Projeto de Intervenção: uma Proposta de Formação em EaD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andreza Regina Lopes da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Machado, Andreia de Bem, Silva, Marcelo Ladislau da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/451
Resumo: Comunicar é um desafio nos tempos atuais, principalmente no contexto educacional, seja presencial ou a distância. O entrave na comunicação pode ser observado nos processos de orientação realizados na modalidade a distância. O objetivo deste artigo é apresentar a contribuição do professor orientador na construção de um projeto de intervenção em um curso de pós-graduação ofertado na modalidade a distância na busca por pesquisas e práticas que conduzam a uma formação de qualidade. A metodologia utilizada é exploratória, descritiva a partir de um estudo de caso. Como resultado, observou-se que a interação e o uso das mídias, síncronas ou assíncronas, incluindo as redes sociais, contribuem para potencializar a formação do indivíduo como cidadão crítico na sociedade do conhecimento.Palavras-chave: Orientação, Formação, Qualidade, Educação a distância. Intervention Project: a Proposal for Training in Distance EducationAbstractCommunication is a challenge nowadays, especially in education, either face-to-face or distance education. Barriers in communication can be observed in the guidance process in distance education. This paper aims to present the contribution of the advisor teacher in the construction of an intervention project in a distance graduate course, in order to search for researches and practices that lead to a quality education. The methodology is exploratory, descriptive from a case study. As a result, we observed that the interaction and the use of media, synchronous or asynchronous, including social networks, contribute to enhance the training of the individual as a critical citizen in the knowledge society.Keywords: Guidance, Formation, Quality, Distance education.
id CECIERJ_4f6e5dbe76f8a904f2a7fc0540619472
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/451
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Projeto de Intervenção: uma Proposta de Formação em EaDComunicar é um desafio nos tempos atuais, principalmente no contexto educacional, seja presencial ou a distância. O entrave na comunicação pode ser observado nos processos de orientação realizados na modalidade a distância. O objetivo deste artigo é apresentar a contribuição do professor orientador na construção de um projeto de intervenção em um curso de pós-graduação ofertado na modalidade a distância na busca por pesquisas e práticas que conduzam a uma formação de qualidade. A metodologia utilizada é exploratória, descritiva a partir de um estudo de caso. Como resultado, observou-se que a interação e o uso das mídias, síncronas ou assíncronas, incluindo as redes sociais, contribuem para potencializar a formação do indivíduo como cidadão crítico na sociedade do conhecimento.Palavras-chave: Orientação, Formação, Qualidade, Educação a distância. Intervention Project: a Proposal for Training in Distance EducationAbstractCommunication is a challenge nowadays, especially in education, either face-to-face or distance education. Barriers in communication can be observed in the guidance process in distance education. This paper aims to present the contribution of the advisor teacher in the construction of an intervention project in a distance graduate course, in order to search for researches and practices that lead to a quality education. The methodology is exploratory, descriptive from a case study. As a result, we observed that the interaction and the use of media, synchronous or asynchronous, including social networks, contribute to enhance the training of the individual as a critical citizen in the knowledge society.Keywords: Guidance, Formation, Quality, Distance education.Fundação Cecierj2016-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/45110.18264/eadf.v6i3.451EaD em Foco; Vol. 6 No. 3 (2016)EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 3 (2016)EaD em Foco; v. 6 n. 3 (2016)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/451/218Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Andreza Regina Lopes daMachado, Andreia de BemSilva, Marcelo Ladislau da2020-01-18T10:52:02ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Projeto de Intervenção: uma Proposta de Formação em EaD
title Projeto de Intervenção: uma Proposta de Formação em EaD
spellingShingle Projeto de Intervenção: uma Proposta de Formação em EaD
Silva, Andreza Regina Lopes da
title_short Projeto de Intervenção: uma Proposta de Formação em EaD
title_full Projeto de Intervenção: uma Proposta de Formação em EaD
title_fullStr Projeto de Intervenção: uma Proposta de Formação em EaD
title_full_unstemmed Projeto de Intervenção: uma Proposta de Formação em EaD
title_sort Projeto de Intervenção: uma Proposta de Formação em EaD
author Silva, Andreza Regina Lopes da
author_facet Silva, Andreza Regina Lopes da
Machado, Andreia de Bem
Silva, Marcelo Ladislau da
author_role author
author2 Machado, Andreia de Bem
Silva, Marcelo Ladislau da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andreza Regina Lopes da
Machado, Andreia de Bem
Silva, Marcelo Ladislau da
description Comunicar é um desafio nos tempos atuais, principalmente no contexto educacional, seja presencial ou a distância. O entrave na comunicação pode ser observado nos processos de orientação realizados na modalidade a distância. O objetivo deste artigo é apresentar a contribuição do professor orientador na construção de um projeto de intervenção em um curso de pós-graduação ofertado na modalidade a distância na busca por pesquisas e práticas que conduzam a uma formação de qualidade. A metodologia utilizada é exploratória, descritiva a partir de um estudo de caso. Como resultado, observou-se que a interação e o uso das mídias, síncronas ou assíncronas, incluindo as redes sociais, contribuem para potencializar a formação do indivíduo como cidadão crítico na sociedade do conhecimento.Palavras-chave: Orientação, Formação, Qualidade, Educação a distância. Intervention Project: a Proposal for Training in Distance EducationAbstractCommunication is a challenge nowadays, especially in education, either face-to-face or distance education. Barriers in communication can be observed in the guidance process in distance education. This paper aims to present the contribution of the advisor teacher in the construction of an intervention project in a distance graduate course, in order to search for researches and practices that lead to a quality education. The methodology is exploratory, descriptive from a case study. As a result, we observed that the interaction and the use of media, synchronous or asynchronous, including social networks, contribute to enhance the training of the individual as a critical citizen in the knowledge society.Keywords: Guidance, Formation, Quality, Distance education.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/451
10.18264/eadf.v6i3.451
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/451
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v6i3.451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/451/218
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 6 No. 3 (2016)
EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 3 (2016)
EaD em Foco; v. 6 n. 3 (2016)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798316348662611968