E quando não é a mãe? A paternidade diante da monoparentalidade

Bibliographic Details
Main Author: Denardi, Aline Tomazetti
Publication Date: 2017
Other Authors: Bottoli, Cristiane
Format: Article
Language: por
Source: Barbarói (Online)
Download full: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/5305
Summary: A pesquisa buscou compreender como se caracteriza a monoparentalidade masculina, a partir da separação conjugal, na visão do pai. Atualmente, alguns homens mostram-se cada vez mais interessados em exercer os cuidados e estar próximo dos filhos, mesmo após a separação conjugal e vão em busca de direitos iguais, para ter a guarda dos filhos e poder criá-los pessoalmente. A coleta de dados se deu através de entrevistas individuais, semiestruturadas com três pais, que moram com os filhos. Os resultados mostraram que a constituição da família monoparental masculina se deu de forma distinta para os entrevistados. Quanto às dificuldades encontradas pelos pais neste contexto, eles acreditam que estão relacionadas à fase em que os filhos se encontram e salientam que muitas mães e pais morando na mesma casa também podem enfrentar as mesmas dificuldades relacionadas aos cuidados de um filho. Por isso, é possível que um pai exerça sozinho os cuidados de um filho. Quanto aos desafios, os pais acreditam que seja estar próximos dos filhos, dando-lhes a atenção necessária e ficando mais tempo juntos. Além disso, a percepção que os pais têm sobre o significado de ser pai é que não é uma tarefa fácil, pois exige muitas responsabilidades, grandes desafios e, principalmente, ser participativo no desenvolvimento e na formação dos filhos. Conclui-se, assim, que os pais atualmente estão assumindo uma postura ativa na relação com os filhos, buscando dar conta da paternidade no contexto da monoparentalidade e, com isso, há uma ressignificação da figura paterna para um “novo pai”.
id UNISC-2_305cfaec75240f7a1d58b721188fee26
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/5305
network_acronym_str UNISC-2
network_name_str Barbarói (Online)
repository_id_str
spelling E quando não é a mãe? A paternidade diante da monoparentalidadeFamília. Monoparentalidade masculina. PaternidadeA pesquisa buscou compreender como se caracteriza a monoparentalidade masculina, a partir da separação conjugal, na visão do pai. Atualmente, alguns homens mostram-se cada vez mais interessados em exercer os cuidados e estar próximo dos filhos, mesmo após a separação conjugal e vão em busca de direitos iguais, para ter a guarda dos filhos e poder criá-los pessoalmente. A coleta de dados se deu através de entrevistas individuais, semiestruturadas com três pais, que moram com os filhos. Os resultados mostraram que a constituição da família monoparental masculina se deu de forma distinta para os entrevistados. Quanto às dificuldades encontradas pelos pais neste contexto, eles acreditam que estão relacionadas à fase em que os filhos se encontram e salientam que muitas mães e pais morando na mesma casa também podem enfrentar as mesmas dificuldades relacionadas aos cuidados de um filho. Por isso, é possível que um pai exerça sozinho os cuidados de um filho. Quanto aos desafios, os pais acreditam que seja estar próximos dos filhos, dando-lhes a atenção necessária e ficando mais tempo juntos. Além disso, a percepção que os pais têm sobre o significado de ser pai é que não é uma tarefa fácil, pois exige muitas responsabilidades, grandes desafios e, principalmente, ser participativo no desenvolvimento e na formação dos filhos. Conclui-se, assim, que os pais atualmente estão assumindo uma postura ativa na relação com os filhos, buscando dar conta da paternidade no contexto da monoparentalidade e, com isso, há uma ressignificação da figura paterna para um “novo pai”.Unisc2017-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/530510.17058/barbaroi.v0i49.5305Barbarói; Nº 49 ANO 2017/1; 120 - 1461982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/5305/6908Denardi, Aline TomazettiBottoli, Cristianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-10T12:27:31Zoai:ojs.online.unisc.br:article/5305Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2018-12-10T12:27:31Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv E quando não é a mãe? A paternidade diante da monoparentalidade
title E quando não é a mãe? A paternidade diante da monoparentalidade
spellingShingle E quando não é a mãe? A paternidade diante da monoparentalidade
Denardi, Aline Tomazetti
Família. Monoparentalidade masculina. Paternidade
title_short E quando não é a mãe? A paternidade diante da monoparentalidade
title_full E quando não é a mãe? A paternidade diante da monoparentalidade
title_fullStr E quando não é a mãe? A paternidade diante da monoparentalidade
title_full_unstemmed E quando não é a mãe? A paternidade diante da monoparentalidade
title_sort E quando não é a mãe? A paternidade diante da monoparentalidade
author Denardi, Aline Tomazetti
author_facet Denardi, Aline Tomazetti
Bottoli, Cristiane
author_role author
author2 Bottoli, Cristiane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Denardi, Aline Tomazetti
Bottoli, Cristiane
dc.subject.por.fl_str_mv Família. Monoparentalidade masculina. Paternidade
topic Família. Monoparentalidade masculina. Paternidade
description A pesquisa buscou compreender como se caracteriza a monoparentalidade masculina, a partir da separação conjugal, na visão do pai. Atualmente, alguns homens mostram-se cada vez mais interessados em exercer os cuidados e estar próximo dos filhos, mesmo após a separação conjugal e vão em busca de direitos iguais, para ter a guarda dos filhos e poder criá-los pessoalmente. A coleta de dados se deu através de entrevistas individuais, semiestruturadas com três pais, que moram com os filhos. Os resultados mostraram que a constituição da família monoparental masculina se deu de forma distinta para os entrevistados. Quanto às dificuldades encontradas pelos pais neste contexto, eles acreditam que estão relacionadas à fase em que os filhos se encontram e salientam que muitas mães e pais morando na mesma casa também podem enfrentar as mesmas dificuldades relacionadas aos cuidados de um filho. Por isso, é possível que um pai exerça sozinho os cuidados de um filho. Quanto aos desafios, os pais acreditam que seja estar próximos dos filhos, dando-lhes a atenção necessária e ficando mais tempo juntos. Além disso, a percepção que os pais têm sobre o significado de ser pai é que não é uma tarefa fácil, pois exige muitas responsabilidades, grandes desafios e, principalmente, ser participativo no desenvolvimento e na formação dos filhos. Conclui-se, assim, que os pais atualmente estão assumindo uma postura ativa na relação com os filhos, buscando dar conta da paternidade no contexto da monoparentalidade e, com isso, há uma ressignificação da figura paterna para um “novo pai”.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/5305
10.17058/barbaroi.v0i49.5305
url https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/5305
identifier_str_mv 10.17058/barbaroi.v0i49.5305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/5305/6908
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisc
publisher.none.fl_str_mv Unisc
dc.source.none.fl_str_mv Barbarói; Nº 49 ANO 2017/1; 120 - 146
1982-2022
reponame:Barbarói (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Barbarói (Online)
collection Barbarói (Online)
repository.name.fl_str_mv Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br
_version_ 1787894886037454848