Influência de estímulos visuais na produção escrita de surdos sinalizadores com queixas de alterações na escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000100008 |
Resumo: | OBJETIVO: Verificar a influência de dois tipos de estímulos visuais na produção escrita de surdos sinalizadores com queixas de alterações na escrita. MÉTODOS: Participaram 13 estudantes surdos sinalizadores com queixas de alterações na escrita, sendo sete do gênero masculino e seis do feminino. A média de idade foi de 13 anos, e os sujeitos apresentavam perda auditiva neurossensorial de grau severo ou profundo (pior que 71 dBNA na média das frequências de 500 Hz, 1 e 2 kHz). A escolaridade dos participantes variou de 3ª à 8ª séries do Ensino Fundamental de escolas pública e particular. Os surdos foram avaliados quanto ao desempenho em LIBRAS e realizaram produções escritas com base em estímulos visuais de uma figura de ação e de figuras em sequência, as quais foram analisadas segundo critérios adaptados de acordo com a Teoria das Competências Comunicativas (Genérica, Enciclopédica e Línguística). Os dados foram analisados estatisticamente. RESULTADOS: Em relação à Competência Genérica, a tipologia do discurso predominante foi a Narração. Quanto às competências Enciclopédica e Linguística, ambas se mostraram prejudicadas independente dos estímulos apresentados. CONCLUSÃO: Os dois tipos de estímulos visuais estudados não propiciaram produções escritas diferenciadas nos surdos sinalizadores com queixas de alterações na escrita. |
id |
SBF-5_528f33dd3a21b23bb7c735541dffb5d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-80342012000100008 |
network_acronym_str |
SBF-5 |
network_name_str |
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Influência de estímulos visuais na produção escrita de surdos sinalizadores com queixas de alterações na escritaEducaçãoAvaliaçãoSurdezRedaçãoLinguagem de sinaisOBJETIVO: Verificar a influência de dois tipos de estímulos visuais na produção escrita de surdos sinalizadores com queixas de alterações na escrita. MÉTODOS: Participaram 13 estudantes surdos sinalizadores com queixas de alterações na escrita, sendo sete do gênero masculino e seis do feminino. A média de idade foi de 13 anos, e os sujeitos apresentavam perda auditiva neurossensorial de grau severo ou profundo (pior que 71 dBNA na média das frequências de 500 Hz, 1 e 2 kHz). A escolaridade dos participantes variou de 3ª à 8ª séries do Ensino Fundamental de escolas pública e particular. Os surdos foram avaliados quanto ao desempenho em LIBRAS e realizaram produções escritas com base em estímulos visuais de uma figura de ação e de figuras em sequência, as quais foram analisadas segundo critérios adaptados de acordo com a Teoria das Competências Comunicativas (Genérica, Enciclopédica e Línguística). Os dados foram analisados estatisticamente. RESULTADOS: Em relação à Competência Genérica, a tipologia do discurso predominante foi a Narração. Quanto às competências Enciclopédica e Linguística, ambas se mostraram prejudicadas independente dos estímulos apresentados. CONCLUSÃO: Os dois tipos de estímulos visuais estudados não propiciaram produções escritas diferenciadas nos surdos sinalizadores com queixas de alterações na escrita.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000100008Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.17 n.1 2012reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologiainstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)instacron:SBF10.1590/S1516-80342012000100008info:eu-repo/semantics/openAccessLustre,Natali da SilvaRibeiro,Karen BarrosFerreira,Carolina LimaCárnio,Maria Silviapor2012-03-02T00:00:00Zoai:scielo:S1516-80342012000100008Revistahttps://www.scielo.br/j/rsbf/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@sbfa.org.br1982-02321516-8034opendoar:2012-03-02T00:00Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência de estímulos visuais na produção escrita de surdos sinalizadores com queixas de alterações na escrita |
title |
Influência de estímulos visuais na produção escrita de surdos sinalizadores com queixas de alterações na escrita |
spellingShingle |
Influência de estímulos visuais na produção escrita de surdos sinalizadores com queixas de alterações na escrita Lustre,Natali da Silva Educação Avaliação Surdez Redação Linguagem de sinais |
title_short |
Influência de estímulos visuais na produção escrita de surdos sinalizadores com queixas de alterações na escrita |
title_full |
Influência de estímulos visuais na produção escrita de surdos sinalizadores com queixas de alterações na escrita |
title_fullStr |
Influência de estímulos visuais na produção escrita de surdos sinalizadores com queixas de alterações na escrita |
title_full_unstemmed |
Influência de estímulos visuais na produção escrita de surdos sinalizadores com queixas de alterações na escrita |
title_sort |
Influência de estímulos visuais na produção escrita de surdos sinalizadores com queixas de alterações na escrita |
author |
Lustre,Natali da Silva |
author_facet |
Lustre,Natali da Silva Ribeiro,Karen Barros Ferreira,Carolina Lima Cárnio,Maria Silvia |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro,Karen Barros Ferreira,Carolina Lima Cárnio,Maria Silvia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lustre,Natali da Silva Ribeiro,Karen Barros Ferreira,Carolina Lima Cárnio,Maria Silvia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Avaliação Surdez Redação Linguagem de sinais |
topic |
Educação Avaliação Surdez Redação Linguagem de sinais |
description |
OBJETIVO: Verificar a influência de dois tipos de estímulos visuais na produção escrita de surdos sinalizadores com queixas de alterações na escrita. MÉTODOS: Participaram 13 estudantes surdos sinalizadores com queixas de alterações na escrita, sendo sete do gênero masculino e seis do feminino. A média de idade foi de 13 anos, e os sujeitos apresentavam perda auditiva neurossensorial de grau severo ou profundo (pior que 71 dBNA na média das frequências de 500 Hz, 1 e 2 kHz). A escolaridade dos participantes variou de 3ª à 8ª séries do Ensino Fundamental de escolas pública e particular. Os surdos foram avaliados quanto ao desempenho em LIBRAS e realizaram produções escritas com base em estímulos visuais de uma figura de ação e de figuras em sequência, as quais foram analisadas segundo critérios adaptados de acordo com a Teoria das Competências Comunicativas (Genérica, Enciclopédica e Línguística). Os dados foram analisados estatisticamente. RESULTADOS: Em relação à Competência Genérica, a tipologia do discurso predominante foi a Narração. Quanto às competências Enciclopédica e Linguística, ambas se mostraram prejudicadas independente dos estímulos apresentados. CONCLUSÃO: Os dois tipos de estímulos visuais estudados não propiciaram produções escritas diferenciadas nos surdos sinalizadores com queixas de alterações na escrita. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000100008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000100008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-80342012000100008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.17 n.1 2012 reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
collection |
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@sbfa.org.br |
_version_ |
1754821021323493376 |