ENTRE DESGRANGES E BOURDIEU: UM OLHAR PARA A ARTE COMO LINGUAGEM NA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Rosana Aparecida; Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rodrigues, Thamiris Calegari; Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2515
Resumo: Neste artigo, apresentamos alguns dos elementos que caracterizam a Arte como linguagem, bem como a importância de sua presença na Educação na perspectiva de sua capacidade de abrangência para problematizar a realidade, possibilitando novas formas de ver e compreender o mundo em toda sua diversidade e complexidade. Trata-se de um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso “Arte no PIBID UFV: Área de conhecimento, ferramenta ou Arte pela Arte?”, realizado no Curso de Dança da Universidade Federal de Viçosa. A pesquisa buscou delimitar as produções bibliográficas relacionadas com a área de Arte na busca de observar o tratamento e visão presente nos textos a respeito da profissionalização docente para a atuação na Arte e na Educação presente nas instituições de Ensino Básico de Viçosa-MG, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Viçosa, entre os anos de 2011 até 2017. Tendo como objeto de estudo a Arte no projeto institucional no referido programa, o problema da pesquisa diz respeito a forma como a Arte é abordada na produção bibliográfica desenvolvida no mesmo, o que envolve o questionamento a respeito da Arte como área de conhecimento, como ferramenta de ensino para outras disciplinas, ou ainda como Arte pela Arte, em seus princípios técnicos e estéticos. De natureza qualitativa, a pesquisa constitui-se como um estudo de caso múltiplo e coletivo numa abordagem materialista histórica dialética, por meio da análise de conteúdo na exploração dos dados. BETWEEN DESGRANGES AND BOURDIEU: A VIEW TO ART AS LANGUAGE IN SCHOOL ABSTRACT In this paper, we present some of the elements that characterize Art as language, as well as the importance of its presence in Education in the perspective of its capacity of comprehensiveness to problematize reality, making possible new ways of seeing and comprehending the world in all its diversity and complexity. This is part of the Final Paper "Art in PIBID UFV: Area of study, tool or Art for Art's sake?”, carried out at the Dance Course of the Federal University of Viçosa. The research sought to delimit the bibliographic productions related to the Art studies in order to observe the treatment and vision present in texts about the teacher professionalization to work with Art and Education in the Basic Teaching institutions of Viçosa-MG, in the Institutional Program of Teaching Initiation Scholarship (PIBID) of Federal University of Viçosa, in the years of 2011 to 2017. Art in the institutional project in the referred program is the object of this study and the research problem is about the way that Art is approached in the bibliographic production developed, which involves the question about Art as an area of knowledge, as a teaching tool for others subjects, or still art for art’s sake, in its technical and aesthetic principles. From a qualitative perspective, the research is constituted as a multiple and collective case study in a dialectical historical materialist approach, through content analysis in the data exploration.
id CATOLICA_c6d0b747c67475274164fcba526615d4
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/2515
network_acronym_str CATOLICA
network_name_str Revista Expressão Católica (Online)
repository_id_str
spelling ENTRE DESGRANGES E BOURDIEU: UM OLHAR PARA A ARTE COMO LINGUAGEM NA ESCOLAArte; Educação Básica; Formação de ProfessoresNeste artigo, apresentamos alguns dos elementos que caracterizam a Arte como linguagem, bem como a importância de sua presença na Educação na perspectiva de sua capacidade de abrangência para problematizar a realidade, possibilitando novas formas de ver e compreender o mundo em toda sua diversidade e complexidade. Trata-se de um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso “Arte no PIBID UFV: Área de conhecimento, ferramenta ou Arte pela Arte?”, realizado no Curso de Dança da Universidade Federal de Viçosa. A pesquisa buscou delimitar as produções bibliográficas relacionadas com a área de Arte na busca de observar o tratamento e visão presente nos textos a respeito da profissionalização docente para a atuação na Arte e na Educação presente nas instituições de Ensino Básico de Viçosa-MG, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Viçosa, entre os anos de 2011 até 2017. Tendo como objeto de estudo a Arte no projeto institucional no referido programa, o problema da pesquisa diz respeito a forma como a Arte é abordada na produção bibliográfica desenvolvida no mesmo, o que envolve o questionamento a respeito da Arte como área de conhecimento, como ferramenta de ensino para outras disciplinas, ou ainda como Arte pela Arte, em seus princípios técnicos e estéticos. De natureza qualitativa, a pesquisa constitui-se como um estudo de caso múltiplo e coletivo numa abordagem materialista histórica dialética, por meio da análise de conteúdo na exploração dos dados. BETWEEN DESGRANGES AND BOURDIEU: A VIEW TO ART AS LANGUAGE IN SCHOOL ABSTRACT In this paper, we present some of the elements that characterize Art as language, as well as the importance of its presence in Education in the perspective of its capacity of comprehensiveness to problematize reality, making possible new ways of seeing and comprehending the world in all its diversity and complexity. This is part of the Final Paper "Art in PIBID UFV: Area of study, tool or Art for Art's sake?”, carried out at the Dance Course of the Federal University of Viçosa. The research sought to delimit the bibliographic productions related to the Art studies in order to observe the treatment and vision present in texts about the teacher professionalization to work with Art and Education in the Basic Teaching institutions of Viçosa-MG, in the Institutional Program of Teaching Initiation Scholarship (PIBID) of Federal University of Viçosa, in the years of 2011 to 2017. Art in the institutional project in the referred program is the object of this study and the research problem is about the way that Art is approached in the bibliographic production developed, which involves the question about Art as an area of knowledge, as a teaching tool for others subjects, or still art for art’s sake, in its technical and aesthetic principles. From a qualitative perspective, the research is constituted as a multiple and collective case study in a dialectical historical materialist approach, through content analysis in the data exploration.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAPROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)Pimenta, Rosana Aparecida; Universidade Federal de Viçosa, UFV, BrasilRodrigues, Thamiris Calegari; Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil2019-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/251510.25190/rec.v8i1.2515Revista Expressão Católica; v. 8, n. 1 (2019): Rev. Expr. Catól.; 80-862357-848310.25190/rec.v8i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2515/pdf100/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. 70. ed. Lisboa: Casagraf - artes gráficas Unipessoal, 2002./*ref*/BOURDIEU, P. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996./*ref*/CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Vozes, 2006./*ref*/COELHO NETTO, J. T. Semiótica, informação e comunicação. São Paulo: Perspectiva, 1980./*ref*/COLI, J. O que é arte. São Paulo: Brasiliense, 2002./*ref*/DESGRANGES, F. A Pedagogia do espectador. São Paulo, SP: Editora Hucitec, 2003./*ref*/MARCUSE, H. A dimensão estética. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1977./*ref*/PANTALEONI, N. Comentários sobre Prolegômenos a uma Teoria da Linguagem de Hjemslev. São Paulo: Perspectiva, 2013./*ref*/PIMENTA, R. A. Arte, cultura e educação e a formação do professor em Dança. 2016. 275 f. Tese (Doutorado em artes) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, São Paulo, 2016.Direitos autorais 2019 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-24T13:14:42Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/2515Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2019-05-24T13:14:42Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE DESGRANGES E BOURDIEU: UM OLHAR PARA A ARTE COMO LINGUAGEM NA ESCOLA
title ENTRE DESGRANGES E BOURDIEU: UM OLHAR PARA A ARTE COMO LINGUAGEM NA ESCOLA
spellingShingle ENTRE DESGRANGES E BOURDIEU: UM OLHAR PARA A ARTE COMO LINGUAGEM NA ESCOLA
Pimenta, Rosana Aparecida; Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil
Arte; Educação Básica; Formação de Professores
title_short ENTRE DESGRANGES E BOURDIEU: UM OLHAR PARA A ARTE COMO LINGUAGEM NA ESCOLA
title_full ENTRE DESGRANGES E BOURDIEU: UM OLHAR PARA A ARTE COMO LINGUAGEM NA ESCOLA
title_fullStr ENTRE DESGRANGES E BOURDIEU: UM OLHAR PARA A ARTE COMO LINGUAGEM NA ESCOLA
title_full_unstemmed ENTRE DESGRANGES E BOURDIEU: UM OLHAR PARA A ARTE COMO LINGUAGEM NA ESCOLA
title_sort ENTRE DESGRANGES E BOURDIEU: UM OLHAR PARA A ARTE COMO LINGUAGEM NA ESCOLA
author Pimenta, Rosana Aparecida; Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil
author_facet Pimenta, Rosana Aparecida; Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil
Rodrigues, Thamiris Calegari; Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil
author_role author
author2 Rodrigues, Thamiris Calegari; Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Rosana Aparecida; Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil
Rodrigues, Thamiris Calegari; Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil
dc.subject.por.fl_str_mv Arte; Educação Básica; Formação de Professores
topic Arte; Educação Básica; Formação de Professores
description Neste artigo, apresentamos alguns dos elementos que caracterizam a Arte como linguagem, bem como a importância de sua presença na Educação na perspectiva de sua capacidade de abrangência para problematizar a realidade, possibilitando novas formas de ver e compreender o mundo em toda sua diversidade e complexidade. Trata-se de um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso “Arte no PIBID UFV: Área de conhecimento, ferramenta ou Arte pela Arte?”, realizado no Curso de Dança da Universidade Federal de Viçosa. A pesquisa buscou delimitar as produções bibliográficas relacionadas com a área de Arte na busca de observar o tratamento e visão presente nos textos a respeito da profissionalização docente para a atuação na Arte e na Educação presente nas instituições de Ensino Básico de Viçosa-MG, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Viçosa, entre os anos de 2011 até 2017. Tendo como objeto de estudo a Arte no projeto institucional no referido programa, o problema da pesquisa diz respeito a forma como a Arte é abordada na produção bibliográfica desenvolvida no mesmo, o que envolve o questionamento a respeito da Arte como área de conhecimento, como ferramenta de ensino para outras disciplinas, ou ainda como Arte pela Arte, em seus princípios técnicos e estéticos. De natureza qualitativa, a pesquisa constitui-se como um estudo de caso múltiplo e coletivo numa abordagem materialista histórica dialética, por meio da análise de conteúdo na exploração dos dados. BETWEEN DESGRANGES AND BOURDIEU: A VIEW TO ART AS LANGUAGE IN SCHOOL ABSTRACT In this paper, we present some of the elements that characterize Art as language, as well as the importance of its presence in Education in the perspective of its capacity of comprehensiveness to problematize reality, making possible new ways of seeing and comprehending the world in all its diversity and complexity. This is part of the Final Paper "Art in PIBID UFV: Area of study, tool or Art for Art's sake?”, carried out at the Dance Course of the Federal University of Viçosa. The research sought to delimit the bibliographic productions related to the Art studies in order to observe the treatment and vision present in texts about the teacher professionalization to work with Art and Education in the Basic Teaching institutions of Viçosa-MG, in the Institutional Program of Teaching Initiation Scholarship (PIBID) of Federal University of Viçosa, in the years of 2011 to 2017. Art in the institutional project in the referred program is the object of this study and the research problem is about the way that Art is approached in the bibliographic production developed, which involves the question about Art as an area of knowledge, as a teaching tool for others subjects, or still art for art’s sake, in its technical and aesthetic principles. From a qualitative perspective, the research is constituted as a multiple and collective case study in a dialectical historical materialist approach, through content analysis in the data exploration.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos de Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2515
10.25190/rec.v8i1.2515
url http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2515
identifier_str_mv 10.25190/rec.v8i1.2515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2515/pdf100
/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. 70. ed. Lisboa: Casagraf - artes gráficas Unipessoal, 2002.
/*ref*/BOURDIEU, P. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
/*ref*/CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Vozes, 2006.
/*ref*/COELHO NETTO, J. T. Semiótica, informação e comunicação. São Paulo: Perspectiva, 1980.
/*ref*/COLI, J. O que é arte. São Paulo: Brasiliense, 2002.
/*ref*/DESGRANGES, F. A Pedagogia do espectador. São Paulo, SP: Editora Hucitec, 2003.
/*ref*/MARCUSE, H. A dimensão estética. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1977.
/*ref*/PANTALEONI, N. Comentários sobre Prolegômenos a uma Teoria da Linguagem de Hjemslev. São Paulo: Perspectiva, 2013.
/*ref*/PIMENTA, R. A. Arte, cultura e educação e a formação do professor em Dança. 2016. 275 f. Tese (Doutorado em artes) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, São Paulo, 2016.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Expressão Católica; v. 8, n. 1 (2019): Rev. Expr. Catól.; 80-86
2357-8483
10.25190/rec.v8i1
reponame:Revista Expressão Católica (Online)
instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron:Unicatólica
instname_str Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron_str Unicatólica
institution Unicatólica
reponame_str Revista Expressão Católica (Online)
collection Revista Expressão Católica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
repository.mail.fl_str_mv suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||
_version_ 1754826420660469760