Educadores ambientais nas escolas: as redes como estratégia
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2009 |
Other Authors: | , , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Cadernos CEDES |
Download full: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622009000100004 |
Summary: | A emergência da crise socioambiental aponta a educação ambiental para enfrentamento deste problema. A escola, vista pela sociedade como locus para a sua realização, é cenário de educadores que movimentam, ainda que em minoria, iniciativas contra-hegemônicas para inserir a educação ambiental na agenda escolar. Esta crise manifesta a crise civilizatória de um modelo de sociedade e sua racionalidade hegemônica. A escola não é deslocada da sociedade e vive esta crise de paradigmas. A participação em redes de educação ambiental é uma estratégia com potencial de romper o isolamento destes educadores em suas escolas, tornando-os partícipes de um movimento coletivo; de propiciar interconexão da realidade local contextualizada numa perspectiva ampliada; e de vivenciar um ambiente educativo para a formação contínua. Este artigo apresenta a esses educadores as redes como um ambiente para a práxis comprometida com a educação ambiental crítica. |
id |
CEDES-2_221ef8d7ff0f8e9da1c8fb8e98077343 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32622009000100004 |
network_acronym_str |
CEDES-2 |
network_name_str |
Cadernos CEDES |
repository_id_str |
|
spelling |
Educadores ambientais nas escolas: as redes como estratégiaEducação ambiental críticaCotidiano escolarRedes de educadoresA emergência da crise socioambiental aponta a educação ambiental para enfrentamento deste problema. A escola, vista pela sociedade como locus para a sua realização, é cenário de educadores que movimentam, ainda que em minoria, iniciativas contra-hegemônicas para inserir a educação ambiental na agenda escolar. Esta crise manifesta a crise civilizatória de um modelo de sociedade e sua racionalidade hegemônica. A escola não é deslocada da sociedade e vive esta crise de paradigmas. A participação em redes de educação ambiental é uma estratégia com potencial de romper o isolamento destes educadores em suas escolas, tornando-os partícipes de um movimento coletivo; de propiciar interconexão da realidade local contextualizada numa perspectiva ampliada; e de vivenciar um ambiente educativo para a formação contínua. Este artigo apresenta a esses educadores as redes como um ambiente para a práxis comprometida com a educação ambiental crítica.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2009-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622009000100004Cadernos CEDES v.29 n.77 2009reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622009000100004info:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães,MauroSoares,Ana Maria DantasCarvalho,Néri Andréia OlabarriagaBarreto,Marcos Pinheiropor2009-08-07T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622009000100004Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2009-08-07T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educadores ambientais nas escolas: as redes como estratégia |
title |
Educadores ambientais nas escolas: as redes como estratégia |
spellingShingle |
Educadores ambientais nas escolas: as redes como estratégia Guimarães,Mauro Educação ambiental crítica Cotidiano escolar Redes de educadores |
title_short |
Educadores ambientais nas escolas: as redes como estratégia |
title_full |
Educadores ambientais nas escolas: as redes como estratégia |
title_fullStr |
Educadores ambientais nas escolas: as redes como estratégia |
title_full_unstemmed |
Educadores ambientais nas escolas: as redes como estratégia |
title_sort |
Educadores ambientais nas escolas: as redes como estratégia |
author |
Guimarães,Mauro |
author_facet |
Guimarães,Mauro Soares,Ana Maria Dantas Carvalho,Néri Andréia Olabarriaga Barreto,Marcos Pinheiro |
author_role |
author |
author2 |
Soares,Ana Maria Dantas Carvalho,Néri Andréia Olabarriaga Barreto,Marcos Pinheiro |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães,Mauro Soares,Ana Maria Dantas Carvalho,Néri Andréia Olabarriaga Barreto,Marcos Pinheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental crítica Cotidiano escolar Redes de educadores |
topic |
Educação ambiental crítica Cotidiano escolar Redes de educadores |
description |
A emergência da crise socioambiental aponta a educação ambiental para enfrentamento deste problema. A escola, vista pela sociedade como locus para a sua realização, é cenário de educadores que movimentam, ainda que em minoria, iniciativas contra-hegemônicas para inserir a educação ambiental na agenda escolar. Esta crise manifesta a crise civilizatória de um modelo de sociedade e sua racionalidade hegemônica. A escola não é deslocada da sociedade e vive esta crise de paradigmas. A participação em redes de educação ambiental é uma estratégia com potencial de romper o isolamento destes educadores em suas escolas, tornando-os partícipes de um movimento coletivo; de propiciar interconexão da realidade local contextualizada numa perspectiva ampliada; e de vivenciar um ambiente educativo para a formação contínua. Este artigo apresenta a esses educadores as redes como um ambiente para a práxis comprometida com a educação ambiental crítica. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622009000100004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622009000100004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-32622009000100004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES v.29 n.77 2009 reponame:Cadernos CEDES instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Cadernos CEDES |
collection |
Cadernos CEDES |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br |
_version_ |
1754122605480116224 |