biográficas
Dossiê
title_short Pesquisaformação narrativa (auto) biográfca : da tessitura de fontes aos desafos da interpretação hermenêutica
title_full Pesquisaformação narrativa (auto) biográfca : da tessitura de fontes aos desafos da interpretação hermenêutica
title_fullStr Pesquisaformação narrativa (auto) biográfca : da tessitura de fontes aos desafos da interpretação hermenêutica
title_full_unstemmed Pesquisaformação narrativa (auto) biográfca : da tessitura de fontes aos desafos da interpretação hermenêutica
title_sort Pesquisaformação narrativa (auto) biográfca : da tessitura de fontes aos desafos da interpretação hermenêutica
author Morais, Joelson de Sousa, 1987-
author_facet Morais, Joelson de Sousa, 1987-
Bragança, Inês Ferreira de Souza, 1969-
author_role author
author2 Bragança, Inês Ferreira de Souza, 1969-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Joelson de Sousa, 1987-
Bragança, Inês Ferreira de Souza, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Teacher training
Pesquisaformação
Narrativas (Auto)biográficas
Dossiê
topic Formação de professores
Teacher training
Pesquisaformação
Narrativas (Auto)biográficas
Dossiê
description Resumo: Este texto tem como objetivo desenvolver uma refexão sobre a abordagem de pesquisaformação narrativa (auto)biográfca, por meio de um olhar retrospectivo para uma pesquisa concluída há 10 (dez) anos e outra que se encontra em andamento. A proposta consiste em um exercício metanarrativo que, ao dialogar com as referidas pesquisas, tematiza o campo dos estudos (auto)biográfcos em educação, especialmente quanto ao enredamento de sentidos que unem de forma indissociável pesquisa e formação, a tessitura de fontes narrativas e os desafos da interpretação hermenêutica. Neste exercício teórico e metodológico dialogamos com as contribuições de Christine Josso, Delory Momberger, Elizeu de Souza, Conceição Passeggi e com Paul Ricoeur na discussão da hermenêutica compreensiva. As refexões indicam que o processo de compreensão e interpretação hermenêutica foi experienciado levando em conta as conversas, mas também a e visitação dos registros escritos para depreender os múltiplos sentidos que as narrativas nos davam a dizer. O movimento de narrar a vida e a profssão docente polifonicamente, pelas narrativas de outros tantos que nos compõem, amplia não apenas nosso leque de saberes, conhecimentos e experiências do ser professor mas, acima de tudo, do aprender continuamente a profssão, a pesquisa, a narração e osdiferentes aspectos que desse movimento possam emergir, brotando outras tantas possibilidades teoricometodológicas, epistemológicas, de vida, existência e esquisaformação
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/8358
MORAIS, Joelson de Sousa; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Pesquisaformação narrativa (auto) biográfca: da tessitura de fontes aos desafos da interpretação hermenêutica. Educar em revista. Curitiba, PR : Universidade Federal do Paraná, 2021. Vol. 37 (2021), n. art. e75612 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8358. Acesso em: 6 nov. 2023.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/8358
identifier_str_mv MORAIS, Joelson de Sousa; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Pesquisaformação narrativa (auto) biográfca: da tessitura de fontes aos desafos da interpretação hermenêutica. Educar em revista. Curitiba, PR : Universidade Federal do Paraná, 2021. Vol. 37 (2021), n. art. e75612 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8358. Acesso em: 6 nov. 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1266404
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1783463939241148416