Contribuições da consciência fonológica e nomeação seriada rápida para a aprendizagem inicial da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosal,Angélica Galindo Carneiro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cordeiro,Ana Augusta de Andrade, Silva,Ana Carolina Francisca da, Silva,Ronildo Lima, Queiroga,Bianca Arruda Manchester de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000100074
Resumo: RESUMO Objetivo: investigar a contribuição da consciência fonológica e nomeação seriada rápida para a aprendizagem inicial da escrita. Métodos: participaram do estudo 100 crianças, na faixa etária de três a seis anos e onze meses, matriculadas na educação infantil de uma creche e uma escola municipal da cidade do Recife. Utilizou-se como instrumentos de avaliação o Teste de Consciência Fonológica, a tarefa de Nomeação Seriada Rápida e um roteiro de avaliação da escrita. Os dados foram transcritos e analisados conforme a estatística descritiva e inferencial. Resultados: observou-se que o aumento da faixa etária está diretamente relacionado ao desenvolvimento dos níveis de consciência fonológica, assim como com a diminuição dos erros e do tempo para execução das tarefas de NSR. Verificou-se que as crianças com mais de quatro anos, tiveram um desempenho em consciência fonológica aquém do esperado para sua idade. Dentre as habilidades de consciência fonológica, a consciência silábica obteve melhores índices de pontuações, podendo-se observar grande dificuldade dos participantes nas tarefas de consciência fonêmica. Com relação a escrita, a maioria das crianças estavam na fase pré-silábica. Foi possível verificar correlações significantes entre as habilidades de consciência fonológica com a nomeação seriada rápida e escrita. Conclusão: a consciência fonológica e nomeação seriada rápida contribuem para a aprendizagem inicial da escrita, sendo importante o estímulo destas habilidades antes do ciclo de alfabetização, o que pode favorecer este processo e sinalizar, precocemente, eventuais problemas de aprendizagem. O baixo desempenho nas tarefas pode ser sugestivo da influência de fatores socioeducacionais, devendo-se considerar o contexto de vida da criança e as experiências educativas vivenciadas na família e escola.
id CEFAC-1_b564f74a316e1cc20f2a3000503e58d3
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462016000100074
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Contribuições da consciência fonológica e nomeação seriada rápida para a aprendizagem inicial da escritaAprendizagemEducação InfantilFatores de RiscoLeituraTranstornos de AprendizagemRESUMO Objetivo: investigar a contribuição da consciência fonológica e nomeação seriada rápida para a aprendizagem inicial da escrita. Métodos: participaram do estudo 100 crianças, na faixa etária de três a seis anos e onze meses, matriculadas na educação infantil de uma creche e uma escola municipal da cidade do Recife. Utilizou-se como instrumentos de avaliação o Teste de Consciência Fonológica, a tarefa de Nomeação Seriada Rápida e um roteiro de avaliação da escrita. Os dados foram transcritos e analisados conforme a estatística descritiva e inferencial. Resultados: observou-se que o aumento da faixa etária está diretamente relacionado ao desenvolvimento dos níveis de consciência fonológica, assim como com a diminuição dos erros e do tempo para execução das tarefas de NSR. Verificou-se que as crianças com mais de quatro anos, tiveram um desempenho em consciência fonológica aquém do esperado para sua idade. Dentre as habilidades de consciência fonológica, a consciência silábica obteve melhores índices de pontuações, podendo-se observar grande dificuldade dos participantes nas tarefas de consciência fonêmica. Com relação a escrita, a maioria das crianças estavam na fase pré-silábica. Foi possível verificar correlações significantes entre as habilidades de consciência fonológica com a nomeação seriada rápida e escrita. Conclusão: a consciência fonológica e nomeação seriada rápida contribuem para a aprendizagem inicial da escrita, sendo importante o estímulo destas habilidades antes do ciclo de alfabetização, o que pode favorecer este processo e sinalizar, precocemente, eventuais problemas de aprendizagem. O baixo desempenho nas tarefas pode ser sugestivo da influência de fatores socioeducacionais, devendo-se considerar o contexto de vida da criança e as experiências educativas vivenciadas na família e escola.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2016-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000100074Revista CEFAC v.18 n.1 2016reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-0216201618110315info:eu-repo/semantics/openAccessRosal,Angélica Galindo CarneiroCordeiro,Ana Augusta de AndradeSilva,Ana Carolina Francisca daSilva,Ronildo LimaQueiroga,Bianca Arruda Manchester depor2016-05-05T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462016000100074Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2016-05-05T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da consciência fonológica e nomeação seriada rápida para a aprendizagem inicial da escrita
title Contribuições da consciência fonológica e nomeação seriada rápida para a aprendizagem inicial da escrita
spellingShingle Contribuições da consciência fonológica e nomeação seriada rápida para a aprendizagem inicial da escrita
Rosal,Angélica Galindo Carneiro
Aprendizagem
Educação Infantil
Fatores de Risco
Leitura
Transtornos de Aprendizagem
title_short Contribuições da consciência fonológica e nomeação seriada rápida para a aprendizagem inicial da escrita
title_full Contribuições da consciência fonológica e nomeação seriada rápida para a aprendizagem inicial da escrita
title_fullStr Contribuições da consciência fonológica e nomeação seriada rápida para a aprendizagem inicial da escrita
title_full_unstemmed Contribuições da consciência fonológica e nomeação seriada rápida para a aprendizagem inicial da escrita
title_sort Contribuições da consciência fonológica e nomeação seriada rápida para a aprendizagem inicial da escrita
author Rosal,Angélica Galindo Carneiro
author_facet Rosal,Angélica Galindo Carneiro
Cordeiro,Ana Augusta de Andrade
Silva,Ana Carolina Francisca da
Silva,Ronildo Lima
Queiroga,Bianca Arruda Manchester de
author_role author
author2 Cordeiro,Ana Augusta de Andrade
Silva,Ana Carolina Francisca da
Silva,Ronildo Lima
Queiroga,Bianca Arruda Manchester de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosal,Angélica Galindo Carneiro
Cordeiro,Ana Augusta de Andrade
Silva,Ana Carolina Francisca da
Silva,Ronildo Lima
Queiroga,Bianca Arruda Manchester de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Educação Infantil
Fatores de Risco
Leitura
Transtornos de Aprendizagem
topic Aprendizagem
Educação Infantil
Fatores de Risco
Leitura
Transtornos de Aprendizagem
description RESUMO Objetivo: investigar a contribuição da consciência fonológica e nomeação seriada rápida para a aprendizagem inicial da escrita. Métodos: participaram do estudo 100 crianças, na faixa etária de três a seis anos e onze meses, matriculadas na educação infantil de uma creche e uma escola municipal da cidade do Recife. Utilizou-se como instrumentos de avaliação o Teste de Consciência Fonológica, a tarefa de Nomeação Seriada Rápida e um roteiro de avaliação da escrita. Os dados foram transcritos e analisados conforme a estatística descritiva e inferencial. Resultados: observou-se que o aumento da faixa etária está diretamente relacionado ao desenvolvimento dos níveis de consciência fonológica, assim como com a diminuição dos erros e do tempo para execução das tarefas de NSR. Verificou-se que as crianças com mais de quatro anos, tiveram um desempenho em consciência fonológica aquém do esperado para sua idade. Dentre as habilidades de consciência fonológica, a consciência silábica obteve melhores índices de pontuações, podendo-se observar grande dificuldade dos participantes nas tarefas de consciência fonêmica. Com relação a escrita, a maioria das crianças estavam na fase pré-silábica. Foi possível verificar correlações significantes entre as habilidades de consciência fonológica com a nomeação seriada rápida e escrita. Conclusão: a consciência fonológica e nomeação seriada rápida contribuem para a aprendizagem inicial da escrita, sendo importante o estímulo destas habilidades antes do ciclo de alfabetização, o que pode favorecer este processo e sinalizar, precocemente, eventuais problemas de aprendizagem. O baixo desempenho nas tarefas pode ser sugestivo da influência de fatores socioeducacionais, devendo-se considerar o contexto de vida da criança e as experiências educativas vivenciadas na família e escola.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000100074
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000100074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0216201618110315
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.18 n.1 2016
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122580556513280