Análise dos processos fonológicos em crianças da região metropolitana do recife

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroga,Bianca Arruda Manchester de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Rosal,Angélica Galindo Carneiro, Silva,Ana Carolina Francisca da, Cordeiro,Ana Augusta de Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000501449
Resumo: Resumo: OBJETIVO: descrever o desenvolvimento fonológico de crianças falantes do português não padrão na Região Metropolitana do Recife- PE, a partir do modelo dos processos fonológicos. MÉTODOS: participaram do estudo 202 crianças de ambos os sexos, na faixa etária de 2:0 a 6:11 anos, matriculadas em creches e escolas públicas. Utilizou-se como instrumento de avaliação a Prova de Avaliação Fonológica. Os dados foram gravados, transcritos, codificados e tabulados em um banco de dados, que possibilitou a realização de análises descritivas (cálculo de médias e desvios padrão). RESULTADOS: os processos fonológicos mais frequentes foram simplificação de encontro consonantal, simplificação de líquida, redução de sílaba e simplificação de consoante final. Observou-se o atraso na eliminação dos processos de redução de sílaba, harmonia consonantal, plosivação de fricativa, simplificação de fricativa velar e simplificação de liquida. Observou-se, ainda, que o processo de simplificação de encontro consonantal não foi eliminado na população estudada, levando-se em consideração as idades de eliminação descritas na literatura pesquisada, o que pode ser revelador da influência da variedade linguística sobre a aquisição fonológica. CONCLUSÃO: crianças falantes do português não padrão da Região Metropolitana do Recife apresentam uma aquisição fonológica diferente da descrição da literatura na área, o que pode ser indicativo da influência da variedade linguística. Os resultados chamam a atenção para o fato que tal variedade deve ser considerada na avaliação fonológica, sendo fundamental que novos estudos explorem a aquisição fonológica em diferentes regiões do país.
id CEFAC-1_5852afa8e787e2b42ac37a5cbc09259b
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462015000501449
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Análise dos processos fonológicos em crianças da região metropolitana do recifeLinguagemDesenvolvimento da LinguagemFalaCriançaPré-EscolarRelações FamiliaresResumo: OBJETIVO: descrever o desenvolvimento fonológico de crianças falantes do português não padrão na Região Metropolitana do Recife- PE, a partir do modelo dos processos fonológicos. MÉTODOS: participaram do estudo 202 crianças de ambos os sexos, na faixa etária de 2:0 a 6:11 anos, matriculadas em creches e escolas públicas. Utilizou-se como instrumento de avaliação a Prova de Avaliação Fonológica. Os dados foram gravados, transcritos, codificados e tabulados em um banco de dados, que possibilitou a realização de análises descritivas (cálculo de médias e desvios padrão). RESULTADOS: os processos fonológicos mais frequentes foram simplificação de encontro consonantal, simplificação de líquida, redução de sílaba e simplificação de consoante final. Observou-se o atraso na eliminação dos processos de redução de sílaba, harmonia consonantal, plosivação de fricativa, simplificação de fricativa velar e simplificação de liquida. Observou-se, ainda, que o processo de simplificação de encontro consonantal não foi eliminado na população estudada, levando-se em consideração as idades de eliminação descritas na literatura pesquisada, o que pode ser revelador da influência da variedade linguística sobre a aquisição fonológica. CONCLUSÃO: crianças falantes do português não padrão da Região Metropolitana do Recife apresentam uma aquisição fonológica diferente da descrição da literatura na área, o que pode ser indicativo da influência da variedade linguística. Os resultados chamam a atenção para o fato que tal variedade deve ser considerada na avaliação fonológica, sendo fundamental que novos estudos explorem a aquisição fonológica em diferentes regiões do país.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2015-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000501449Revista CEFAC v.17 n.5 2015reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-0216201517519514info:eu-repo/semantics/openAccessQueiroga,Bianca Arruda Manchester deRosal,Angélica Galindo CarneiroSilva,Ana Carolina Francisca daCordeiro,Ana Augusta de Andradepor2015-11-30T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462015000501449Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2015-11-30T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos processos fonológicos em crianças da região metropolitana do recife
title Análise dos processos fonológicos em crianças da região metropolitana do recife
spellingShingle Análise dos processos fonológicos em crianças da região metropolitana do recife
Queiroga,Bianca Arruda Manchester de
Linguagem
Desenvolvimento da Linguagem
Fala
Criança
Pré-Escolar
Relações Familiares
title_short Análise dos processos fonológicos em crianças da região metropolitana do recife
title_full Análise dos processos fonológicos em crianças da região metropolitana do recife
title_fullStr Análise dos processos fonológicos em crianças da região metropolitana do recife
title_full_unstemmed Análise dos processos fonológicos em crianças da região metropolitana do recife
title_sort Análise dos processos fonológicos em crianças da região metropolitana do recife
author Queiroga,Bianca Arruda Manchester de
author_facet Queiroga,Bianca Arruda Manchester de
Rosal,Angélica Galindo Carneiro
Silva,Ana Carolina Francisca da
Cordeiro,Ana Augusta de Andrade
author_role author
author2 Rosal,Angélica Galindo Carneiro
Silva,Ana Carolina Francisca da
Cordeiro,Ana Augusta de Andrade
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroga,Bianca Arruda Manchester de
Rosal,Angélica Galindo Carneiro
Silva,Ana Carolina Francisca da
Cordeiro,Ana Augusta de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Desenvolvimento da Linguagem
Fala
Criança
Pré-Escolar
Relações Familiares
topic Linguagem
Desenvolvimento da Linguagem
Fala
Criança
Pré-Escolar
Relações Familiares
description Resumo: OBJETIVO: descrever o desenvolvimento fonológico de crianças falantes do português não padrão na Região Metropolitana do Recife- PE, a partir do modelo dos processos fonológicos. MÉTODOS: participaram do estudo 202 crianças de ambos os sexos, na faixa etária de 2:0 a 6:11 anos, matriculadas em creches e escolas públicas. Utilizou-se como instrumento de avaliação a Prova de Avaliação Fonológica. Os dados foram gravados, transcritos, codificados e tabulados em um banco de dados, que possibilitou a realização de análises descritivas (cálculo de médias e desvios padrão). RESULTADOS: os processos fonológicos mais frequentes foram simplificação de encontro consonantal, simplificação de líquida, redução de sílaba e simplificação de consoante final. Observou-se o atraso na eliminação dos processos de redução de sílaba, harmonia consonantal, plosivação de fricativa, simplificação de fricativa velar e simplificação de liquida. Observou-se, ainda, que o processo de simplificação de encontro consonantal não foi eliminado na população estudada, levando-se em consideração as idades de eliminação descritas na literatura pesquisada, o que pode ser revelador da influência da variedade linguística sobre a aquisição fonológica. CONCLUSÃO: crianças falantes do português não padrão da Região Metropolitana do Recife apresentam uma aquisição fonológica diferente da descrição da literatura na área, o que pode ser indicativo da influência da variedade linguística. Os resultados chamam a atenção para o fato que tal variedade deve ser considerada na avaliação fonológica, sendo fundamental que novos estudos explorem a aquisição fonológica em diferentes regiões do país.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000501449
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000501449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0216201517519514
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.17 n.5 2015
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122580147568640