ENTRE DESGRANGES E BOURDIEU: UM OLHAR PARA A ARTE COMO LINGUAGEM NA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2515 |
Resumo: | Neste artigo, apresentamos alguns dos elementos que caracterizam a Arte como linguagem, bem como a importância de sua presença na Educação na perspectiva de sua capacidade de abrangência para problematizar a realidade, possibilitando novas formas de ver e compreender o mundo em toda sua diversidade e complexidade. Trata-se de um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso “Arte no PIBID UFV: Área de conhecimento, ferramenta ou Arte pela Arte?”, realizado no Curso de Dança da Universidade Federal de Viçosa. A pesquisa buscou delimitar as produções bibliográficas relacionadas com a área de Arte na busca de observar o tratamento e visão presente nos textos a respeito da profissionalização docente para a atuação na Arte e na Educação presente nas instituições de Ensino Básico de Viçosa-MG, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Viçosa, entre os anos de 2011 até 2017. Tendo como objeto de estudo a Arte no projeto institucional no referido programa, o problema da pesquisa diz respeito a forma como a Arte é abordada na produção bibliográfica desenvolvida no mesmo, o que envolve o questionamento a respeito da Arte como área de conhecimento, como ferramenta de ensino para outras disciplinas, ou ainda como Arte pela Arte, em seus princípios técnicos e estéticos. De natureza qualitativa, a pesquisa constitui-se como um estudo de caso múltiplo e coletivo numa abordagem materialista histórica dialética, por meio da análise de conteúdo na exploração dos dados. BETWEEN DESGRANGES AND BOURDIEU: A VIEW TO ART AS LANGUAGE IN SCHOOL ABSTRACT In this paper, we present some of the elements that characterize Art as language, as well as the importance of its presence in Education in the perspective of its capacity of comprehensiveness to problematize reality, making possible new ways of seeing and comprehending the world in all its diversity and complexity. This is part of the Final Paper "Art in PIBID UFV: Area of study, tool or Art for Art's sake?”, carried out at the Dance Course of the Federal University of Viçosa. The research sought to delimit the bibliographic productions related to the Art studies in order to observe the treatment and vision present in texts about the teacher professionalization to work with Art and Education in the Basic Teaching institutions of Viçosa-MG, in the Institutional Program of Teaching Initiation Scholarship (PIBID) of Federal University of Viçosa, in the years of 2011 to 2017. Art in the institutional project in the referred program is the object of this study and the research problem is about the way that Art is approached in the bibliographic production developed, which involves the question about Art as an area of knowledge, as a teaching tool for others subjects, or still art for art’s sake, in its technical and aesthetic principles. From a qualitative perspective, the research is constituted as a multiple and collective case study in a dialectical historical materialist approach, through content analysis in the data exploration. |
id |
CATOLICA_c6d0b747c67475274164fcba526615d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/2515 |
network_acronym_str |
CATOLICA |
network_name_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENTRE DESGRANGES E BOURDIEU: UM OLHAR PARA A ARTE COMO LINGUAGEM NA ESCOLAArte; Educação Básica; Formação de ProfessoresNeste artigo, apresentamos alguns dos elementos que caracterizam a Arte como linguagem, bem como a importância de sua presença na Educação na perspectiva de sua capacidade de abrangência para problematizar a realidade, possibilitando novas formas de ver e compreender o mundo em toda sua diversidade e complexidade. Trata-se de um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso “Arte no PIBID UFV: Área de conhecimento, ferramenta ou Arte pela Arte?”, realizado no Curso de Dança da Universidade Federal de Viçosa. A pesquisa buscou delimitar as produções bibliográficas relacionadas com a área de Arte na busca de observar o tratamento e visão presente nos textos a respeito da profissionalização docente para a atuação na Arte e na Educação presente nas instituições de Ensino Básico de Viçosa-MG, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Viçosa, entre os anos de 2011 até 2017. Tendo como objeto de estudo a Arte no projeto institucional no referido programa, o problema da pesquisa diz respeito a forma como a Arte é abordada na produção bibliográfica desenvolvida no mesmo, o que envolve o questionamento a respeito da Arte como área de conhecimento, como ferramenta de ensino para outras disciplinas, ou ainda como Arte pela Arte, em seus princípios técnicos e estéticos. De natureza qualitativa, a pesquisa constitui-se como um estudo de caso múltiplo e coletivo numa abordagem materialista histórica dialética, por meio da análise de conteúdo na exploração dos dados. BETWEEN DESGRANGES AND BOURDIEU: A VIEW TO ART AS LANGUAGE IN SCHOOL ABSTRACT In this paper, we present some of the elements that characterize Art as language, as well as the importance of its presence in Education in the perspective of its capacity of comprehensiveness to problematize reality, making possible new ways of seeing and comprehending the world in all its diversity and complexity. This is part of the Final Paper "Art in PIBID UFV: Area of study, tool or Art for Art's sake?”, carried out at the Dance Course of the Federal University of Viçosa. The research sought to delimit the bibliographic productions related to the Art studies in order to observe the treatment and vision present in texts about the teacher professionalization to work with Art and Education in the Basic Teaching institutions of Viçosa-MG, in the Institutional Program of Teaching Initiation Scholarship (PIBID) of Federal University of Viçosa, in the years of 2011 to 2017. Art in the institutional project in the referred program is the object of this study and the research problem is about the way that Art is approached in the bibliographic production developed, which involves the question about Art as an area of knowledge, as a teaching tool for others subjects, or still art for art’s sake, in its technical and aesthetic principles. From a qualitative perspective, the research is constituted as a multiple and collective case study in a dialectical historical materialist approach, through content analysis in the data exploration.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAPROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)Pimenta, Rosana Aparecida; Universidade Federal de Viçosa, UFV, BrasilRodrigues, Thamiris Calegari; Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil2019-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/251510.25190/rec.v8i1.2515Revista Expressão Católica; v. 8, n. 1 (2019): Rev. Expr. Catól.; 80-862357-848310.25190/rec.v8i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2515/pdf100/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. 70. ed. Lisboa: Casagraf - artes gráficas Unipessoal, 2002./*ref*/BOURDIEU, P. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996./*ref*/CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Vozes, 2006./*ref*/COELHO NETTO, J. T. Semiótica, informação e comunicação. São Paulo: Perspectiva, 1980./*ref*/COLI, J. O que é arte. São Paulo: Brasiliense, 2002./*ref*/DESGRANGES, F. A Pedagogia do espectador. São Paulo, SP: Editora Hucitec, 2003./*ref*/MARCUSE, H. A dimensão estética. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1977./*ref*/PANTALEONI, N. Comentários sobre Prolegômenos a uma Teoria da Linguagem de Hjemslev. São Paulo: Perspectiva, 2013./*ref*/PIMENTA, R. A. Arte, cultura e educação e a formação do professor em Dança. 2016. 275 f. Tese (Doutorado em artes) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, São Paulo, 2016.Direitos autorais 2019 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-24T13:14:42Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/2515Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2019-05-24T13:14:42Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENTRE DESGRANGES E BOURDIEU: UM OLHAR PARA A ARTE COMO LINGUAGEM NA ESCOLA |
title |
ENTRE DESGRANGES E BOURDIEU: UM OLHAR PARA A ARTE COMO LINGUAGEM NA ESCOLA |
spellingShingle |
ENTRE DESGRANGES E BOURDIEU: UM OLHAR PARA A ARTE COMO LINGUAGEM NA ESCOLA Pimenta, Rosana Aparecida; Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil Arte; Educação Básica; Formação de Professores |
title_short |
ENTRE DESGRANGES E BOURDIEU: UM OLHAR PARA A ARTE COMO LINGUAGEM NA ESCOLA |
title_full |
ENTRE DESGRANGES E BOURDIEU: UM OLHAR PARA A ARTE COMO LINGUAGEM NA ESCOLA |
title_fullStr |
ENTRE DESGRANGES E BOURDIEU: UM OLHAR PARA A ARTE COMO LINGUAGEM NA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
ENTRE DESGRANGES E BOURDIEU: UM OLHAR PARA A ARTE COMO LINGUAGEM NA ESCOLA |
title_sort |
ENTRE DESGRANGES E BOURDIEU: UM OLHAR PARA A ARTE COMO LINGUAGEM NA ESCOLA |
author |
Pimenta, Rosana Aparecida; Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil |
author_facet |
Pimenta, Rosana Aparecida; Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil Rodrigues, Thamiris Calegari; Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Thamiris Calegari; Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimenta, Rosana Aparecida; Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil Rodrigues, Thamiris Calegari; Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte; Educação Básica; Formação de Professores |
topic |
Arte; Educação Básica; Formação de Professores |
description |
Neste artigo, apresentamos alguns dos elementos que caracterizam a Arte como linguagem, bem como a importância de sua presença na Educação na perspectiva de sua capacidade de abrangência para problematizar a realidade, possibilitando novas formas de ver e compreender o mundo em toda sua diversidade e complexidade. Trata-se de um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso “Arte no PIBID UFV: Área de conhecimento, ferramenta ou Arte pela Arte?”, realizado no Curso de Dança da Universidade Federal de Viçosa. A pesquisa buscou delimitar as produções bibliográficas relacionadas com a área de Arte na busca de observar o tratamento e visão presente nos textos a respeito da profissionalização docente para a atuação na Arte e na Educação presente nas instituições de Ensino Básico de Viçosa-MG, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Viçosa, entre os anos de 2011 até 2017. Tendo como objeto de estudo a Arte no projeto institucional no referido programa, o problema da pesquisa diz respeito a forma como a Arte é abordada na produção bibliográfica desenvolvida no mesmo, o que envolve o questionamento a respeito da Arte como área de conhecimento, como ferramenta de ensino para outras disciplinas, ou ainda como Arte pela Arte, em seus princípios técnicos e estéticos. De natureza qualitativa, a pesquisa constitui-se como um estudo de caso múltiplo e coletivo numa abordagem materialista histórica dialética, por meio da análise de conteúdo na exploração dos dados. BETWEEN DESGRANGES AND BOURDIEU: A VIEW TO ART AS LANGUAGE IN SCHOOL ABSTRACT In this paper, we present some of the elements that characterize Art as language, as well as the importance of its presence in Education in the perspective of its capacity of comprehensiveness to problematize reality, making possible new ways of seeing and comprehending the world in all its diversity and complexity. This is part of the Final Paper "Art in PIBID UFV: Area of study, tool or Art for Art's sake?”, carried out at the Dance Course of the Federal University of Viçosa. The research sought to delimit the bibliographic productions related to the Art studies in order to observe the treatment and vision present in texts about the teacher professionalization to work with Art and Education in the Basic Teaching institutions of Viçosa-MG, in the Institutional Program of Teaching Initiation Scholarship (PIBID) of Federal University of Viçosa, in the years of 2011 to 2017. Art in the institutional project in the referred program is the object of this study and the research problem is about the way that Art is approached in the bibliographic production developed, which involves the question about Art as an area of knowledge, as a teaching tool for others subjects, or still art for art’s sake, in its technical and aesthetic principles. From a qualitative perspective, the research is constituted as a multiple and collective case study in a dialectical historical materialist approach, through content analysis in the data exploration. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos de Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2515 10.25190/rec.v8i1.2515 |
url |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2515 |
identifier_str_mv |
10.25190/rec.v8i1.2515 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2515/pdf100 /*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. 70. ed. Lisboa: Casagraf - artes gráficas Unipessoal, 2002. /*ref*/BOURDIEU, P. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. /*ref*/CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Vozes, 2006. /*ref*/COELHO NETTO, J. T. Semiótica, informação e comunicação. São Paulo: Perspectiva, 1980. /*ref*/COLI, J. O que é arte. São Paulo: Brasiliense, 2002. /*ref*/DESGRANGES, F. A Pedagogia do espectador. São Paulo, SP: Editora Hucitec, 2003. /*ref*/MARCUSE, H. A dimensão estética. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1977. /*ref*/PANTALEONI, N. Comentários sobre Prolegômenos a uma Teoria da Linguagem de Hjemslev. São Paulo: Perspectiva, 2013. /*ref*/PIMENTA, R. A. Arte, cultura e educação e a formação do professor em Dança. 2016. 275 f. Tese (Doutorado em artes) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, São Paulo, 2016. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica; v. 8, n. 1 (2019): Rev. Expr. Catól.; 80-86 2357-8483 10.25190/rec.v8i1 reponame:Revista Expressão Católica (Online) instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) instacron:Unicatólica |
instname_str |
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
instacron_str |
Unicatólica |
institution |
Unicatólica |
reponame_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
collection |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
repository.mail.fl_str_mv |
suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br|| |
_version_ |
1754826420660469760 |