Práticas pedagógicas e inclusão: a sobrevivência da integração nos processos inclusivos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000200010 |
Resumo: | O trabalho apresenta uma análise do processo inclusivo, retomando os conceitos de prática pedagógica e inclusão. Com instrumentais da análise de discurso e da análise de conteúdo, analisa entrevistas com professores de atendimento especializado, professores de sala comum e gestores. Descreve inclusão como um conceito cuja rede de sentidos oscila conforme os interesses em jogo, sendo tanto processo que envolve vários agentes e instâncias e exige participação, quanto idealização, definida a priori e devendo ser incorporada de forma acrítica. Aponta o desconhecimento das especificidades de aprendizagem e dos potenciais dos sujeitos e grupos; a sobrevivência do modelo clínico; os estudos da inclusão como apêndice do processo formativo; certas iniciativas com caráter mais integrativo do que inclusivo. Propõe investir na escola concreta, através de modelos de pesquisa interventivo-participativo, e refazer de outro ângulo as questões já formatadas sobre prática pedagógica inclusiva. |
id |
CEDES-1_ff774d171beaf0f57add44974fb98bc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302013000200010 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas pedagógicas e inclusão: a sobrevivência da integração nos processos inclusivosDeficiênciaInclusãoPrática pedagógicaO trabalho apresenta uma análise do processo inclusivo, retomando os conceitos de prática pedagógica e inclusão. Com instrumentais da análise de discurso e da análise de conteúdo, analisa entrevistas com professores de atendimento especializado, professores de sala comum e gestores. Descreve inclusão como um conceito cuja rede de sentidos oscila conforme os interesses em jogo, sendo tanto processo que envolve vários agentes e instâncias e exige participação, quanto idealização, definida a priori e devendo ser incorporada de forma acrítica. Aponta o desconhecimento das especificidades de aprendizagem e dos potenciais dos sujeitos e grupos; a sobrevivência do modelo clínico; os estudos da inclusão como apêndice do processo formativo; certas iniciativas com caráter mais integrativo do que inclusivo. Propõe investir na escola concreta, através de modelos de pesquisa interventivo-participativo, e refazer de outro ângulo as questões já formatadas sobre prática pedagógica inclusiva.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000200010Educação & Sociedade v.34 n.123 2013reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302013000200010info:eu-repo/semantics/openAccessAnjos,Hildete Pereira dosMelo,Luciana Barbosa deSilva,Kátia Regina daRabelo,Lucélia C. CavalcanteAraújo,Marcelo Almeidapor2013-07-30T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302013000200010Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2013-07-30T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas e inclusão: a sobrevivência da integração nos processos inclusivos |
title |
Práticas pedagógicas e inclusão: a sobrevivência da integração nos processos inclusivos |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas e inclusão: a sobrevivência da integração nos processos inclusivos Anjos,Hildete Pereira dos Deficiência Inclusão Prática pedagógica |
title_short |
Práticas pedagógicas e inclusão: a sobrevivência da integração nos processos inclusivos |
title_full |
Práticas pedagógicas e inclusão: a sobrevivência da integração nos processos inclusivos |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas e inclusão: a sobrevivência da integração nos processos inclusivos |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas e inclusão: a sobrevivência da integração nos processos inclusivos |
title_sort |
Práticas pedagógicas e inclusão: a sobrevivência da integração nos processos inclusivos |
author |
Anjos,Hildete Pereira dos |
author_facet |
Anjos,Hildete Pereira dos Melo,Luciana Barbosa de Silva,Kátia Regina da Rabelo,Lucélia C. Cavalcante Araújo,Marcelo Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Melo,Luciana Barbosa de Silva,Kátia Regina da Rabelo,Lucélia C. Cavalcante Araújo,Marcelo Almeida |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anjos,Hildete Pereira dos Melo,Luciana Barbosa de Silva,Kátia Regina da Rabelo,Lucélia C. Cavalcante Araújo,Marcelo Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiência Inclusão Prática pedagógica |
topic |
Deficiência Inclusão Prática pedagógica |
description |
O trabalho apresenta uma análise do processo inclusivo, retomando os conceitos de prática pedagógica e inclusão. Com instrumentais da análise de discurso e da análise de conteúdo, analisa entrevistas com professores de atendimento especializado, professores de sala comum e gestores. Descreve inclusão como um conceito cuja rede de sentidos oscila conforme os interesses em jogo, sendo tanto processo que envolve vários agentes e instâncias e exige participação, quanto idealização, definida a priori e devendo ser incorporada de forma acrítica. Aponta o desconhecimento das especificidades de aprendizagem e dos potenciais dos sujeitos e grupos; a sobrevivência do modelo clínico; os estudos da inclusão como apêndice do processo formativo; certas iniciativas com caráter mais integrativo do que inclusivo. Propõe investir na escola concreta, através de modelos de pesquisa interventivo-participativo, e refazer de outro ângulo as questões já formatadas sobre prática pedagógica inclusiva. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000200010 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000200010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302013000200010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.34 n.123 2013 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122555533295616 |