O Programa de Apoio a Eventos no País como instrumento de políticas públicas de fomento à formação de professores da educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/568 |
Resumo: | This study consists of a documentary review of events supported by PAEP, an institutional program of CAPES, under the Ministry of Education. It analyzes events undertaken at two distinct moments, aimed at the same segment. The events included those supported in 2010 designed to train basic education teachers (this being the first year that the program included this segment) and those supported in 2013, four years after initiation of the mentioned activity. The study was conducted in order to identify the profile of the events and correlate them with issues such as scope, theme and amount of funds granted. Thus, the results can be used as a mechanism for reflecting upon government practices, in order to propose improvements that contribute to the role that this program plays as a public policy instrument for encouraging the formation of basic education teachers. |
id |
CAPES-1_da42910b5639b2f732f19d4d9a0cfb95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.141:article/568 |
network_acronym_str |
CAPES-1 |
network_name_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
spelling |
O Programa de Apoio a Eventos no País como instrumento de políticas públicas de fomento à formação de professores da educação básicaEl Programa de Apoyo a Eventos en Brasil como instrumento de las políticas públicas para estimular la formación de docentes para la educación básicaThe Support Program of Events in Brazil as a public policy instrument for encouraging the formation of basic education teachersEducação/Políticas PúblicasPAEP. Políticas Públicas. Educação Básica.PAEP. Public Policies. Basic Education.PAEP. Políticas Públicas. Educación Básica.This study consists of a documentary review of events supported by PAEP, an institutional program of CAPES, under the Ministry of Education. It analyzes events undertaken at two distinct moments, aimed at the same segment. The events included those supported in 2010 designed to train basic education teachers (this being the first year that the program included this segment) and those supported in 2013, four years after initiation of the mentioned activity. The study was conducted in order to identify the profile of the events and correlate them with issues such as scope, theme and amount of funds granted. Thus, the results can be used as a mechanism for reflecting upon government practices, in order to propose improvements that contribute to the role that this program plays as a public policy instrument for encouraging the formation of basic education teachers.Este trabalho é uma análise documental dos eventos apoiados pelo Programa de Apoio a Eventos no País (Paep), programa institucional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O recorte desta análise estuda eventos de dois momentos distintos voltados para o mesmo segmento: eventos apoiados em 2010 e destinados à formação de professores da educação básica, por ter sido esse o primeiro ano em que o referido programa contemplou tal segmento; e os apoiados em 2013, quatro anos após a referida ampliação de atuação. O estudo objetivou traçar o perfil dos eventos e correlacioná-los com quesitos como abrangência, temática e valores concedidos. Assim, os resultados podem ser utilizados como mecanismo de reflexão sobre as práticas governamentais, para propor melhorias que contribuam com o papel que este programa desempenha como instrumento de política pública de fomento à formação docente para a educação básica.Este estudio consiste en un análisis documental de los eventos apoyados por el PAEP, programa institucional de la CAPES, vinculada al Ministerio de Educación. El corte de este análisis estudia los eventos de dos momentos diferentes dirigido hacia un mismo segmento: los apoyados en 2010 y destinado a la formación de maestros de educación básica, por haber sido el primer año que referido programa consideró dicho segmento; y los apoyados en 2013, cuatro años tras la referida innovación. El estudio buscó perfilar los eventos y correlacionarlos con cuestiones como el alcance, la temática y los valores concedidos. Así, los resultados pueden ser usados como mecanismo para la reflexión sobre las prácticas de gobierno, de modo a proponer mejoras que contribuyen a la función que este programa desempeña como instrumento de las políticas públicas para estimular a la formación de docentes para la educación básicaRevista Brasileira de Pós-GraduaçãoPimenta, Thaís SautchukSouza, Diogo Onofre Gomes deCalabró, Luciana2015-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/56810.21713/2358-2332.2014.v11.568RBPG; v. 11, n. 26 (2014)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 11, n. 26 (2014)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/568/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:16Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Programa de Apoio a Eventos no País como instrumento de políticas públicas de fomento à formação de professores da educação básica El Programa de Apoyo a Eventos en Brasil como instrumento de las políticas públicas para estimular la formación de docentes para la educación básica The Support Program of Events in Brazil as a public policy instrument for encouraging the formation of basic education teachers |
title |
O Programa de Apoio a Eventos no País como instrumento de políticas públicas de fomento à formação de professores da educação básica |
spellingShingle |
O Programa de Apoio a Eventos no País como instrumento de políticas públicas de fomento à formação de professores da educação básica Pimenta, Thaís Sautchuk Educação/Políticas Públicas PAEP. Políticas Públicas. Educação Básica. PAEP. Public Policies. Basic Education. PAEP. Políticas Públicas. Educación Básica. |
title_short |
O Programa de Apoio a Eventos no País como instrumento de políticas públicas de fomento à formação de professores da educação básica |
title_full |
O Programa de Apoio a Eventos no País como instrumento de políticas públicas de fomento à formação de professores da educação básica |
title_fullStr |
O Programa de Apoio a Eventos no País como instrumento de políticas públicas de fomento à formação de professores da educação básica |
title_full_unstemmed |
O Programa de Apoio a Eventos no País como instrumento de políticas públicas de fomento à formação de professores da educação básica |
title_sort |
O Programa de Apoio a Eventos no País como instrumento de políticas públicas de fomento à formação de professores da educação básica |
author |
Pimenta, Thaís Sautchuk |
author_facet |
Pimenta, Thaís Sautchuk Souza, Diogo Onofre Gomes de Calabró, Luciana |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Diogo Onofre Gomes de Calabró, Luciana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimenta, Thaís Sautchuk Souza, Diogo Onofre Gomes de Calabró, Luciana |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação/Políticas Públicas PAEP. Políticas Públicas. Educação Básica. PAEP. Public Policies. Basic Education. PAEP. Políticas Públicas. Educación Básica. |
topic |
Educação/Políticas Públicas PAEP. Políticas Públicas. Educação Básica. PAEP. Public Policies. Basic Education. PAEP. Políticas Públicas. Educación Básica. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
This study consists of a documentary review of events supported by PAEP, an institutional program of CAPES, under the Ministry of Education. It analyzes events undertaken at two distinct moments, aimed at the same segment. The events included those supported in 2010 designed to train basic education teachers (this being the first year that the program included this segment) and those supported in 2013, four years after initiation of the mentioned activity. The study was conducted in order to identify the profile of the events and correlate them with issues such as scope, theme and amount of funds granted. Thus, the results can be used as a mechanism for reflecting upon government practices, in order to propose improvements that contribute to the role that this program plays as a public policy instrument for encouraging the formation of basic education teachers. Este trabalho é uma análise documental dos eventos apoiados pelo Programa de Apoio a Eventos no País (Paep), programa institucional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O recorte desta análise estuda eventos de dois momentos distintos voltados para o mesmo segmento: eventos apoiados em 2010 e destinados à formação de professores da educação básica, por ter sido esse o primeiro ano em que o referido programa contemplou tal segmento; e os apoiados em 2013, quatro anos após a referida ampliação de atuação. O estudo objetivou traçar o perfil dos eventos e correlacioná-los com quesitos como abrangência, temática e valores concedidos. Assim, os resultados podem ser utilizados como mecanismo de reflexão sobre as práticas governamentais, para propor melhorias que contribuam com o papel que este programa desempenha como instrumento de política pública de fomento à formação docente para a educação básica. Este estudio consiste en un análisis documental de los eventos apoyados por el PAEP, programa institucional de la CAPES, vinculada al Ministerio de Educación. El corte de este análisis estudia los eventos de dos momentos diferentes dirigido hacia un mismo segmento: los apoyados en 2010 y destinado a la formación de maestros de educación básica, por haber sido el primer año que referido programa consideró dicho segmento; y los apoyados en 2013, cuatro años tras la referida innovación. El estudio buscó perfilar los eventos y correlacionarlos con cuestiones como el alcance, la temática y los valores concedidos. Así, los resultados pueden ser usados como mecanismo para la reflexión sobre las prácticas de gobierno, de modo a proponer mejoras que contribuyen a la función que este programa desempeña como instrumento de las políticas públicas para estimular a la formación de docentes para la educación básica |
description |
This study consists of a documentary review of events supported by PAEP, an institutional program of CAPES, under the Ministry of Education. It analyzes events undertaken at two distinct moments, aimed at the same segment. The events included those supported in 2010 designed to train basic education teachers (this being the first year that the program included this segment) and those supported in 2013, four years after initiation of the mentioned activity. The study was conducted in order to identify the profile of the events and correlate them with issues such as scope, theme and amount of funds granted. Thus, the results can be used as a mechanism for reflecting upon government practices, in order to propose improvements that contribute to the role that this program plays as a public policy instrument for encouraging the formation of basic education teachers. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/568 10.21713/2358-2332.2014.v11.568 |
url |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/568 |
identifier_str_mv |
10.21713/2358-2332.2014.v11.568 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/568/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBPG; v. 11, n. 26 (2014) Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 11, n. 26 (2014) 2358-2332 1806-8405 reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação instname:CAPES instacron:CAPES |
reponame_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
collection |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
instname_str |
CAPES |
instacron_str |
CAPES |
institution |
CAPES |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1639987073649737728 |