Como Avaliar Docentes? A Percepcao dos Docentes na Implantação da Gestao por Competencias em uma Instituicao de Ensino Superior Privada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gallon, Shalimar
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Taufer, Elaine, Just, Magela Duarte, Batistella, Claudete, Ruas, Roberto Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1300
Resumo: O estudo emerge em um contexto de aumento da oferta de cursos superiores no Brasil. Assim, as Instituicoes de Ensino Superior (IES) buscam politicas, estrategias e ferramentas gerenciais para ter diferencial no mercado, como a Gestao por Competencias (GPC). No entanto, e inovador que a GPC seja aplicada aos docentes, visto a necessidade de adaptação da pratica para atender às demandas destes e dos orgaos competentes do ensino superior. Para tanto, este artigo objetiva analisar a implantação da gestao por competencias em uma IES privada, por meio de uma pesquisa qualitativa com 18 entrevistas realizadas com professores e gestores da IES. Os resultados mostram que, para os docentes, o programa nao esta consolidado e precisa de ajustes, tais como, comunicação mais efetiva e maior investimento em capacitação para que ocorra a internalização do modelo; tambem percebem que a implantação do modelo contribuiu para a qualificação das práticas de GP e no alcance dos resultados da IES. 
id CESGRAN-1_f22d05aed70c536c13a3bd17bd923951
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1300
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Como Avaliar Docentes? A Percepcao dos Docentes na Implantação da Gestao por Competencias em uma Instituicao de Ensino Superior PrivadaAdministração, Gestao de Pessoas, Gestao por Competencias, AvaliaçãoO estudo emerge em um contexto de aumento da oferta de cursos superiores no Brasil. Assim, as Instituicoes de Ensino Superior (IES) buscam politicas, estrategias e ferramentas gerenciais para ter diferencial no mercado, como a Gestao por Competencias (GPC). No entanto, e inovador que a GPC seja aplicada aos docentes, visto a necessidade de adaptação da pratica para atender às demandas destes e dos orgaos competentes do ensino superior. Para tanto, este artigo objetiva analisar a implantação da gestao por competencias em uma IES privada, por meio de uma pesquisa qualitativa com 18 entrevistas realizadas com professores e gestores da IES. Os resultados mostram que, para os docentes, o programa nao esta consolidado e precisa de ajustes, tais como, comunicação mais efetiva e maior investimento em capacitação para que ocorra a internalização do modelo; tambem percebem que a implantação do modelo contribuiu para a qualificação das práticas de GP e no alcance dos resultados da IES. Fundação CesgranrioCAPESGallon, ShalimarTaufer, ElaineJust, Magela DuarteBatistella, ClaudeteRuas, Roberto Lima2017-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/130010.22347/2175-2753v9i26.1300Revista Meta: Avaliação; v. 9, n. 26 (2017): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 223-2542175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1300/pdfAmericaDocentes do Ensino SuperiorDireitos autorais 2017 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-24T15:36:27Zoai:ojs.localhost:article/1300Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-24T15:36:27Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Como Avaliar Docentes? A Percepcao dos Docentes na Implantação da Gestao por Competencias em uma Instituicao de Ensino Superior Privada
title Como Avaliar Docentes? A Percepcao dos Docentes na Implantação da Gestao por Competencias em uma Instituicao de Ensino Superior Privada
spellingShingle Como Avaliar Docentes? A Percepcao dos Docentes na Implantação da Gestao por Competencias em uma Instituicao de Ensino Superior Privada
Gallon, Shalimar
Administração, Gestao de Pessoas, Gestao por Competencias, Avaliação
title_short Como Avaliar Docentes? A Percepcao dos Docentes na Implantação da Gestao por Competencias em uma Instituicao de Ensino Superior Privada
title_full Como Avaliar Docentes? A Percepcao dos Docentes na Implantação da Gestao por Competencias em uma Instituicao de Ensino Superior Privada
title_fullStr Como Avaliar Docentes? A Percepcao dos Docentes na Implantação da Gestao por Competencias em uma Instituicao de Ensino Superior Privada
title_full_unstemmed Como Avaliar Docentes? A Percepcao dos Docentes na Implantação da Gestao por Competencias em uma Instituicao de Ensino Superior Privada
title_sort Como Avaliar Docentes? A Percepcao dos Docentes na Implantação da Gestao por Competencias em uma Instituicao de Ensino Superior Privada
author Gallon, Shalimar
author_facet Gallon, Shalimar
Taufer, Elaine
Just, Magela Duarte
Batistella, Claudete
Ruas, Roberto Lima
author_role author
author2 Taufer, Elaine
Just, Magela Duarte
Batistella, Claudete
Ruas, Roberto Lima
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Gallon, Shalimar
Taufer, Elaine
Just, Magela Duarte
Batistella, Claudete
Ruas, Roberto Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Administração, Gestao de Pessoas, Gestao por Competencias, Avaliação
topic Administração, Gestao de Pessoas, Gestao por Competencias, Avaliação
description O estudo emerge em um contexto de aumento da oferta de cursos superiores no Brasil. Assim, as Instituicoes de Ensino Superior (IES) buscam politicas, estrategias e ferramentas gerenciais para ter diferencial no mercado, como a Gestao por Competencias (GPC). No entanto, e inovador que a GPC seja aplicada aos docentes, visto a necessidade de adaptação da pratica para atender às demandas destes e dos orgaos competentes do ensino superior. Para tanto, este artigo objetiva analisar a implantação da gestao por competencias em uma IES privada, por meio de uma pesquisa qualitativa com 18 entrevistas realizadas com professores e gestores da IES. Os resultados mostram que, para os docentes, o programa nao esta consolidado e precisa de ajustes, tais como, comunicação mais efetiva e maior investimento em capacitação para que ocorra a internalização do modelo; tambem percebem que a implantação do modelo contribuiu para a qualificação das práticas de GP e no alcance dos resultados da IES. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-22
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1300
10.22347/2175-2753v9i26.1300
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1300
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v9i26.1300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1300/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv America

Docentes do Ensino Superior
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 9, n. 26 (2017): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 223-254
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845671859421184