O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos: um estudo sobre a sua história e o perfil dos seus alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abramowicz, Anete
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Bittar, Marisa, Rodrigues, Tatiane Cosentino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/167
Resumo: Este artigo trata de aspectos da história do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE/ UFSCar), ao longo de seus 30 anos de existência, e das características do perfil de seus discentes egressos. Para desenvolver a pesquisa, tem-se o uso de duas metodologias conjugadas: 1) consulta a fontes primárias, entre as quais atas de fundação do PPGE e dos momentos mais significativos de sua trajetória, além da leitura de bibliografia relativa à pós-graduação em Educação no Brasil, passo indispensável para compormos esta narrativa sobre a história do nosso Programa; 2) pesquisa de natureza quantitativa, dirigida ao levantamento de indicadores sobre os alunos egressos que frequentaram a pós-graduação em Educação da UFSCar entre 1976 e 2006.
id CAPES-1_bea96f3f8f3741beac74a5bd72453575
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/167
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos: um estudo sobre a sua história e o perfil dos seus alunosThe graduate in Education at the Federal University of São Carlos: a study of its history and a profi le of its studentsPós-graduação em Educação. Formação de pesquisadores. Perfi l dos egressos.Graduate study in Education. Training of researchers. Student profi les.Este artigo trata de aspectos da história do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE/ UFSCar), ao longo de seus 30 anos de existência, e das características do perfil de seus discentes egressos. Para desenvolver a pesquisa, tem-se o uso de duas metodologias conjugadas: 1) consulta a fontes primárias, entre as quais atas de fundação do PPGE e dos momentos mais significativos de sua trajetória, além da leitura de bibliografia relativa à pós-graduação em Educação no Brasil, passo indispensável para compormos esta narrativa sobre a história do nosso Programa; 2) pesquisa de natureza quantitativa, dirigida ao levantamento de indicadores sobre os alunos egressos que frequentaram a pós-graduação em Educação da UFSCar entre 1976 e 2006.This article deals with issues relating to the thirty-year history of the Graduate Program in Education (PPGE) at the Federal University of São Carlos (UFSCar) and the characteristics of its graduates during that period. To develop the study two combined methods were used. The fi rst involved the consultation of primary sources, including the documented minutes of the founding of the Program and of the most important moments of its life. In addition, the Brazilian literature on graduate study in Education was analyzed in order place the UFSCar experience in historical context. The second method encompassed the investigation of quantitative indicators pertaining to information about the career paths of students who obtained a graduate degree in Education from UFSCar during the period of 1976 to 2006.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoAbramowicz, AneteBittar, MarisaRodrigues, Tatiane Cosentino2011-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/16710.21713/2358-2332.2009.v6.167RBPG; v. 6, n. 11 (2009)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 6, n. 11 (2009)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/167/161info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:34Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos: um estudo sobre a sua história e o perfil dos seus alunos
The graduate in Education at the Federal University of São Carlos: a study of its history and a profi le of its students
title O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos: um estudo sobre a sua história e o perfil dos seus alunos
spellingShingle O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos: um estudo sobre a sua história e o perfil dos seus alunos
Abramowicz, Anete
Pós-graduação em Educação. Formação de pesquisadores. Perfi l dos egressos.
Graduate study in Education. Training of researchers. Student profi les.
title_short O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos: um estudo sobre a sua história e o perfil dos seus alunos
title_full O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos: um estudo sobre a sua história e o perfil dos seus alunos
title_fullStr O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos: um estudo sobre a sua história e o perfil dos seus alunos
title_full_unstemmed O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos: um estudo sobre a sua história e o perfil dos seus alunos
title_sort O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos: um estudo sobre a sua história e o perfil dos seus alunos
author Abramowicz, Anete
author_facet Abramowicz, Anete
Bittar, Marisa
Rodrigues, Tatiane Cosentino
author_role author
author2 Bittar, Marisa
Rodrigues, Tatiane Cosentino
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Abramowicz, Anete
Bittar, Marisa
Rodrigues, Tatiane Cosentino
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Pós-graduação em Educação. Formação de pesquisadores. Perfi l dos egressos.
Graduate study in Education. Training of researchers. Student profi les.
topic Pós-graduação em Educação. Formação de pesquisadores. Perfi l dos egressos.
Graduate study in Education. Training of researchers. Student profi les.
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo trata de aspectos da história do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE/ UFSCar), ao longo de seus 30 anos de existência, e das características do perfil de seus discentes egressos. Para desenvolver a pesquisa, tem-se o uso de duas metodologias conjugadas: 1) consulta a fontes primárias, entre as quais atas de fundação do PPGE e dos momentos mais significativos de sua trajetória, além da leitura de bibliografia relativa à pós-graduação em Educação no Brasil, passo indispensável para compormos esta narrativa sobre a história do nosso Programa; 2) pesquisa de natureza quantitativa, dirigida ao levantamento de indicadores sobre os alunos egressos que frequentaram a pós-graduação em Educação da UFSCar entre 1976 e 2006.
This article deals with issues relating to the thirty-year history of the Graduate Program in Education (PPGE) at the Federal University of São Carlos (UFSCar) and the characteristics of its graduates during that period. To develop the study two combined methods were used. The fi rst involved the consultation of primary sources, including the documented minutes of the founding of the Program and of the most important moments of its life. In addition, the Brazilian literature on graduate study in Education was analyzed in order place the UFSCar experience in historical context. The second method encompassed the investigation of quantitative indicators pertaining to information about the career paths of students who obtained a graduate degree in Education from UFSCar during the period of 1976 to 2006.
description Este artigo trata de aspectos da história do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE/ UFSCar), ao longo de seus 30 anos de existência, e das características do perfil de seus discentes egressos. Para desenvolver a pesquisa, tem-se o uso de duas metodologias conjugadas: 1) consulta a fontes primárias, entre as quais atas de fundação do PPGE e dos momentos mais significativos de sua trajetória, além da leitura de bibliografia relativa à pós-graduação em Educação no Brasil, passo indispensável para compormos esta narrativa sobre a história do nosso Programa; 2) pesquisa de natureza quantitativa, dirigida ao levantamento de indicadores sobre os alunos egressos que frequentaram a pós-graduação em Educação da UFSCar entre 1976 e 2006.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-04
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/167
10.21713/2358-2332.2009.v6.167
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/167
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2009.v6.167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/167/161
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 6, n. 11 (2009)
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 6, n. 11 (2009)
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987075486842880