A importância do desenvolvimento psicomotor na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Letícia Soares
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5847
Resumo: Introdução: A psicomotricidade é um aspecto fundamental da educação física na Educação Infantil, pois trabalha o desenvolvimento integral da criança, envolvendo os aspectos motores, afetivos e sociais. Objetivo: Compreender a importância da aprendizagem psicomotora, por meio de atividades bem planejadas e objetivas na Educação Infantil, buscando determinar o papel dos professores de Educação Física e das instituições de ensino, nesse processo de desenvolvimento. Materiais e Métodos: Pesquisa qualitativa, utilizando artigos científicos publicados e disponíveis em revistas cientificas disponíveis na internet, baseada na revisão bibliográfica principalmente dos autores: Basei(2008), Chagas e Santos(2013), Clara e Finck(2012) e Molinari e Sens(2003). Revisão da Literatura: Basei(2008) preocupa-se em elaborar uma concepção didático-metodológica para a Educação Infantil, respeitando e tendo como foco a criança em seu desenvolvimento. Já Chagas e Santos(2013) aborda as influências dos jogos e das brincadeiras no desenvolvimento das habilidades motoras, afetivas, cognitivas e sociais das crianças, sempre relacionado com a psicomotricidade e sinalizando o papel do professor de Educação Física. Clara e Finck(2012) destacam a importância de trabalhar o desenvolvimento motor na infância e a responsabilidade das instituições e dos próprios professores. Para Molinari e Sans(2003), a educação física, como ação psicomotora e por meio da educação psicomotora, incentiva a prática do movimento em todo o transcurso de existência do ser humano. Tal concepção fundamenta-se nos conceitos da educação permanente, como uma nova forma de evento educativo que atualmente tende a revolucionar os sistemas educacionais de todo o mundo. Considerações Finais: O trabalho tratou a necessidade que as crianças têm de um bom desenvolvimento psicomotor na infância, levando em conta que essa fase serve como base para seu futuro. A Educação Física Escolar deve buscar, junto com os professores, perceber a evolução de cada criança e todos os aspectos que merecem ter mais atenção na hora de planejar suas aulas.
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Revisão da Literatura: Basei(2008) preocupa-se em elaborar uma concepção didático-metodológica para a Educação Infantil, respeitando e tendo como foco a criança em seu desenvolvimento. Já Chagas e Santos(2013) aborda as influências dos jogos e das brincadeiras no desenvolvimento das habilidades motoras, afetivas, cognitivas e sociais das crianças, sempre relacionado com a psicomotricidade e sinalizando o papel do professor de Educação Física. Clara e Finck(2012) destacam a importância de trabalhar o desenvolvimento motor na infância e a responsabilidade das instituições e dos próprios professores. Para Molinari e Sans(2003), a educação física, como ação psicomotora e por meio da educação psicomotora, incentiva a prática do movimento em todo o transcurso de existência do ser humano. Tal concepção fundamenta-se nos conceitos da educação permanente, como uma nova forma de evento educativo que atualmente tende a revolucionar os sistemas educacionais de todo o mundo. Considerações Finais: O trabalho tratou a necessidade que as crianças têm de um bom desenvolvimento psicomotor na infância, levando em conta que essa fase serve como base para seu futuro. A Educação Física Escolar deve buscar, junto com os professores, perceber a evolução de cada criança e todos os aspectos que merecem ter mais atenção na hora de planejar suas aulas.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-03-04T14:01:10Z No. of bitstreams: 1 21237410.pdf: 1667113 bytes, checksum: 539b00142675cd6c860a518e2876dee9 (MD5)Made available in DSpace on 2015-03-04T14:01:10Z (GMT). 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