Pesquisaformação narrativa (auto) biográfca : da tessitura de fontes aos desafos da interpretação hermenêutica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/8358 |
Resumo: | Resumo: Este texto tem como objetivo desenvolver uma refexão sobre a abordagem de pesquisaformação narrativa (auto)biográfca, por meio de um olhar retrospectivo para uma pesquisa concluída há 10 (dez) anos e outra que se encontra em andamento. A proposta consiste em um exercício metanarrativo que, ao dialogar com as referidas pesquisas, tematiza o campo dos estudos (auto)biográfcos em educação, especialmente quanto ao enredamento de sentidos que unem de forma indissociável pesquisa e formação, a tessitura de fontes narrativas e os desafos da interpretação hermenêutica. Neste exercício teórico e metodológico dialogamos com as contribuições de Christine Josso, Delory Momberger, Elizeu de Souza, Conceição Passeggi e com Paul Ricoeur na discussão da hermenêutica compreensiva. As refexões indicam que o processo de compreensão e interpretação hermenêutica foi experienciado levando em conta as conversas, mas também a e visitação dos registros escritos para depreender os múltiplos sentidos que as narrativas nos davam a dizer. O movimento de narrar a vida e a profssão docente polifonicamente, pelas narrativas de outros tantos que nos compõem, amplia não apenas nosso leque de saberes, conhecimentos e experiências do ser professor mas, acima de tudo, do aprender continuamente a profssão, a pesquisa, a narração e osdiferentes aspectos que desse movimento possam emergir, brotando outras tantas possibilidades teoricometodológicas, epistemológicas, de vida, existência e esquisaformação |
id |
CAMP_e8a9c7f7d80f10c23a741987abc666d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1266404 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisaformação narrativa (auto) biográfca : da tessitura de fontes aos desafos da interpretação hermenêuticaNarrative (auto) biographical research : from the weaving of sources to the challenges of hermeneutic interpretationJoelsonFormação de professoresTeacher trainingPesquisaformaçãoNarrativas (Auto)biográficasDossiêResumo: Este texto tem como objetivo desenvolver uma refexão sobre a abordagem de pesquisaformação narrativa (auto)biográfca, por meio de um olhar retrospectivo para uma pesquisa concluída há 10 (dez) anos e outra que se encontra em andamento. A proposta consiste em um exercício metanarrativo que, ao dialogar com as referidas pesquisas, tematiza o campo dos estudos (auto)biográfcos em educação, especialmente quanto ao enredamento de sentidos que unem de forma indissociável pesquisa e formação, a tessitura de fontes narrativas e os desafos da interpretação hermenêutica. Neste exercício teórico e metodológico dialogamos com as contribuições de Christine Josso, Delory Momberger, Elizeu de Souza, Conceição Passeggi e com Paul Ricoeur na discussão da hermenêutica compreensiva. As refexões indicam que o processo de compreensão e interpretação hermenêutica foi experienciado levando em conta as conversas, mas também a e visitação dos registros escritos para depreender os múltiplos sentidos que as narrativas nos davam a dizer. O movimento de narrar a vida e a profssão docente polifonicamente, pelas narrativas de outros tantos que nos compõem, amplia não apenas nosso leque de saberes, conhecimentos e experiências do ser professor mas, acima de tudo, do aprender continuamente a profssão, a pesquisa, a narração e osdiferentes aspectos que desse movimento possam emergir, brotando outras tantas possibilidades teoricometodológicas, epistemológicas, de vida, existência e esquisaformaçãoAbstract: This text aims to develop a refection on the narrative (auto) biographical research approach, through a retrospective look at a research completed 10 (ten) years ago and another one that is in progress. The proposal consists of a metanarrative exercise that, when dialoguing with the referred researches, thematizes the feld of (auto) biographical studies in education, especially regarding the intertwining of meanings that inextricably link research and training, the fabric of narrative sources and the challenges of hermeneutic interpretation. In this theoretical and methodological exercise we dialogue with the contributions of Christine Josso, Delory Momberger, Elizeu de Souza, Conceição Passeggi and with Paul Ricoeur in the discussion of comprehensive hermeneutics. The refections indicate that the process of understanding and hermeneutic interpretation was experienced taking into account the conversations, but also the revisiting of the written records to understand the multiple meanings that the narratives gave us to say. The movement to narrate the teaching life and profession polyphonically through the narratives of many others who make up us, broadens our range of knowledge, knowledge and experiences of being a teacher, but above all, of continuously learning the profession, research, narration and the diferent aspects that may emerge from this movement, giving rise to so many theoretical, methodological, epistemological, life, existence and research-formation possibilitiesAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMorais, Joelson de Sousa, 1987-Bragança, Inês Ferreira de Souza, 1969-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/8358MORAIS, Joelson de Sousa; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Pesquisaformação narrativa (auto) biográfca: da tessitura de fontes aos desafos da interpretação hermenêutica. Educar em revista. Curitiba, PR : Universidade Federal do Paraná, 2021. Vol. 37 (2021), n. art. e75612 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8358. Acesso em: 6 nov. 2023.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1266404porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-14T16:19:29Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1266404Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-06T22:23:56.172617Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisaformação narrativa (auto) biográfca : da tessitura de fontes aos desafos da interpretação hermenêutica Narrative (auto) biographical research : from the weaving of sources to the challenges of hermeneutic interpretationJoelson |
title |
Pesquisaformação narrativa (auto) biográfca : da tessitura de fontes aos desafos da interpretação hermenêutica |
spellingShingle |
Pesquisaformação narrativa (auto) biográfca : da tessitura de fontes aos desafos da interpretação hermenêutica Morais, Joelson de Sousa, 1987- Formação de professores Teacher training Pesquisaformação Narrativas (Auto)biográficas Dossiê |
title_short |
Pesquisaformação narrativa (auto) biográfca : da tessitura de fontes aos desafos da interpretação hermenêutica |
title_full |
Pesquisaformação narrativa (auto) biográfca : da tessitura de fontes aos desafos da interpretação hermenêutica |
title_fullStr |
Pesquisaformação narrativa (auto) biográfca : da tessitura de fontes aos desafos da interpretação hermenêutica |
title_full_unstemmed |
Pesquisaformação narrativa (auto) biográfca : da tessitura de fontes aos desafos da interpretação hermenêutica |
title_sort |
Pesquisaformação narrativa (auto) biográfca : da tessitura de fontes aos desafos da interpretação hermenêutica |
author |
Morais, Joelson de Sousa, 1987- |
author_facet |
Morais, Joelson de Sousa, 1987- Bragança, Inês Ferreira de Souza, 1969- |
author_role |
author |
author2 |
Bragança, Inês Ferreira de Souza, 1969- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Joelson de Sousa, 1987- Bragança, Inês Ferreira de Souza, 1969- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Teacher training Pesquisaformação Narrativas (Auto)biográficas Dossiê |
topic |
Formação de professores Teacher training Pesquisaformação Narrativas (Auto)biográficas Dossiê |
description |
Resumo: Este texto tem como objetivo desenvolver uma refexão sobre a abordagem de pesquisaformação narrativa (auto)biográfca, por meio de um olhar retrospectivo para uma pesquisa concluída há 10 (dez) anos e outra que se encontra em andamento. A proposta consiste em um exercício metanarrativo que, ao dialogar com as referidas pesquisas, tematiza o campo dos estudos (auto)biográfcos em educação, especialmente quanto ao enredamento de sentidos que unem de forma indissociável pesquisa e formação, a tessitura de fontes narrativas e os desafos da interpretação hermenêutica. Neste exercício teórico e metodológico dialogamos com as contribuições de Christine Josso, Delory Momberger, Elizeu de Souza, Conceição Passeggi e com Paul Ricoeur na discussão da hermenêutica compreensiva. As refexões indicam que o processo de compreensão e interpretação hermenêutica foi experienciado levando em conta as conversas, mas também a e visitação dos registros escritos para depreender os múltiplos sentidos que as narrativas nos davam a dizer. O movimento de narrar a vida e a profssão docente polifonicamente, pelas narrativas de outros tantos que nos compõem, amplia não apenas nosso leque de saberes, conhecimentos e experiências do ser professor mas, acima de tudo, do aprender continuamente a profssão, a pesquisa, a narração e osdiferentes aspectos que desse movimento possam emergir, brotando outras tantas possibilidades teoricometodológicas, epistemológicas, de vida, existência e esquisaformação |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/8358 MORAIS, Joelson de Sousa; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Pesquisaformação narrativa (auto) biográfca: da tessitura de fontes aos desafos da interpretação hermenêutica. Educar em revista. Curitiba, PR : Universidade Federal do Paraná, 2021. Vol. 37 (2021), n. art. e75612 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8358. Acesso em: 6 nov. 2023. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/8358 |
identifier_str_mv |
MORAIS, Joelson de Sousa; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Pesquisaformação narrativa (auto) biográfca: da tessitura de fontes aos desafos da interpretação hermenêutica. Educar em revista. Curitiba, PR : Universidade Federal do Paraná, 2021. Vol. 37 (2021), n. art. e75612 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8358. Acesso em: 6 nov. 2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1266404 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1783463939241148416 |