Associação entre o tempo de magistério e a autoavaliação vocal em professores universitários: estudo observacional transversal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista CEFAC (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000100052 |
Resumo: | OBJETIVO: verificar a associação entre o tempo de magistério e a autoavaliação vocal em professores universitários. MÉTODOS: participaram deste estudo 42 professores universitários, os quais responderam a um questionário para caracterização da amostra e identificação das sensações/sintomas vocais e ao Protocolo do Perfil e Participação e Atividades Vocais RESULTADOS: os participantes foram considerados jovens quanto ao tempo de magistério, pois a mediana foi de 8,5 anos, sendo que os autores não limitaram um número mínimo para participação na pesquisa, além disso, houve predomínio do gênero feminino na amostra estudada. Os sintomas vocais mais referidos pelos participantes foram sensação de secura na garganta (66,6%) e rouquidão (40,4%). A correlação entre o tempo de magistério com os domínios e o escore total do Protocolo do Perfil e Participação e Atividades Vocais não mostrou correlação significante. Os escores dos domínios: efeitos na comunicação diária (valor da correlação r= -0,08 e valor do p= 0,63), na comunicação social (valor da correlação r=-0,00 e valor do p=0,99), pontuação de restrição de participação (valor da correlação r= -0,20 e valor do p=-0,21) e o escore total (valor da correlação r= -0,01 e valor do p=-0,96) apresentaram correlação negativa, ou seja, inversas. CONCLUSÃO: embora a população estudada apresentasse queixas de sintomas vocais, isso não se reflete na limitação de suas atividades profissionais e atividades diárias. Portanto, neste estudo o tempo de uso profissional da voz ainda não compromete a qualidade de vida relacionada à voz referida pelos por professores. |
id |
CEFAC-1_76fabdded7ea435b9a28e82682c306c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-18462015000100052 |
network_acronym_str |
CEFAC-1 |
network_name_str |
Revista CEFAC (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Associação entre o tempo de magistério e a autoavaliação vocal em professores universitários: estudo observacional transversalSaúde PúblicaVozDocentesSaúde OcupacionalQualidade de Vida OBJETIVO: verificar a associação entre o tempo de magistério e a autoavaliação vocal em professores universitários. MÉTODOS: participaram deste estudo 42 professores universitários, os quais responderam a um questionário para caracterização da amostra e identificação das sensações/sintomas vocais e ao Protocolo do Perfil e Participação e Atividades Vocais RESULTADOS: os participantes foram considerados jovens quanto ao tempo de magistério, pois a mediana foi de 8,5 anos, sendo que os autores não limitaram um número mínimo para participação na pesquisa, além disso, houve predomínio do gênero feminino na amostra estudada. Os sintomas vocais mais referidos pelos participantes foram sensação de secura na garganta (66,6%) e rouquidão (40,4%). A correlação entre o tempo de magistério com os domínios e o escore total do Protocolo do Perfil e Participação e Atividades Vocais não mostrou correlação significante. Os escores dos domínios: efeitos na comunicação diária (valor da correlação r= -0,08 e valor do p= 0,63), na comunicação social (valor da correlação r=-0,00 e valor do p=0,99), pontuação de restrição de participação (valor da correlação r= -0,20 e valor do p=-0,21) e o escore total (valor da correlação r= -0,01 e valor do p=-0,96) apresentaram correlação negativa, ou seja, inversas. CONCLUSÃO: embora a população estudada apresentasse queixas de sintomas vocais, isso não se reflete na limitação de suas atividades profissionais e atividades diárias. Portanto, neste estudo o tempo de uso profissional da voz ainda não compromete a qualidade de vida relacionada à voz referida pelos por professores. ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2015-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000100052Revista CEFAC v.17 n.1 2015reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-021620153314info:eu-repo/semantics/openAccessAnhaia,Tanise Cristaldoklahr,Patrícia da SilvaCassol,Mauriceiapor2015-03-03T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462015000100052Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2015-03-03T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Associação entre o tempo de magistério e a autoavaliação vocal em professores universitários: estudo observacional transversal |
title |
Associação entre o tempo de magistério e a autoavaliação vocal em professores universitários: estudo observacional transversal |
spellingShingle |
Associação entre o tempo de magistério e a autoavaliação vocal em professores universitários: estudo observacional transversal Anhaia,Tanise Cristaldo Saúde Pública Voz Docentes Saúde Ocupacional Qualidade de Vida |
title_short |
Associação entre o tempo de magistério e a autoavaliação vocal em professores universitários: estudo observacional transversal |
title_full |
Associação entre o tempo de magistério e a autoavaliação vocal em professores universitários: estudo observacional transversal |
title_fullStr |
Associação entre o tempo de magistério e a autoavaliação vocal em professores universitários: estudo observacional transversal |
title_full_unstemmed |
Associação entre o tempo de magistério e a autoavaliação vocal em professores universitários: estudo observacional transversal |
title_sort |
Associação entre o tempo de magistério e a autoavaliação vocal em professores universitários: estudo observacional transversal |
author |
Anhaia,Tanise Cristaldo |
author_facet |
Anhaia,Tanise Cristaldo klahr,Patrícia da Silva Cassol,Mauriceia |
author_role |
author |
author2 |
klahr,Patrícia da Silva Cassol,Mauriceia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anhaia,Tanise Cristaldo klahr,Patrícia da Silva Cassol,Mauriceia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde Pública Voz Docentes Saúde Ocupacional Qualidade de Vida |
topic |
Saúde Pública Voz Docentes Saúde Ocupacional Qualidade de Vida |
description |
OBJETIVO: verificar a associação entre o tempo de magistério e a autoavaliação vocal em professores universitários. MÉTODOS: participaram deste estudo 42 professores universitários, os quais responderam a um questionário para caracterização da amostra e identificação das sensações/sintomas vocais e ao Protocolo do Perfil e Participação e Atividades Vocais RESULTADOS: os participantes foram considerados jovens quanto ao tempo de magistério, pois a mediana foi de 8,5 anos, sendo que os autores não limitaram um número mínimo para participação na pesquisa, além disso, houve predomínio do gênero feminino na amostra estudada. Os sintomas vocais mais referidos pelos participantes foram sensação de secura na garganta (66,6%) e rouquidão (40,4%). A correlação entre o tempo de magistério com os domínios e o escore total do Protocolo do Perfil e Participação e Atividades Vocais não mostrou correlação significante. Os escores dos domínios: efeitos na comunicação diária (valor da correlação r= -0,08 e valor do p= 0,63), na comunicação social (valor da correlação r=-0,00 e valor do p=0,99), pontuação de restrição de participação (valor da correlação r= -0,20 e valor do p=-0,21) e o escore total (valor da correlação r= -0,01 e valor do p=-0,96) apresentaram correlação negativa, ou seja, inversas. CONCLUSÃO: embora a população estudada apresentasse queixas de sintomas vocais, isso não se reflete na limitação de suas atividades profissionais e atividades diárias. Portanto, neste estudo o tempo de uso profissional da voz ainda não compromete a qualidade de vida relacionada à voz referida pelos por professores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000100052 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000100052 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-021620153314 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista CEFAC v.17 n.1 2015 reponame:Revista CEFAC (Online) instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) instacron:CEFAC |
instname_str |
Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
instacron_str |
CEFAC |
institution |
CEFAC |
reponame_str |
Revista CEFAC (Online) |
collection |
Revista CEFAC (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistacefac@cefac.br |
_version_ |
1754122579642155008 |