O Programa de Apoio a Eventos no País como instrumento de políticas públicas de fomento à formação de professores da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Thaís Sautchuk
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Souza, Diogo Onofre Gomes de, Calabró, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/568
Resumo: This study consists of a documentary review of events supported by PAEP, an institutional program of CAPES, under the Ministry of Education. It analyzes events undertaken at two distinct moments, aimed at the same segment. The events included those supported in 2010 designed to train basic education teachers (this being the first year that the program included this segment) and those supported in 2013, four years after initiation of the mentioned activity. The study was conducted in order to identify the profile of the events and correlate them with issues such as scope, theme and amount of funds granted. Thus, the results can be used as a mechanism for reflecting upon government practices, in order to propose improvements that contribute to the role that this program plays as a public policy instrument for encouraging the formation of basic education teachers.
id CAPES-1_da42910b5639b2f732f19d4d9a0cfb95
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/568
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling O Programa de Apoio a Eventos no País como instrumento de políticas públicas de fomento à formação de professores da educação básicaEl Programa de Apoyo a Eventos en Brasil como instrumento de las políticas públicas para estimular la formación de docentes para la educación básicaThe Support Program of Events in Brazil as a public policy instrument for encouraging the formation of basic education teachersEducação/Políticas PúblicasPAEP. Políticas Públicas. Educação Básica.PAEP. Public Policies. Basic Education.PAEP. Políticas Públicas. Educación Básica.This study consists of a documentary review of events supported by PAEP, an institutional program of CAPES, under the Ministry of Education. It analyzes events undertaken at two distinct moments, aimed at the same segment. The events included those supported in 2010 designed to train basic education teachers (this being the first year that the program included this segment) and those supported in 2013, four years after initiation of the mentioned activity. The study was conducted in order to identify the profile of the events and correlate them with issues such as scope, theme and amount of funds granted. Thus, the results can be used as a mechanism for reflecting upon government practices, in order to propose improvements that contribute to the role that this program plays as a public policy instrument for encouraging the formation of basic education teachers.Este trabalho é uma análise documental dos eventos apoiados pelo Programa de Apoio a Eventos no País (Paep), programa institucional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O recorte desta análise estuda eventos de dois momentos distintos voltados para o mesmo segmento: eventos apoiados em 2010 e destinados à formação de professores da educação básica, por ter sido esse o primeiro ano em que o referido programa contemplou tal segmento; e os apoiados em 2013, quatro anos após a referida ampliação de atuação. O estudo objetivou traçar o perfil dos eventos e correlacioná-los com quesitos como abrangência, temática e valores concedidos. Assim, os resultados podem ser utilizados como mecanismo de reflexão sobre as práticas governamentais, para propor melhorias que contribuam com o papel que este programa desempenha como instrumento de política pública de fomento à formação docente para a educação básica.Este estudio consiste en un análisis documental de los eventos apoyados por el PAEP, programa institucional de la CAPES, vinculada al Ministerio de Educación. El corte de este análisis estudia los eventos de dos momentos diferentes dirigido hacia un mismo segmento: los apoyados en 2010 y destinado a la formación de maestros de educación básica, por haber sido el primer año que referido programa consideró dicho segmento; y los apoyados en 2013, cuatro años tras la referida innovación. El estudio buscó perfilar los eventos y correlacionarlos con cuestiones como el alcance, la temática y los valores concedidos. Así, los resultados pueden ser usados como mecanismo para la reflexión sobre las prácticas de gobierno, de modo a proponer mejoras que contribuyen a la función que este programa desempeña como instrumento de las políticas públicas para estimular a la formación de docentes para la educación básicaRevista Brasileira de Pós-GraduaçãoPimenta, Thaís SautchukSouza, Diogo Onofre Gomes deCalabró, Luciana2015-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/56810.21713/2358-2332.2014.v11.568RBPG; v. 11, n. 26 (2014)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 11, n. 26 (2014)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/568/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:16Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O Programa de Apoio a Eventos no País como instrumento de políticas públicas de fomento à formação de professores da educação básica
El Programa de Apoyo a Eventos en Brasil como instrumento de las políticas públicas para estimular la formación de docentes para la educación básica
The Support Program of Events in Brazil as a public policy instrument for encouraging the formation of basic education teachers
title O Programa de Apoio a Eventos no País como instrumento de políticas públicas de fomento à formação de professores da educação básica
spellingShingle O Programa de Apoio a Eventos no País como instrumento de políticas públicas de fomento à formação de professores da educação básica
Pimenta, Thaís Sautchuk
Educação/Políticas Públicas
PAEP. Políticas Públicas. Educação Básica.
PAEP. Public Policies. Basic Education.
PAEP. Políticas Públicas. Educación Básica.
title_short O Programa de Apoio a Eventos no País como instrumento de políticas públicas de fomento à formação de professores da educação básica
title_full O Programa de Apoio a Eventos no País como instrumento de políticas públicas de fomento à formação de professores da educação básica
title_fullStr O Programa de Apoio a Eventos no País como instrumento de políticas públicas de fomento à formação de professores da educação básica
title_full_unstemmed O Programa de Apoio a Eventos no País como instrumento de políticas públicas de fomento à formação de professores da educação básica
title_sort O Programa de Apoio a Eventos no País como instrumento de políticas públicas de fomento à formação de professores da educação básica
author Pimenta, Thaís Sautchuk
author_facet Pimenta, Thaís Sautchuk
Souza, Diogo Onofre Gomes de
Calabró, Luciana
author_role author
author2 Souza, Diogo Onofre Gomes de
Calabró, Luciana
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Thaís Sautchuk
Souza, Diogo Onofre Gomes de
Calabró, Luciana
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação/Políticas Públicas
PAEP. Políticas Públicas. Educação Básica.
PAEP. Public Policies. Basic Education.
PAEP. Políticas Públicas. Educación Básica.
topic Educação/Políticas Públicas
PAEP. Políticas Públicas. Educação Básica.
PAEP. Public Policies. Basic Education.
PAEP. Políticas Públicas. Educación Básica.
dc.description.none.fl_txt_mv This study consists of a documentary review of events supported by PAEP, an institutional program of CAPES, under the Ministry of Education. It analyzes events undertaken at two distinct moments, aimed at the same segment. The events included those supported in 2010 designed to train basic education teachers (this being the first year that the program included this segment) and those supported in 2013, four years after initiation of the mentioned activity. The study was conducted in order to identify the profile of the events and correlate them with issues such as scope, theme and amount of funds granted. Thus, the results can be used as a mechanism for reflecting upon government practices, in order to propose improvements that contribute to the role that this program plays as a public policy instrument for encouraging the formation of basic education teachers.
Este trabalho é uma análise documental dos eventos apoiados pelo Programa de Apoio a Eventos no País (Paep), programa institucional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O recorte desta análise estuda eventos de dois momentos distintos voltados para o mesmo segmento: eventos apoiados em 2010 e destinados à formação de professores da educação básica, por ter sido esse o primeiro ano em que o referido programa contemplou tal segmento; e os apoiados em 2013, quatro anos após a referida ampliação de atuação. O estudo objetivou traçar o perfil dos eventos e correlacioná-los com quesitos como abrangência, temática e valores concedidos. Assim, os resultados podem ser utilizados como mecanismo de reflexão sobre as práticas governamentais, para propor melhorias que contribuam com o papel que este programa desempenha como instrumento de política pública de fomento à formação docente para a educação básica.
Este estudio consiste en un análisis documental de los eventos apoyados por el PAEP, programa institucional de la CAPES, vinculada al Ministerio de Educación. El corte de este análisis estudia los eventos de dos momentos diferentes dirigido hacia un mismo segmento: los apoyados en 2010 y destinado a la formación de maestros de educación básica, por haber sido el primer año que referido programa consideró dicho segmento; y los apoyados en 2013, cuatro años tras la referida innovación. El estudio buscó perfilar los eventos y correlacionarlos con cuestiones como el alcance, la temática y los valores concedidos. Así, los resultados pueden ser usados como mecanismo para la reflexión sobre las prácticas de gobierno, de modo a proponer mejoras que contribuyen a la función que este programa desempeña como instrumento de las políticas públicas para estimular a la formación de docentes para la educación básica
description This study consists of a documentary review of events supported by PAEP, an institutional program of CAPES, under the Ministry of Education. It analyzes events undertaken at two distinct moments, aimed at the same segment. The events included those supported in 2010 designed to train basic education teachers (this being the first year that the program included this segment) and those supported in 2013, four years after initiation of the mentioned activity. The study was conducted in order to identify the profile of the events and correlate them with issues such as scope, theme and amount of funds granted. Thus, the results can be used as a mechanism for reflecting upon government practices, in order to propose improvements that contribute to the role that this program plays as a public policy instrument for encouraging the formation of basic education teachers.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-16
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/568
10.21713/2358-2332.2014.v11.568
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/568
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2014.v11.568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/568/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 11, n. 26 (2014)
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 11, n. 26 (2014)
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987073649737728