Coesão textual na escrita de um grupo de adultos surdos usuários da língua de sinais Brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida,Elizabeth Oliveira Crepaldi de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Filasi,Carolina Ronqui, Almeida,Luiza Crepaldi de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000200007
Resumo: OBJETIVOS: investigar a coesão textual em produções escritas por quatro adultos surdos usuários da Língua de Sinais Brasileira alfabetizados, integrantes de um grupo de discussão nessa língua, sobre o tema violência, coordenado por uma intérprete fluente. Verificar a possível interferência da Libras na escrita em português. MÉTODOS: após terem participado de sessões de discussão sobre o tema violência, cada participante produziu um texto relacionado a algum tipo de violência. Seus textos foram analisados qualitativamente em termos de sua coesão. RESULTADOS: os textos produzidos faziam referência a situações de violência simbólica. O estudo dos textos evidenciou presença de coesão textual sequencial e referencial em todos os textos, embora comprometida. Houve interferência da Libras nas redações. Observou-se que os textos, por si sós, são difíceis de serem compreendidos sem a interação direta com o participante. Apesar da dificuldade na compreensão da língua escrita, que é diferente da estrutura da língua de sinais, o estudo evidenciou que esses surdos podem construir textos com sentido e coesão. CONCLUSÃO: a produção escrita dos surdos pesquisados apresenta coesão, porém com interferência da Libras, o que prejudica, em alguns casos, a compreensão por parte do leitor. Quanto menor a coesão textual, maior a necessidade de explicações do autor sobre o que quis dizer com seu texto.
id CEFAC-1_264f5968ecafd4383980c6da217f9475
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462010000200007
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Coesão textual na escrita de um grupo de adultos surdos usuários da língua de sinais BrasileiraSurdezLinguagemRedaçãoEducaçãoOBJETIVOS: investigar a coesão textual em produções escritas por quatro adultos surdos usuários da Língua de Sinais Brasileira alfabetizados, integrantes de um grupo de discussão nessa língua, sobre o tema violência, coordenado por uma intérprete fluente. Verificar a possível interferência da Libras na escrita em português. MÉTODOS: após terem participado de sessões de discussão sobre o tema violência, cada participante produziu um texto relacionado a algum tipo de violência. Seus textos foram analisados qualitativamente em termos de sua coesão. RESULTADOS: os textos produzidos faziam referência a situações de violência simbólica. O estudo dos textos evidenciou presença de coesão textual sequencial e referencial em todos os textos, embora comprometida. Houve interferência da Libras nas redações. Observou-se que os textos, por si sós, são difíceis de serem compreendidos sem a interação direta com o participante. Apesar da dificuldade na compreensão da língua escrita, que é diferente da estrutura da língua de sinais, o estudo evidenciou que esses surdos podem construir textos com sentido e coesão. CONCLUSÃO: a produção escrita dos surdos pesquisados apresenta coesão, porém com interferência da Libras, o que prejudica, em alguns casos, a compreensão por parte do leitor. Quanto menor a coesão textual, maior a necessidade de explicações do autor sobre o que quis dizer com seu texto.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2010-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000200007Revista CEFAC v.12 n.2 2010reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462010005000009info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Elizabeth Oliveira Crepaldi deFilasi,Carolina RonquiAlmeida,Luiza Crepaldi depor2010-05-31T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462010000200007Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2010-05-31T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Coesão textual na escrita de um grupo de adultos surdos usuários da língua de sinais Brasileira
title Coesão textual na escrita de um grupo de adultos surdos usuários da língua de sinais Brasileira
spellingShingle Coesão textual na escrita de um grupo de adultos surdos usuários da língua de sinais Brasileira
Almeida,Elizabeth Oliveira Crepaldi de
Surdez
Linguagem
Redação
Educação
title_short Coesão textual na escrita de um grupo de adultos surdos usuários da língua de sinais Brasileira
title_full Coesão textual na escrita de um grupo de adultos surdos usuários da língua de sinais Brasileira
title_fullStr Coesão textual na escrita de um grupo de adultos surdos usuários da língua de sinais Brasileira
title_full_unstemmed Coesão textual na escrita de um grupo de adultos surdos usuários da língua de sinais Brasileira
title_sort Coesão textual na escrita de um grupo de adultos surdos usuários da língua de sinais Brasileira
author Almeida,Elizabeth Oliveira Crepaldi de
author_facet Almeida,Elizabeth Oliveira Crepaldi de
Filasi,Carolina Ronqui
Almeida,Luiza Crepaldi de
author_role author
author2 Filasi,Carolina Ronqui
Almeida,Luiza Crepaldi de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida,Elizabeth Oliveira Crepaldi de
Filasi,Carolina Ronqui
Almeida,Luiza Crepaldi de
dc.subject.por.fl_str_mv Surdez
Linguagem
Redação
Educação
topic Surdez
Linguagem
Redação
Educação
description OBJETIVOS: investigar a coesão textual em produções escritas por quatro adultos surdos usuários da Língua de Sinais Brasileira alfabetizados, integrantes de um grupo de discussão nessa língua, sobre o tema violência, coordenado por uma intérprete fluente. Verificar a possível interferência da Libras na escrita em português. MÉTODOS: após terem participado de sessões de discussão sobre o tema violência, cada participante produziu um texto relacionado a algum tipo de violência. Seus textos foram analisados qualitativamente em termos de sua coesão. RESULTADOS: os textos produzidos faziam referência a situações de violência simbólica. O estudo dos textos evidenciou presença de coesão textual sequencial e referencial em todos os textos, embora comprometida. Houve interferência da Libras nas redações. Observou-se que os textos, por si sós, são difíceis de serem compreendidos sem a interação direta com o participante. Apesar da dificuldade na compreensão da língua escrita, que é diferente da estrutura da língua de sinais, o estudo evidenciou que esses surdos podem construir textos com sentido e coesão. CONCLUSÃO: a produção escrita dos surdos pesquisados apresenta coesão, porém com interferência da Libras, o que prejudica, em alguns casos, a compreensão por parte do leitor. Quanto menor a coesão textual, maior a necessidade de explicações do autor sobre o que quis dizer com seu texto.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000200007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-18462010005000009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.12 n.2 2010
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122575073509376