CLASSES SOCIAIS, CULTURA E EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BERTONCELO,EDISON
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Novos estudos CEBRAP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002016000100008
Resumo: RESUMO Este artigo se insere numa longa tradição de pesquisas nas ciências sociais sobre a persistência das desigualdades de classe na educação e nas chances de mobilidade social. Após examinar as principais perspectivas analíticas nesse campo de estudos, o artigo aponta os limites de ambas, não apenas no que se refere à construção do objeto, mas, principalmente, na tarefa de explicar a reprodução das referidas desigualdades e, ao mesmo tempo, incorporar o componente da agência da ação social e, com isso, a possibilidade de mudança.
id CEBRAP-1_fab057f360e14ee28fdc1282cc84d4a0
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-33002016000100008
network_acronym_str CEBRAP-1
network_name_str Novos estudos CEBRAP (Online)
repository_id_str
spelling CLASSES SOCIAIS, CULTURA E EDUCAÇÃOclasse socialcapital culturaldesigualdaderealização educacionalcontradiçãoRESUMO Este artigo se insere numa longa tradição de pesquisas nas ciências sociais sobre a persistência das desigualdades de classe na educação e nas chances de mobilidade social. Após examinar as principais perspectivas analíticas nesse campo de estudos, o artigo aponta os limites de ambas, não apenas no que se refere à construção do objeto, mas, principalmente, na tarefa de explicar a reprodução das referidas desigualdades e, ao mesmo tempo, incorporar o componente da agência da ação social e, com isso, a possibilidade de mudança.Centro Brasileiro de Análise e Planejamento2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002016000100008Novos estudos CEBRAP v.35 n.1 2016reponame:Novos estudos CEBRAP (Online)instname:Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP)instacron:CEBRAP10.25091/s0101-3300201600010008info:eu-repo/semantics/openAccessBERTONCELO,EDISONpor2019-04-10T00:00:00Zoai:scielo:S0101-33002016000100008Revistahttp://novosestudos.uol.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||novosestudos@cebrap.org.br1980-54030101-3300opendoar:2019-04-10T00:00Novos estudos CEBRAP (Online) - Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP)false
dc.title.none.fl_str_mv CLASSES SOCIAIS, CULTURA E EDUCAÇÃO
title CLASSES SOCIAIS, CULTURA E EDUCAÇÃO
spellingShingle CLASSES SOCIAIS, CULTURA E EDUCAÇÃO
BERTONCELO,EDISON
classe social
capital cultural
desigualdade
realização educacional
contradição
title_short CLASSES SOCIAIS, CULTURA E EDUCAÇÃO
title_full CLASSES SOCIAIS, CULTURA E EDUCAÇÃO
title_fullStr CLASSES SOCIAIS, CULTURA E EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed CLASSES SOCIAIS, CULTURA E EDUCAÇÃO
title_sort CLASSES SOCIAIS, CULTURA E EDUCAÇÃO
author BERTONCELO,EDISON
author_facet BERTONCELO,EDISON
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BERTONCELO,EDISON
dc.subject.por.fl_str_mv classe social
capital cultural
desigualdade
realização educacional
contradição
topic classe social
capital cultural
desigualdade
realização educacional
contradição
description RESUMO Este artigo se insere numa longa tradição de pesquisas nas ciências sociais sobre a persistência das desigualdades de classe na educação e nas chances de mobilidade social. Após examinar as principais perspectivas analíticas nesse campo de estudos, o artigo aponta os limites de ambas, não apenas no que se refere à construção do objeto, mas, principalmente, na tarefa de explicar a reprodução das referidas desigualdades e, ao mesmo tempo, incorporar o componente da agência da ação social e, com isso, a possibilidade de mudança.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002016000100008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002016000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.25091/s0101-3300201600010008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Brasileiro de Análise e Planejamento
publisher.none.fl_str_mv Centro Brasileiro de Análise e Planejamento
dc.source.none.fl_str_mv Novos estudos CEBRAP v.35 n.1 2016
reponame:Novos estudos CEBRAP (Online)
instname:Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP)
instacron:CEBRAP
instname_str Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP)
instacron_str CEBRAP
institution CEBRAP
reponame_str Novos estudos CEBRAP (Online)
collection Novos estudos CEBRAP (Online)
repository.name.fl_str_mv Novos estudos CEBRAP (Online) - Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP)
repository.mail.fl_str_mv ||novosestudos@cebrap.org.br
_version_ 1754208898652307456