Energia como temática no Ensino de Ciências da Natureza: uma abordagem a partir de experimentações virtuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Rosa Osório, Ticiane
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Garcia Stoll, Vitor, Marques Martins, Márcio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1632
Resumo: Este artigo apresenta um recorte de uma oficina desenvolvida com um grupo de acadêmicos integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) de um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza de uma universidade federal do sul do Brasil. Objetivou-se abordar a temática Energia por meio de duas experimentações, disponíveis no software PhEt. Metodologicamente esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, tendo como base a experimentação investigativa. Os dados empíricos foram obtidos por meio da aplicação de pré e pós-teste e foram submetidos à Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que além da autonomia e trabalho em equipe, proporcionadas pelo desenvolvimento da experimentação investigativa, a utilização do aplicativo caracterizou-se como um suporte na abordagem e desenvolvimento do tema Energia aliada ao cotidiano, visto que, geralmente, esse conceito é apresentado de forma abstrata e descontextualizado.
id CLAEC-1_08dfdbc3fbaa4658ea6d4380ad5727cb
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.claec.org:article/1632
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
spelling Energia como temática no Ensino de Ciências da Natureza: uma abordagem a partir de experimentações virtuaisCiências Exatas; Educação; Ciências BiológicasEnergia; Experimentação; TecnologiasEste artigo apresenta um recorte de uma oficina desenvolvida com um grupo de acadêmicos integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) de um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza de uma universidade federal do sul do Brasil. Objetivou-se abordar a temática Energia por meio de duas experimentações, disponíveis no software PhEt. Metodologicamente esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, tendo como base a experimentação investigativa. Os dados empíricos foram obtidos por meio da aplicação de pré e pós-teste e foram submetidos à Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que além da autonomia e trabalho em equipe, proporcionadas pelo desenvolvimento da experimentação investigativa, a utilização do aplicativo caracterizou-se como um suporte na abordagem e desenvolvimento do tema Energia aliada ao cotidiano, visto que, geralmente, esse conceito é apresentado de forma abstrata e descontextualizado.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaFAPERGSda Rosa Osório, TicianeGarcia Stoll, VitorMarques Martins, Márcio2020-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/163210.23899/relacult.v5i3.1632RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5, n. 3 (2019)2525-787010.23899/relacult.v5i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1632/1129http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/downloadSuppFile/1632/338Direitos autorais 2020 Ticiane da Rosa Osório, Vitor Garcia Stoll, Márcio Marques Martinshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-06T15:20:01Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/1632Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:17:09.261RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true
dc.title.none.fl_str_mv Energia como temática no Ensino de Ciências da Natureza: uma abordagem a partir de experimentações virtuais
title Energia como temática no Ensino de Ciências da Natureza: uma abordagem a partir de experimentações virtuais
spellingShingle Energia como temática no Ensino de Ciências da Natureza: uma abordagem a partir de experimentações virtuais
da Rosa Osório, Ticiane
Ciências Exatas; Educação; Ciências Biológicas
Energia; Experimentação; Tecnologias
title_short Energia como temática no Ensino de Ciências da Natureza: uma abordagem a partir de experimentações virtuais
title_full Energia como temática no Ensino de Ciências da Natureza: uma abordagem a partir de experimentações virtuais
title_fullStr Energia como temática no Ensino de Ciências da Natureza: uma abordagem a partir de experimentações virtuais
title_full_unstemmed Energia como temática no Ensino de Ciências da Natureza: uma abordagem a partir de experimentações virtuais
title_sort Energia como temática no Ensino de Ciências da Natureza: uma abordagem a partir de experimentações virtuais
author da Rosa Osório, Ticiane
author_facet da Rosa Osório, Ticiane
Garcia Stoll, Vitor
Marques Martins, Márcio
author_role author
author2 Garcia Stoll, Vitor
Marques Martins, Márcio
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAPERGS
dc.contributor.author.fl_str_mv da Rosa Osório, Ticiane
Garcia Stoll, Vitor
Marques Martins, Márcio
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Exatas; Educação; Ciências Biológicas
Energia; Experimentação; Tecnologias
topic Ciências Exatas; Educação; Ciências Biológicas
Energia; Experimentação; Tecnologias
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo apresenta um recorte de uma oficina desenvolvida com um grupo de acadêmicos integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) de um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza de uma universidade federal do sul do Brasil. Objetivou-se abordar a temática Energia por meio de duas experimentações, disponíveis no software PhEt. Metodologicamente esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, tendo como base a experimentação investigativa. Os dados empíricos foram obtidos por meio da aplicação de pré e pós-teste e foram submetidos à Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que além da autonomia e trabalho em equipe, proporcionadas pelo desenvolvimento da experimentação investigativa, a utilização do aplicativo caracterizou-se como um suporte na abordagem e desenvolvimento do tema Energia aliada ao cotidiano, visto que, geralmente, esse conceito é apresentado de forma abstrata e descontextualizado.
description Este artigo apresenta um recorte de uma oficina desenvolvida com um grupo de acadêmicos integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) de um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza de uma universidade federal do sul do Brasil. Objetivou-se abordar a temática Energia por meio de duas experimentações, disponíveis no software PhEt. Metodologicamente esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, tendo como base a experimentação investigativa. Os dados empíricos foram obtidos por meio da aplicação de pré e pós-teste e foram submetidos à Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que além da autonomia e trabalho em equipe, proporcionadas pelo desenvolvimento da experimentação investigativa, a utilização do aplicativo caracterizou-se como um suporte na abordagem e desenvolvimento do tema Energia aliada ao cotidiano, visto que, geralmente, esse conceito é apresentado de forma abstrata e descontextualizado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1632
10.23899/relacult.v5i3.1632
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1632
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i3.1632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1632/1129
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/downloadSuppFile/1632/338
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Ticiane da Rosa Osório, Vitor Garcia Stoll, Márcio Marques Martins
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Ticiane da Rosa Osório, Vitor Garcia Stoll, Márcio Marques Martins
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5, n. 3 (2019)
2525-7870
10.23899/relacult.v5i3
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121104083386368