A Paternidade Monoparental na Inter-Relação com os Contextos Ecológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campeol,Ângela Roos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Benatti,Ana Paula, Pereira,Caroline Rubin Rossato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000100150
Resumo: Resumo Em meio a um cenário de mudanças e de maior pluralidade nas estruturas familiares brasileiras, se destaca a ascensão da família monoparental. Nos núcleos em que o pai é o responsável pela família, é necessário que o homem reorganize sua rotina e rede de apoio para oferecer cuidado, proteção e afeto aos filhos. O objetivo deste estudo é compreender de que modo os ambientes ecológicos influenciam o desenvolvimento da paternidade em famílias monoparentais masculinas. Para tanto, apresentamos o conjunto de sistemas e/ou pessoas significativas que compõem ligações sociais e afetivas de relacionamentos percebidos e recebidos pelos pais, por meio do método qualitativo e exploratório, com delineamento de estudo de casos. Participaram do estudo quatro pais (homens), com ao menos um filho de até 11 anos de idade sob sua guarda, formal ou informal, por um período mínimo de cinco meses. Como resultado, observou-se que a interação pais-filhos é multideterminada, inter-relacionada com características do contexto social, dos ambientes nos quais o pai está inserido e do pai em si. A família de origem, comunidade e babás foram referidas como apoio em situações de dificuldades encontradas pelos pais e seus filhos. A instituição escolar, principalmente em contextos de maior vulnerabilidade, mostrou-se relevante na garantia de condições que favoreciam o desenvolvimento das crianças. Os resultados do estudo demonstram a importância do incremento de programas de apoio à participação paterna na vida familiar e da consolidação da responsabilidade masculina em relação aos filhos.
id CFP-1_b493201f13ce8f678949de44dcaed39c
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932021000100150
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling A Paternidade Monoparental na Inter-Relação com os Contextos EcológicosFamíliaMonoparentalPaiTeoria BioecológicaResumo Em meio a um cenário de mudanças e de maior pluralidade nas estruturas familiares brasileiras, se destaca a ascensão da família monoparental. Nos núcleos em que o pai é o responsável pela família, é necessário que o homem reorganize sua rotina e rede de apoio para oferecer cuidado, proteção e afeto aos filhos. O objetivo deste estudo é compreender de que modo os ambientes ecológicos influenciam o desenvolvimento da paternidade em famílias monoparentais masculinas. Para tanto, apresentamos o conjunto de sistemas e/ou pessoas significativas que compõem ligações sociais e afetivas de relacionamentos percebidos e recebidos pelos pais, por meio do método qualitativo e exploratório, com delineamento de estudo de casos. Participaram do estudo quatro pais (homens), com ao menos um filho de até 11 anos de idade sob sua guarda, formal ou informal, por um período mínimo de cinco meses. Como resultado, observou-se que a interação pais-filhos é multideterminada, inter-relacionada com características do contexto social, dos ambientes nos quais o pai está inserido e do pai em si. A família de origem, comunidade e babás foram referidas como apoio em situações de dificuldades encontradas pelos pais e seus filhos. A instituição escolar, principalmente em contextos de maior vulnerabilidade, mostrou-se relevante na garantia de condições que favoreciam o desenvolvimento das crianças. Os resultados do estudo demonstram a importância do incremento de programas de apoio à participação paterna na vida familiar e da consolidação da responsabilidade masculina em relação aos filhos.Conselho Federal de Psicologia2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000100150Psicologia: Ciência e Profissão v.41 2021reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003224041info:eu-repo/semantics/openAccessCampeol,Ângela RoosBenatti,Ana PaulaPereira,Caroline Rubin Rossatopor2021-10-26T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932021000100150Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2021-10-26T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Paternidade Monoparental na Inter-Relação com os Contextos Ecológicos
title A Paternidade Monoparental na Inter-Relação com os Contextos Ecológicos
spellingShingle A Paternidade Monoparental na Inter-Relação com os Contextos Ecológicos
Campeol,Ângela Roos
Família
Monoparental
Pai
Teoria Bioecológica
title_short A Paternidade Monoparental na Inter-Relação com os Contextos Ecológicos
title_full A Paternidade Monoparental na Inter-Relação com os Contextos Ecológicos
title_fullStr A Paternidade Monoparental na Inter-Relação com os Contextos Ecológicos
title_full_unstemmed A Paternidade Monoparental na Inter-Relação com os Contextos Ecológicos
title_sort A Paternidade Monoparental na Inter-Relação com os Contextos Ecológicos
author Campeol,Ângela Roos
author_facet Campeol,Ângela Roos
Benatti,Ana Paula
Pereira,Caroline Rubin Rossato
author_role author
author2 Benatti,Ana Paula
Pereira,Caroline Rubin Rossato
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campeol,Ângela Roos
Benatti,Ana Paula
Pereira,Caroline Rubin Rossato
dc.subject.por.fl_str_mv Família
Monoparental
Pai
Teoria Bioecológica
topic Família
Monoparental
Pai
Teoria Bioecológica
description Resumo Em meio a um cenário de mudanças e de maior pluralidade nas estruturas familiares brasileiras, se destaca a ascensão da família monoparental. Nos núcleos em que o pai é o responsável pela família, é necessário que o homem reorganize sua rotina e rede de apoio para oferecer cuidado, proteção e afeto aos filhos. O objetivo deste estudo é compreender de que modo os ambientes ecológicos influenciam o desenvolvimento da paternidade em famílias monoparentais masculinas. Para tanto, apresentamos o conjunto de sistemas e/ou pessoas significativas que compõem ligações sociais e afetivas de relacionamentos percebidos e recebidos pelos pais, por meio do método qualitativo e exploratório, com delineamento de estudo de casos. Participaram do estudo quatro pais (homens), com ao menos um filho de até 11 anos de idade sob sua guarda, formal ou informal, por um período mínimo de cinco meses. Como resultado, observou-se que a interação pais-filhos é multideterminada, inter-relacionada com características do contexto social, dos ambientes nos quais o pai está inserido e do pai em si. A família de origem, comunidade e babás foram referidas como apoio em situações de dificuldades encontradas pelos pais e seus filhos. A instituição escolar, principalmente em contextos de maior vulnerabilidade, mostrou-se relevante na garantia de condições que favoreciam o desenvolvimento das crianças. Os resultados do estudo demonstram a importância do incremento de programas de apoio à participação paterna na vida familiar e da consolidação da responsabilidade masculina em relação aos filhos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000100150
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000100150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703003224041
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.41 2021
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122432567836672