A construção e transmissão do conhecimento matemático sob uma perspectiva wittgensteiniana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gottschalk,Cristiane M. C.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622008000100006
Resumo: Com a "virada-lingüística" do final do século XIX, alguns filósofos, entre eles o austríaco Ludwig Wittgenstein, passam a considerar o papel das nossas expressões lingüísticas na constituição dos sentidos. Em particular, nas suas reflexões sobre os fundamentos da matemática, Wittgenstein sugere que vejamos as proposições matemáticas como regras a serem seguidas, atreladas a procedimentos e técnicas de natureza convencional, no interior de nossas formas de vida; sem que haja, portanto, uma realidade última e extralingüística que "fiscalize" a atividade matemática. Nesta nova abordagem, o pragmático passa a desempenhar um papel transcendental na transmissão e construção do conhecimento, contrapondo-se, assim, ao dogmatismo presente nas concepções epistemológicas anteriores e abrindo novas possibilidades para se pensar o ensino dessa disciplina.
id CEDES-2_4ab41c99edbb847af565a88f5d03444c
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622008000100006
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling A construção e transmissão do conhecimento matemático sob uma perspectiva wittgensteinianaPragmática filosóficaSignificadoEnsino de MatemáticaWittgensteinCom a "virada-lingüística" do final do século XIX, alguns filósofos, entre eles o austríaco Ludwig Wittgenstein, passam a considerar o papel das nossas expressões lingüísticas na constituição dos sentidos. Em particular, nas suas reflexões sobre os fundamentos da matemática, Wittgenstein sugere que vejamos as proposições matemáticas como regras a serem seguidas, atreladas a procedimentos e técnicas de natureza convencional, no interior de nossas formas de vida; sem que haja, portanto, uma realidade última e extralingüística que "fiscalize" a atividade matemática. Nesta nova abordagem, o pragmático passa a desempenhar um papel transcendental na transmissão e construção do conhecimento, contrapondo-se, assim, ao dogmatismo presente nas concepções epistemológicas anteriores e abrindo novas possibilidades para se pensar o ensino dessa disciplina.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2008-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622008000100006Cadernos CEDES v.28 n.74 2008reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622008000100006info:eu-repo/semantics/openAccessGottschalk,Cristiane M. C.por2008-06-04T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622008000100006Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2008-06-04T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção e transmissão do conhecimento matemático sob uma perspectiva wittgensteiniana
title A construção e transmissão do conhecimento matemático sob uma perspectiva wittgensteiniana
spellingShingle A construção e transmissão do conhecimento matemático sob uma perspectiva wittgensteiniana
Gottschalk,Cristiane M. C.
Pragmática filosófica
Significado
Ensino de Matemática
Wittgenstein
title_short A construção e transmissão do conhecimento matemático sob uma perspectiva wittgensteiniana
title_full A construção e transmissão do conhecimento matemático sob uma perspectiva wittgensteiniana
title_fullStr A construção e transmissão do conhecimento matemático sob uma perspectiva wittgensteiniana
title_full_unstemmed A construção e transmissão do conhecimento matemático sob uma perspectiva wittgensteiniana
title_sort A construção e transmissão do conhecimento matemático sob uma perspectiva wittgensteiniana
author Gottschalk,Cristiane M. C.
author_facet Gottschalk,Cristiane M. C.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gottschalk,Cristiane M. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Pragmática filosófica
Significado
Ensino de Matemática
Wittgenstein
topic Pragmática filosófica
Significado
Ensino de Matemática
Wittgenstein
description Com a "virada-lingüística" do final do século XIX, alguns filósofos, entre eles o austríaco Ludwig Wittgenstein, passam a considerar o papel das nossas expressões lingüísticas na constituição dos sentidos. Em particular, nas suas reflexões sobre os fundamentos da matemática, Wittgenstein sugere que vejamos as proposições matemáticas como regras a serem seguidas, atreladas a procedimentos e técnicas de natureza convencional, no interior de nossas formas de vida; sem que haja, portanto, uma realidade última e extralingüística que "fiscalize" a atividade matemática. Nesta nova abordagem, o pragmático passa a desempenhar um papel transcendental na transmissão e construção do conhecimento, contrapondo-se, assim, ao dogmatismo presente nas concepções epistemológicas anteriores e abrindo novas possibilidades para se pensar o ensino dessa disciplina.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622008000100006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622008000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622008000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.28 n.74 2008
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605459144704